05/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, salve os endereços das simulações em cada um dos computadores do laboratório de informática.
Na sala de aula, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que os alunos pesquisem na internet e/ou livros didáticos exemplos de materiais orgânicos e exemplos de materiais inorgânicos. Feita essa pesquisa, os alunos deverão criar uma tabela no seu caderno com essas informações. Informe aos alunos que as substância orgânicas possuem características próprias, e para entender mais sobre isso devemos estudar sobre a Química Orgânica. Para obter mais informações. peça para que os alunos naveguem no site e assistam ao vídeo aseguir:
http://www.brasilescola.com/quimica/quimica-organica.htm
http://www.youtube.com/watch?v=jzZ0V59AfW4
Figura 1 – Imagem do vídeo
Explique aos alunos que todo composto orgânico apresenta o elemento carbono na sua composição. Mas existem alguns compostos inorgânicos que também apresentam carbono na sua composição, como por exemplo, diamante e grafita. Chame a atenção dos alunos para a imagem abaixo, ressalte que o diamante e o grafite são formados por átomos de carbono, mas possuem características muito distintas.
Figura 2 – Grafite e diamante
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010160080818-carvao-diamante.jpg
Após a explicação peça para que os alunos procurem na tabela periódica algumas informações sobre o carbono (C). Eles poderão utilizar a tabela periódica presente nos seus livros didáticos e/ou a tabela periódica presente no link abaixo:
Tabela periódica virtual 2.0
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3777
Figura 3 – Tabela periódica virtual
Para auxiliar os alunos, entregue a tabela abaixo que deverá ser preenchida com as informações pesquisadas.
Tabela 1 – Informações sobre o elemento carbono
O objetivo de preencher essa tabela é fazer com que os alunos tenham um contato inicial com algumas características do elemento químico carbono.
Faça os alunos refletirem sobre essas perguntas: de todos os elementos presentes na tabela periódica, por que o carbono é o mais importante para a química orgânica? O que faz o carbono ser tão especial? Essas perguntas são para instigar os alunos sobre as características do carbono, e caso os alunos não respondam corretamente explique para eles que o carbono tem algumas propriedades que o torna único. Informe aos alunos que eles estudarão sobre essas propriedades com o auxílio de algumas simulações.
Para iniciar o estudo dessas propriedades os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Carbono tetraédrico
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11627
Figura 4 – Geometria tetraédrica do carbono
Todos os alunos deverão abrir a simulação. Professor, peça para que os alunos olhem para a simulação e informe que o carbono é o átomo central (de cor preta), em seguida pergunte quantos átomos estão ligados ao átomo de carbono (para responder os alunos terão que contar os átomos ao redor do átomo central). Explique aos alunos que o carbono faz quatro ligações e quando ele está ligado a quatro átomos a orientação espacial desses átomos se assemelha a um tetraedro, por isso essa geometria recebe o nome de tetraédrica. Informe que essa é a primeira propriedade do carbono.
Em seguida, explique para os alunos que essas propriedades foram propostas por Friedrich August Kekulé (1829-1896) e por isso recebem o nome de postulados de kekulé.
O primeiro postulado diz que átomo de carbono é tetravalente. Isso quer dizer que esta estrutura permite que o elemento estabeleça quatro ligações covalentes. E isso foi constatado com a quantidade de ligações que o carbono faz com os demais átomos.
O segundo postulado diz que as quatro valências do carbono são iguais. Por esse motivo os ângulos das quatro ligações são os mesmos.
Para observar o terceiro postulado peça para que os alunos abram a simulação a seguir:
Cadeias de carbono
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10077
Figura 5 – Cadeias carbônicas
Após a simulação, informe aos alunos que os átomos de carbono estão formando ligações químicas entre si formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. Essa propriedade é o que diz o terceiro postulado de Kekulé.
Para sistematizar a aula os alunos deverão elaborar um relatório sobre as principais características do elemento químico carbono e sobre os postulados de Kekulé.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
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Carbono tetraédrico | Animação/simulação |
Cadeias de carbono | Animação/simulação |
Artigo da Revista Química Nova na Escola
Elemento Químico: Carbono
Quatro estrelas 1 classificações
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09/07/2011
Quatro estrelasGostei muito do seu material, com certeza sua idéia é muito válida. Peço vossa permissão para aplicar os conceitos em sala de aula com meus alunos, e obrigada pela sugestão dos sites.