Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero resenha: leitura e produção

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar índices contextuais e situacionais (marcas dialéticas, níveis de registro, jargão, gíria) que permitam a construção da imagem do locutor e do interlocutor; comparar, opiniões/pontos de vista presentes em resenhas sobre o mesmo tema; reconhecer os argumentos usados no  gênero resenha; identificar referências ou remissões a outros textos; saber o significado dos sinais identificadores da avaliação de um filme; produzir uma resenha.       

Duração das atividades
7 aulas de 50 min aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos dissertativos/argumentativos; níveis de registro (formal/informal); recursos coesivos e operadores argumentativos; relações sintático semânticas em segmentos do texto (gradação, disjunção, explicação/estabelecimento de relação causal,conclusão,comparação, contraposição, exemplificação,retificação,explicitação); leitura ,em jornais, dos cadernos de resenha;

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Computador

Xerox de resenhas publicadas em jornais

Vídeo de uma resenha falada

Vídeo/comercial do filme: “Homem –Aranha”

Aulas 1 e 2

Atividade 1

Motivação

Para motivar a participação dos alunos, o professor poderá exibir, em datashow ou mesmo no computador, o vídeo comercial do filme “Homem-Aranha”, acessível em:  http://www.youtube.com/watch?v=6mWihHoen5s&feature=related. A partir do comercial, inicia uma conversa, perguntando quem já assistira ao filme, do que tratava a história, se haviam gostado, o que acharam interessante, se sabiam o nome dos atores e do produtor. Pergunta ainda se eles sabiam que o filme é baseado nas histórias em quadrinhos de mesmo nome e se já leram os quadrinhos; se conheciamm outros filmes que também se basearam em histórias em quadrinhos. Pode-se também explorar os recursos usados para a divulgação na TV: se as cenas exibidas permitem deduzir que terá ação; o sentido da palavra inédito e estreia; o significado do símbolo L (em verde) do lado esquerdo da tela.   

Atividade 2 - Atividade em grupo de 4 alunos 

Distribuem-se cópias das resenhas 1 e 2 do filme “Homem-Aranha”, ambas publicadas no Jornal Folha de São Paulo, uma na Folhinha e a outra na Ilustrada, que devem ser lidas silenciosamente pelos alunos. Em seguida, o professor exibe em datashow a resenha falada, sobre o mesmo filme, no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=b_EqwdOprcI. Após a leitura e a audição do vídeo, os alunos respondem a um roteiro de leitura a partir das resenhas, que apresentamos a seguir:

                                                                        RESENHA 1

                                FILME É FIEL AOS QUADRINHOS

Carlos Dal Rovere Junior

.....................................................................................

(Free-lance para Folhinha)

O filme do Homem-Aranha é bem fiel a tudo o que gerou o sucesso do herói. O diretor norte-americano Sam Raimi preservou o lado humano dos personagens que surgiram nos quadrinhos.

            As cenas em que o Homem-Aranha pula de um prédio para o outro são espetaculares. Também é legal ver o vilão Duende Verde voando por Nova York em seu planador.  O filme conta como o estudante Peter Parker (Tobey Maguire) se transformou no herói aracnídeo. Maguire, aliás, tem o jeito tímido, inteligente e honesto do herói.

         Tudo no filme parece tão exagerado que a violência parece artificial, assim como nos gibis, nos desenhos animados e nos videogames.”   (Jornal Folha de São Paulo – Folhinha, 18 de maio de 2002)   

                                                               RESENHA 2

                                        Crítica

                               ADAPTAÇÃO JÁ É CLÁSSICO

De Nova York

       "Em 1950, Hugh Hefner mudou o mundo das revistas masculinas ao criar a “Playboy”, cuja atração eram as “garotas da porta do lado”. Doze anos depois, Stan Lee fez o mesmo no mundo da HQ com o Homem-aranha, super-herói “gente como a gente”. O mérito de “Homem-Aranha”, o filme é dar for ma e (muita) ação a esses dois conceitos.

  ;   &nb sp; Peter Parker (T obey Maguire) é o über-a dolesce nte, cujos problemas daquela já problemática fa se da vida são evidenciados depois de ser picado por uma aranha clonada, que lhe dá super poderes. Seu vício é Mary Jane (Kirsten Dunst) e o fato de ela ser batizada com a gíria americana para maconha fez Stan Lee declarar que era coincidência (difícil acreditar, já que ele criou a história quando jov em e nos anos 60). Com isso nas mãos e todo o dinheiro de que preci sasse, Raimi (dos ótimos “O Dom da Premonição” e “ Um Plano Simples”) criou o primeiro clássico de ação dos anos 2000, em que os efeitos especiais servem à trama, e não o oposto.

     Além disso, tem um dos beijos mais sensuais do cinema desde que mrs. Robinson soltou a fumaça do cigarro depois de ser agarrado por Benjamim em “ A Primeira Noite de um Homem”(1967). É a famosa cena em que Mary Jane, molhada como saída da banheira do Gugu, abaixa até a metade a máscara do Homem-Aranha, que está de ponta-cabeça, e o beija. Sexy.

    O único senão é o vilão. Um filme de ação pode ser tão bom quanto seus vilões, como mostra a cinessérie de Batman. O Duende Verde de Willem Dafoe é fraco, interpretado histrionicamente. Por outro lado, como pedir naturalismo de um personagem chamado Duende Verde?

   Por fim, pode incomodar as plateias não americanas o tom patrioteiro do final, em que a população nova-iorquina se revela contra o malfeitor e ajuda o heroi. Um deles chega a dizer: “Mexeu com um de nós, mexeu com todos”. Não precisava, mas não compromete.” (Sérgio Dávila)     

Homem-Aranha         

Spider-Man

***

Direção: Sam Raimi

Produção: EUA, 2002

Com: Tobey Maguire, Willem Dafoe 

Quando: a partir de hoje nos cines Cinearte, Interlagos, Paulista e Circuito

(Jornal Folha de São Paulo, Ilustrada, 17 de maio de 2002, p. E 3) 

Roteiro de Leitura: usar o caderno para registrar as respostas.

1) Os textos fazem uma crítica ao filme “Homem-Aranha”. Discuta no grupo as questões a seguir , resolvendo-as:

a) Faça um levantamento do vocabulário, anotando palavras /expressões e/ou informações desconhecidas. Em seguida, pesquise o significado no dicionário ou em outras fontes, como na internet, no sítio do Google, por exemplo. 

(Obs.: Para essa atividade de pesquisa o professor deve providenciar, com antecedência, dicionários e levá-los para a sala; se isso não for possível, pedir que os alunos os levem de casa, ou pesquisem na biblioteca da escola; orientar também que as informações que exigem pesquisa na internet poderá ser realizada em casa ou em outro horário no Laboratório de Informática da escola.) 

b) Estabeleça um paralelo entre as três resenhas, identificando com exemplos retirados dos textos: a fonte em que foram publicadas; os recursos linguísticos empregados: o nível do vocabulário (palavras de fácil compreensão; uso de gírias; nível do registro usado (formal/ informal); extensão dos parágrafos; estrutura dos períodos: predominância de períodos simples, compostos; uso de orações coordenadas/subordinadas; emprego de conectores inter / intrafrásicos e intraparafrásicos.    

c) Com base nas respostas dadas às questões acima, identifique o público a que se destinam as resenhas.

2) Sublinhe nos textos escritos, com cores diferentes, os argumentos que defendem os aspectos considerados positivos e os negativos do filme. Posteriormente, anote os que são semelhantes. Compare-os com os argumentos usados no vídeo.

3) Em relação à resenha escrita de nº 2:

a) explique o título;

b) identifique e explique (para isso faça pesquisa) as referências feitas a out ras informações, como, por exemplo, a citação à “Playboy”, revista mas culina e sua influência a partir dos anos 50.

c) Como pode ser interpretado o uso  de tais referências, ao serem usadas como argumento pelo resenhista?

d) Comente o último parágrafo no que se refere à fala da população nova-iorquina.

e) Que dados compõem a ficha técnica da resenha?

f) O que significam as três estrelas?

g) O que significam os sinais usados para avaliar um filme e que conceitos eles recebem? Para isso, consulte o caderno de resenha dos jornais.

4) Em relação às 3 resenhas, identifique os elementos estruturais desse tipo de texto

Aulas 3, 4, 5, 6

Atividade 1

Um representante do grupo apresenta as respostas dadas às questões. O professor sorteia as questões a que cada grupo deve responder. Os demais acompanham a correção, acrescentado informações e comentando o que os colegas responderam. O professor faz as correções necessárias.

Atividade 2 – Sessão Pipoca

Cada grupo se reúne novamente e sugere um filme que será assistido pela turma toda. Orienta-se que se deve sugerir filmes para faixas etárias diferentes. Escolhe-se o dia da semana para a exibição, que poderá acontecer no anfiteatro da escola, em uma tela maior.

Aula 7

Atividade 1- Produção de texto  - em grupo

Depois da exibição dos filmes, cada grupo escolhe um dos filmes assistido e, tendo como modelo as resenhas estudadas, produz uma resenha, que poderá ser feita por escrito, ou depois falada, gravada em vídeo. Orientar que se deve levar em conta o público leitor da resenha.  Após a correção pelo professor e a reescritura pelos alunos, eles leem e escolhem as que devem ser enviadas para publicação no mural no jornal da escola. Os vídeos podem ser apresentados para as demais turmas ou publicados no portal da escola.

 
Recursos Complementares

Para sistematizar o conceito do gênero resenha, acessar: 

www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

Resenhas de filmes

http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/

O professor também poderá desenvolver atividade, selecionando diferentes recursos do link abaixo, com o objetivo de discutir com os alunos sobre os “herois” da nossa história,  desmistificando, assim,  o conceito de heroi presente principalmente nos filmes americanos. 

http://www.acordacultura.org.br/

Avaliação

É interessante o professor avaliar com os alunos a atividade realizada, permitindo que eles expressem suas opiniões e deem sugestões para que a aula se torne dinâmica e interessante. É importante também que as resenhas produzidas sejam lidas por outras pessoas: colegas, família, funcionários, enfim, sejam fonte de leitura. No momento da socialização das respostas ao roteiro, é preciso que o professor fique atento se as respostas  revelam compreensão e interpretação dos textos, principalmente das informações usadas na resenha de nº 2, pois dependendo da turma as informações  podem apresentar um alto grau de informatividade, o que poderá afetar a compreensão/interpretação.  Na correção das resenhas produzidas, importante verificar se os alunos conseguem usar adequadamente os elementos estruturais que compõem a resenha crítica.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.