Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As artes e o esporte

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosângela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as diferentes modalidades esportivas e seus atletas;
  • Compreender a importância de praticar esportes.
  • Sintetizar em imagens o esporte que mais gosta
Duração das atividades
02 aulas a 05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modalidades esportivas
  • Ícones do esporte
  • Origem dos jogos olímpicos
Estratégias e recursos da aula
Objetivos específicos da aula: O objetivo da aula é estimular os alunos a prática esportiva, enfatizando a importância de praticar esportes e ter uma vida saudável.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre as olímpiadas:
  • O que é?
  • Como surgiu?
  • Onde surgiu?
  • Como é hoje?
  • Existe olimpíada apenas no esporte?
Para contextualizar o professor poderá utilizar o filme: "Astérix nos jogos olímpicos"
Atenção professor! Utilize apenas trechos do filme para não perder o foco da aula, sugerimos o trecho que inicia quando o mocinho é desafiado a participar dos Jogos Olímpicos até a realização das primeiras provas quando aparecem os juízes.Após o vídeo questione os alunos sobre:
  • A cidade onde surgiu os jogos
  • As características físicas dos atletas
  • Os países participantes
  • Como era realizada as provas
  • Como se comportava as torcidas

Problematização:

O professor deverá questionar os alunos:
  • Como são realizados atualmente os jogos olímpicos? Continua igual as primeiras Olímpiadas realizadas na Grécia?
  • Quais modalidades são disputadas?
  • Onde ocorreu a última olípiada?
  • Citar algumas caracteristicas das cidades.
  • Citar as caracteristicas dos atletas.
  • Como se comporta as torcidas? Continua igual as primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia?
A medida que os alunos vão interagindo na discussão o professor deverá apresentar imagens sobre as diferentes modalidades praticadas na atualidade. O professor poderá contextualizar como foi a participação dos atletas brasileiros nas últimas Olímpiadas. Aproveite o momento para questionar os alunos sobre suas expectativas para as Olímpiadas a serem realizadas no Rio de Janeiro em 2016.

Desenvolvimento da aula:

Aula 1: Análise do vídeo e apresentação do tema

  • Após a análise do vídeo: "Astérix nos jogos olímpicos" e a realização do debate os alunos deverão criar desenhos sobre o tema abordado. Nesse momento, o professor deverá estimular os alunos a soltar a criatividade, poderão ser feitos vários desenhos abordando as modalidades, características dos atletas, da torcida, etc.
sinopse:

Apaixonadix (Stéphane Rosseau) sonha em se casar com a princesa Irina (Vanessa Hessler). Para tanto ele precisa vencer os Jogos Olímpicos, organizados por Júlio César (Alain Delon) na Grécia. Porém, além de seu porte físico, ele precisa enfrentar como oponente Brutus (Benoít Poelvoorde), que sonha substituir César e deseja vencer os jogos de qualquer maneira. Para conseguir enfrentar este desafio, Apaixonadix conta com a ajuda de Asterix (Clovis Cornillac) e Obelix (Gérard Depardieu), que vão com ele para a Grécia e o ajudam na competição.

Imagem disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/asterix-nos-jogos-olimpicos/ Acesso em: 08 de Out. de 2009.

Ao término da atividade o professor deverá montar um mural com os desenhos, onde cada aluno irá apresentar seu desenho e comentar com a turma sobre o tema abordado.

Aula 02: As olimpíadas hoje

O professor deverá apresentar a turma a problemática da aula. Para contextualizar essa discussão, os alunos deverão criar cartazes sobre as modalidades utilizando recortes de jornais e revista s , im agens da interne t, etc.
Essa atividade pode ser realizada em duplas ou trios. Os alunos deverão escolher uma modalidade e falar sobre a origem dela e os medalhistas das últimas olimpíadas.
Atenção professor! Para auxiliar os alunos na escolha da modalidade, sugerimos que divida o quadro em duas partes: modalidade individual e modalidade em equipe, conforme o quadro abaixo:

Os alunos deverão ajudar o professor a completar a lista.
Ao término da aula o professor deverá reunir os trabalhos no mural, ao lado dos desenhos realizados na aula anterior, e discutir as semelhanças e diferenças, as mudanças ocorridas nas olimpíadas e a percepção dos alunos sobre o tema.

Catarse:


Agora que os alunos já conhecem a origem dos jogos olímpicos e como eles ocorrem na atualidade, deverão fazer um cartaz com desenhos/pinturas sobre o esporte que mais gosta.
Essa atividade deve ser realizada individualmente. Materiais a serem utilizados: papel A3, lápis de cor, giz de cera, carvão, tintas, etc.
Cada aluno também deverá escrever uma redação com o tema: "Meu esporte favorito" indicando os motivos da escolha do esporte, o que o desenho representa, se ele pratica o esporte, qual seu ídolo, torce por algum time ou atleta, etc.

Prática social final do conteúdo:


O professor deverá apresentar a turma a Olimpíada de Artes promovida pelo ICAF (International Child Art Foundation) e TV Futura que acontece em mais de 80 países com o tema "O esporte que mais gosto". Durante a conversa o professor deverá mencionar como funciona o projeto, as etapas e categorias, incentivando os alunos a participarem.
O professor poderá apresentar a turma os vídeos das últimas edições das olimpíadas, que estão disponível no site do Futura. Disponível em: http://www.futura.org.br/admin/main.asp?View={DE051889-CC5E-438D-9469-82C0BE26D7F6}&Team=&params=itemID={9D2A601B-C1DF-4CEF-8B28-8173CD4B49BC}%3BLumisAdmin=1%3B&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898}
Nesse momento o professor deverá discutir com a turma a importância de praticar esportes, não apenas para ter uma vida saudável, as questões sociais e culturais devem ser exaltadas.
Para isso o professor poderá utilizar o vídeo: Escola e Esporte [Esporte na Escola].
Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18474 Acesso em: 08 de Out. de 2009.

Vida legal [Esporte na escola]

Após o vídeo o professor deverá discutir com a turma:
  • O que é o espirito esportivo?
  • Significado do esporte.
  • A importância do esporte para os jovens.
  • O esporte e sua prática social.
Atenção professor! Utilize apenas o início do vídeo (até 5:45min.) onde o Atleta Pampa relata sua experiência no esporte.

Sugestão de Avaliação


Professor convide os alunos a participarem da avaliação, ao término de cada aula distribua as avaliações e solicite o preenchimento. Os alunos não deverão ser obrigados a participar e responder todas as perguntas, porém é necessário discutir sempre o respeito entre os colegas.

Referências

  1. ICAF. Disponível em: http://www.icaf.org/ Acesso em: 08 de Out. de 2009.
  2. Astérix nos jogos olímpicos. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/asterix-nos-jogos-olimpicos/ Acesso em: 08 de Out. de 2009.
  3. Canal Futura. Disponível em: http://www.futura.org.br/admin/main.asp?View={DE051889-CC5E-438D-9469-82C0BE26D7F6}&Team=&params=itemID={9D2A601B-C1DF-4CEF-8B28-8173CD4B49BC}%3BLumisAdmin=1%3B&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898} Acesso em: 08 de Out. de 2009.
  4. ICAF - Crianças do mundo unidas pela arte. Disponível em: http://www.futura.org.br/main.asp?View={D2EF690E-49AB-498F-9011-7957E4D9F702}&Team=&params=itemID={C98EE93F-2857-48D5-A408-E15AF21B2A54}%3B&UIPartUID={D90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898} Acesso em: 08 de Out. de 2009.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Vida legal [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
  • O professor deverá estimular a discussão entre os alunos sobre o resultado dos trabalhos, enfatizando sempre o respeito entre os colegas, as diferenças de opiniões, as individualidades, etc. Para isso sugerimos que os alunos participem da avaliação ao final de cada aula. Veja em Estratégias da aula o modelo de questionário a ser respondido pelos alunos.
  • Durante as aulas o professor deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos, o interesse pelo tema, o comportamento com o grupo e as responsabilidades recebidas, o capricho na elaboração das atividades, participação nas discussões, etc.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.