19/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 4 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos tubarões. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: O TUBARÃO: Conhecendo esse animal, que possibilita uma introdução sobre esta temática e da aula TUBARÃO: conhecendo as partes externas do seu corpo, que possibilita, como o próprio título da aula apresenta, o conhecimento as partes do corpo do tubarão.
1º MOMENTO – Organizando a aula
O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:
a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;
b) Agendar o local para ser visitado, verificando se nele haverá um responsável para acompanhamento;
c) Agendar o transporte;
d) Verificar o tempo necessário para essa visita e perceber, ou não, se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche;
e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.
2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida ao aquário
O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor poderá perguntar para o grupo o que as crianças acham que irão encontrar nesse espaço, quais as dúvidas. Essas questões poderão ser registradas em um painel, para que no retorno da aula, possam ser retomadas.
Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.
3º MOMENTO – A aula de campo
No dia da aula os alunos terão a oportunidade de conhecer o tubarão e outras espécies marinhas, o seu habitat, sua alimentação, bem como observar como se locomove entre outros aspectos e/ou curiosidades, além do que poderão conversar com pessoas que trabalham nesse espaço. É importante que o professor registre através de fotografias e/ou filmagens o passeio para que depois em sala de aula esse material possa ser avaliado.
sua alimentação
4ª MOMENTO – O registro
Por fim, a turma poderá construir um texto coletivo sobre o passeio, como também registrar essa aula através do desenho.
Ao final da aula o professor deverá observar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!