Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo novas texturas

 

26/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender o processo de criação da tinta
  • criar instrumentos alternativos para pintar
  • identificar as texturas criadas por diferentes materiais
  • analisar obras de pintores importantes da História da arte e diferentes técnicas
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • cores primárias, secundárias e complementares
  • técnicas de pintura (aquarela, guache, tinta óleo, têmpera e acrílica)

O professor poderá trabalhar esse tema em conjunto com o professor de ciências abordando a origem dos pigmentos, a formação da tinta, os pigmentos existentes na natureza, etc.

Estratégias e recursos da aula

Problematização
O objetivo da aula é fazer com que os alunos experimentem diversos materiais e técnicas empregadas por grandes artistas da História da Arte e Arte Contemporânea. Durante o processo os alunos conhecerão novas formas de ver e sentir o mundo, identificando linhas e texturas, desde os tempos da caverna até a atualidade.
Ao analisar as obras os alunos irão verificar que os artistas não utilizavam somente tinta e pincel para produzir suas obras algumas técnicas exigiam diversos materiais alternativos.

Ao apresentar a temática da aula para turma o professor deverá utilizar dois instrumentos:

  • um pedaço de carvão vegetal (utilizado em churrascos)
  • um pedaço de tijolo (utilizado em construções de casas)
  • um pincel tradicional

Agora o professor deverá questionar os alunos o que esses materiais têm em comum?
O professor deverá levar para sala de aula uma tábua de madeira para que os alunos possam experimentar os materiais, isto é, risca-los na tábua.

Passado esse momento de experimentação é hora dos alunos conhecerem alguns artistas da história da arte e produzir seus instrumentos de pintura.

Instrumentalização

Aula 01:

O professor deverá iniciar a aula apresentando para a turma os materiais citados na problematização:

- um pedaço de carvão vegetal (utilizado em churrascos)
- um pedaço de tijolo (utilizado em construções de casas)
- um pincel tradicional

Agora o professor deverá questionar os alunos o que esses materiais têm em comum?
O professor deverá levar para sala de aula uma tábua de madeira para que os alunos possam experimentar os materiais, isto é, risca-los na tábua.

Agora questione a turma sobre a experiência de utilizar os materiais e quais outros materiais que podem ser utilizados na pintura. Anote no quadro as respostas dos alunos.

Agora o professor deverá apresentar a seguinte imagem para turma:

Bisão de Altamira. Disponível em: <http://www.naturale.med.br/artes/14_linha_do_tempo1/ALinhadoTempo1/thumbnails/AltamiraBison.jpg> Acesso em 04 de Out. de 2009.

Comente sobre o processo de criação dos primitivos:

O professor deverá informar os alunos que não só os primitivos utilizavam diversos materiais alternativos para criar suas pinturas, grandes artistas da história da arte como Leonardo, Michelangelo, Renoir, Van Gogh, Matisse, Pollock, entre outros também aderiram a outro instrumentos além do pincel convencional.

Para conhecer sobre as diversas técnicas utilizadas pelos artistas a turma deverá ser dividida em pequenos grupos para realizar a seguinte pesquisa: Cada grupo ficará responsável por um período da história da arte, na pesquisa terão de apontar os instrumentos utilizados na pintura e a forma como era feita a tinta. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado para turma.

Atenção professor! Para realizar essa atividade reserve livros de História da Arte e Arte Contemporânea da biblioteca da escola, imagens de obras, revistas, etc. Primeiro os alunos deverão escolher a obra a ser pesquisada, farão um texto com uma breve apresentação do período focando principais artistas, obras e técnicas empregadas.
O professor deverá auxiliar os alunos nesse momento da pesquisa, indicando artistas, referências, complementando as dúvidas dos alunos.

Após a realização da pesquisa os alunos deverão criar uma apresentação para turma. Sugerimos o Goog le Docs – Apresentações. Os alunos poderão consultar o tutorial de Como criar uma apresentação colaborativa utilizando o Google Docs no endereço: <http://docs.google.com/View?id=dcdf798z_163c6gmxdm>
Os alunos poderão utilizar a Internet para buscar imagens das obras escolhidas e representar o período, indicando sempre as fontes de consulta.

Aula 02: Apresentação das pesquisas

Os grupos deverão apresentar para a turma o resultado das pesquisas. O professor deverá complementar as apresentações e anotar no quadro as técnicas citadas pelos grupos.
Agora o professor deverá confrontar os instrumentos citados na aula anterior pelos alunos com os resultados da pesquisa, verificando o que é possível fazer, como pode ser adaptado o instrumento, etc.

O professor deverá solicitar aos alunos que tragam para próxima aula objetos de sucata para criar instrumentos de pintura. Sugerimos alguns instrumentos:

  • palitos de churrasco, de sorvete, de dente;
  • varetas de bambu, gravetos;
  • cabos de vassoura;
  • escova de dente e de roupa;
  • linha, barbante, durex, lã;
  • esponjas, tecidos, espumas;
  • papelão;

Aula 03: Confecção dos instrumentos

Antes da criação dos pincéis o professor deverá chamar a atenção dos alunos para os tipos de pincéis, ou seja, alguns pincéis produzem linhas finas, outros linhas grossas, outros são utilizados para fazer texturas, outros para preencher uniformemente determinada superfície mais rapidamente, etc.
Além do estilo dos pincéis o professor deverá alertar a turma sobre o suporte a ser pintado: uma folha de papel sulfite exige um papel mais delicado, um pedaço de madeira um pincel mais forte, um tecido ou uma tela podem ser utilizados vários tipos de pincéis, etc.
Após essa discussão os alunos deverão iniciar a construção dos pincéis. Professor, estimule os alunos a trocarem materiais, a se ajudarem na construção do instrumento, a discutirem sobre os objetos e possibilidades de uso, o melhor aproveitamento do material, etc. Dessa forma, os alunos poderão aprender muito mais com a troca no grupo do que com ações isoladas.

Aula 04: Apresentação dos pincéis

Os alunos deverão apresentar para turma os pincéis produzidos e suas intenções com o instrumento (produzir linhas finas, grossas, texturas, qual suporte será utilizado, etc);

Agora o professor deverá falar sobre o processo de produção das tintas.

Atenção professor! No recurso Tintas. Diponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17097> Acesso em 04 de Out. de 2009. Indica o processo de criação de algumas tintas, caso não seja possível os alunos criarem as tintas na sala de aula, leve alguns exemplos prontos, como por exemplo: tinta óleo, acrílica, guache, aquarela, nanquim, etc. E explique para turma a diferença de cada uma delas.

Tintas

Atenção professor! Caso seja necessário, reserve mais uma aula para concluir a atividade.

Após a explicação sobre as tintas é hora dos alunos experimentarem seus pincéis. No centro da sala disponibilize folhas de papel em diversos formatos e texturas, papelão, madeira, tecido, enfim, tudo que puder ser utilizado como suporte para pintura. Os alunos deverão escolher os materiais e tintas e testar seus pincéis.

Aula 05: Apresentação dos resultados

O professor deverá auxiliar os alunos a montar uma exposição com as pinturas para que toda a turma possa avaliar as produções. Cada aluno de verá apresentar a sua obra, falar sobre o pincel, a tinta empregada, o efeito esperado e a experiência de criar o pincel e a tinta. Professor e alunos deverão complementar as apresentações.

Catarse

Os alunos deverão elaborar um texto individualmente relatando seu processo de aprendizagem: pontos positivos, negativos, dificuldades, o que ele achou mais importante, o que ele achou mais interessante, se houveram frustrações durante a construção do instrumento/tinta e como contornou a situação, se a atividade contribuiu para sua percepção sobre as texturas não só nas obras de arte como dos objetos no mundo, etc.
Esse texto deve ser entregue ao professor no dia da apresentação dos trabalhos.

Prática social final do conteúdo

O professor deverá propor aos alunos que se reúnam em duplas, onde um ficará com o olho vendado e o outro será seu guia.
As duplas deverão percorrer a exposição tocando nas obras e nos pincéis, sentindo e explorando as texturas, é interessante que os alunos vendados tentem adivinhar as texturas que estão tocando, não é necessário ‘descobrir’ toda a obra ou material. Após duas ‘análises’ a dupla inverte, quem estiver vendado será o guia e o guia será vendado.
Após essa dinâmica os alunos deverão expor a turma como foi a experiência, o que sentiram, se tiveram medo, se conseguiram reconhecer os materiais, etc.

Referências

ANDRADE, L. Meu pincel, minha tinta. Revista Nova Escola. Edição224 – Agosto 2009. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/meu-pincel-minha-tinta-488798.shtml> Acesso em: 04 de Out. de 2009.

OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983. 20ª. Edição.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tintas Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá definir em conjunto com a turma o formato da avaliação e seus critérios. É importante que os alunos façam uma autoavaliação do seu processo de aprendizagem, apontando suas dificuldades e reflexões.

Sugerimos alguns critérios de avaliação:

  • participação nas discussões e atividades
  • apresentação da pesquisa
  • qualidade da pesquisa (satisfatória, regular, insuficiente)
  • comprometimento com o trabalho
  • comprometimento com o grupo
  • organização do grupo
  • responsabilidade com as tarefas recebidas
  • respeito pelos colegas
  • harmonia do grupo
  • prazo de entrega
  • criatividade
  • capricho
  • organização individual
  • higiene e limpeza do ambiente após as atividades
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.