Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Novas possibilidades para um uso consciente da água

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar quais equipamentos existem para o reaproveitamento/tratamento da água, de tal forma que os alunos possam refletir sobre a questão e idealizar novas técnicas. Pesquisar técnicas possíveis de tratamento da água; Identificar formas de economizar e reaproveitar a água em residências e instituições; Planejar as etapas que irão compor o CD-Rom; Validar os procedimentos necessários para a junção dos arquivos digitais e formar um CD-Rom;
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que eles sabem sobre o ciclo da água. Importância da água para os seres vivos. Procedimentos a respeito do Programa a ser utilizado para a produção de um CD-Rom sobre o tema estudado.
Estratégias e recursos da aula

Todos sabemos que a água é vital para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto é contraditória a relação entre saber e fazer. O Brasil é um país privilegiado a respeito dos recursos naturais, mas o uso inadequado destes recursos e no caso estudado, a água é algo que vai além da preocupação da economia que cada cidadão pode fazer. Enquanto sociedade precisamos identificar soluções coletivas que contornem o problema.
A Educação forma os cidadãos, que irão liderar o futuro, e para que este futuro exista, a escola deve oferecer condições para que os alunos enxerguem novas possibilidades.
Este projeto tem a intenção de analisar de forma global, o que nós brasileiros podemos fazer para que a água seja tratada e aproveitada de forma consciente.


Seqüência didática:

Na internet, ou através de impressão utilize o cartaz disponível como recurso:

 

Peça que os alunos identificarem e explicarem o que eles vêem no cartaz.
Proponha um estudo sobre a água e a produção de um Cd-rom sobre o uso consciente da água.
Explique que este Cd-rom será distribuído para as outras salas e a importância de uma produção com conteúdo claro para aqueles que irão utilizá-lo.
Enfatize que eles devem pesquisar sobre novas tecnologias que possam melhorar o uso da água.
A pesquisa terá como tema: novas tecnologias que podem preservar a água de nosso planeta. Essa pesquisa pode ser feita em trios. Cada aluno deverá trazer as descobertas para a sala de aula para socializar com os colegas e a cada novo tópico, vai se preparando e selecionando quais conteúdos irão compor o Cd-rom.
A pesquisa pode prever imagens, sons e até mesmo os próprios alunos podem criar as imagens. Um ótimo programa para desenho é o TUXPAINT
Você pode encontrá-lo em: http://baixaki.ig.com.br/download/Tux-Paint.htm

Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado "Tux". Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/Tux-Paint.htm

Faça um quadro coletivo sobre o planejamento do Cd-rom para a divisão de tarefas.


Resumo das atividades para a elaboração do Cd-rom

Pesquisa orientada na Internet, livros, revistas e periódicos;
Socialização das descobertas;
Discussão em grupo;
Planejamento dos links e organização dos arquivos.
Divisão de tarefas.
Elaboração dos arquivos digitais.
Junção das produções em um único arquivo.
Escolha de uma capa e índice para orientação na navegação.
Apresentação do CD-Rom para as demais turmas da escola.
Disponibilizar o CD-Rom para a biblioteca e Laboratório de Informática da escola.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Os usos da água Imagem
Recursos Complementares
http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/busca/busca.shtml?qu=uso+consciente+da+%E1gua&si=planetasustentavel&x=11&y=3 http://www.sibusca.com.br/propaga/cidadania/usoagua.html http://planetasustentavel.abril.uol.com.br/busca/busca.shtml?qu=novas+tecnologias+e+%E1gua&si=planetasustentavel&x=6&y=11 http://www.h2oagua.com.br/edicao09_eventos.asp http://www.projetoagua.org.br/ http://www.uniagua.org.br/website/default.asp?tp=3&pag=projetos.htm http://www.seed.slb.com/pt/things_to_do/projects/water_project/index.htm http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./agenda/livros_cd/cd.html
Avaliação
Enumerar quais são os conhecimentos familiares aos alunos sobre economia e reaproveitamento da água, antes de iniciar o projeto e comparar com o conhecimento adquirido ao final do projeto. Identificar quais foram os procedimentos validados e incorporados ao cotidiano dos alunos ao longo do projeto. Integração e criatividade durante o planejamento e desenvolvimento do CD-Rom
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.