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Baralho: você dá as cartas

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como competência para comparar quantidades, na leitura e interpretação das escritas numéricas, nas operações de adição e de subtração, na estruturação da ordem numérica e em cálculo mental. A concentração e a atenção dos/as alunos/as também poderão ser trabalhadas nas atividades propostas.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a retome com os/as alunos/as a ideia de quantidade e operações simples de adição e de subtração.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a pesquise com a turma sobre os jogos de baralho conhecidos pelo grupo. Dialogue sobre as regras de cada jogo e proponha uma atividade em grupo. Nessa atividade, cada grupo registrará as regras de um jogo conhecido, tais como: Buraco, Truco, Caxeta, dentre outros e confeccionará um cartaz para expor na escola de forma que toda comunidade escolar possa ler e conhecer os diferentes jogos.

No Laboratório de Informática:
Leve os/as alunos/as para o Laboratório de Informática e proponha uma pesquisa sobre os nomes de cada carta do baralho, bem como dos naipes que são representados pelas figuras das cartas do baralho. São eles: espada, paus, copas e ouros e seus personagens: Curinga, Rei, Dama, Valete e Ás. Para esta pesquisa sugerimos o sítio : http://pt.wikipedia.org/wiki/Baralho

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a para esta aula sugerimos que a escola adquira jogos de cartas de baralho em quantidade suficiente para trabalhar em duplas na sala de aula, sendo um jogo para cada dupla, ou que seja providenciada a confecção de cartas numeradas de dois a dez, dependendo da faixa etária a numeração pode ser maior, de um a quarenta, sendo no mínimo duas e no máximo quatro cartas para cada numeral.


Momento 1:

 Sugerimos um jogo que possibilite às crianças compararem quantidades existentes em cada numeral. Faça uma roda de conversa inicial, para explicar as regras do jogo. Cada dupla receberá uma quantidade de cartas numeradas de dois a dez, com quatro cartas de cada numeral. Caso utilize o baralho, lembre-se de retirar as cartas com figuras e os curingas. Professor/a sugerimos que escolha uma dupla para demonstrar à turma como jogar. Veja as regras abaixo:
1- Os/As jogadores/as decidem através do par ou ímpar quem inicia o jogo;
2- Todas as cartas devem ser distribuídas em igual quantidade para cada jogador/a;
3- Sem olhar suas cartas, cada jogador/a forma um monte na sua frente com as suas cartas viradas para baixo;
4- Os/As jogadores/as combinam um sinal, e os dois jogadores imediatamente viram as primeiras cartas de seus respectivos montes. O/A jogador/a que virar a carta maior leva as duas.
5- O jogo termina quando as cartas acabarem.
6- Vence o jogo aquele/a que, ao final do jogo, tiver o maior número de cartas.
O registro do jogo pode ser feito durante o mesmo.Sugerimos a utilização do seguinte quadro:

Jogada

Nome do/a aluno/a

Nome do/a aluno/a

Maior número

Primeira

2

10

10

Segunda

 

 

 

Terceira

 

 

 

Quarta

 

 

 

Professor/a, durante o jogo observe e registre as possíveis dificuldades apresentadas pelos/as alunos/as e os/as auxiliem quando for solicitado/a ou perceber a necessidade de tal intervenção.


Momento 2:

 Após o jogo, é importante que haja uma conversa coletiva para saber quais foram as facilidades e as dificuldades vivenciadas pelas duplas durante a competição. Aproveite este momento para explorar com a turma, a maior e a menor quantidade representada pelos numerais das cartas utilizadas no jogo, para isso, leve para a roda de conversa um jogo de cartas e explore oralmente com o grupo.

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula professor/a utilize o jogo de cartas da atividade anterior e trabalhe adição e subtração de forma lúdica. Organize a turma em duplas e faça uma roda para explicar e demonstrar as regras do jogo. Veja abaixo:
Regras do jogo:
1- Os/As jogadores/as decidem através do par ou ímpar, quem inicia o jogo;
2- Todas as cartas são distribuídas em igual quantidade para cada jogador/a;
3- Sem olhar suas cartas, cada jogador/a forma um monte na sua frente com as suas cartas viradas para baixo;
4- Cada jogador/a retira do monte cinco cartas, organizando-as à sua frente, todas viradas para cima;
5- O/A primeir/a jogador/a soma o valor da sua primeira carta com a primeira carta do/a seu/sua colega;
6- Se acertar o resultado, as duas cartas ficam para ele/a caso o resultado não seja igual à soma das duas cartas, elas são excluídas do jogo. Vence o jogo, quem ao final tiver a maior quantidade de cartas.


Variação do jogo:
Para trabalhar adição e subtração você professor/a poderá inserir no jogo um dado com os sinais + (adição) e – (subtração) em suas faces. Assim, na vez de cada jogador/a, ele/a deverá lançar o dado primeiro para saber qual a operação que irá realizar com as quantidades representadas nas cartas.
Para registrar este jogo, sugerimos que você professor/a providencie uma folha para cada aluno/a contendo o seguinte quadro:

Jogada

Valor da carta do/a colega

Sinal obtido no dado

Valor da minha carta

Total de pontos obtidos

Primeira

5

+

7

12

Segunda

3

-

2

1

Terceira

 

 

 

 

Quarta

 

 

 

 

Quinta

 

 

 

 

Aula 4 - Uma (1) aula de 60 minutos


Nesta aula, propomos a utilização de um jogo que contribui para o desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato e da competência em resolver cálculo mental. Para isso, organize mais uma vez a sala em duplas e utilize o jogo de cartas das atividades anteriores.
Veja o jogo abaixo.
Regras do jogo:
1- Os/As jogadores/as decidem através do par ou ímpar quem inicia o jogo;
2- Todas as cartas são distribuídas em igual quantidade para cada jogador/a;
3- Sem olhar suas cartas, cada jogador/a forma um monte na sua frente com as suas cartas viradas para baixo;
4- O/A primeiro/a jogador/a retira uma carta do seu monte, sem deixar o/a outro/a colega ver sua carta;
5- Após olhar o valor da sua carta ele/a a segura, de forma que a face com o numeral esteja virada para ele/a;
6- O/A outro/a jogador/a tentará adivinhar o valor da carta do/a colega, ele/a terá no máximo cinco chances, sendo que o/a colega com a carta só poderá responder se o número falado pelo/a amigo/a é maior, menor ou igual ao valor da carta.
O registro deste jogo pode ser feito através de um texto coletivo no qual a  turma deverá escrever sobre o que aprenderam com o jogo, as estratégias que utilizaram e fazerem uma avaliação do mesmo.

Aula 5 – Uma (1) aula de 60 minutos

No Laboratório de Informática
Professor/a leve seus /suas alunos/as ao Laboratório de Informática e auxilie a turma a acessar o sitio abaixo. É um jogo que contribui para a compreensão e análise das quantidades dos numerais, explorando o conceito de maior ou menor a partir das cartas do baralho. Leia as regras do jogo no próprio sitio com a turma e auxilie os/as alunos/as durante o jogo. Os/As alunos/as podem estar organizados em duplas para que um/a auxilie o/a outro/a ao longo do jogo.

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Fonte: http://www.ojogos.com.br/jogo/speed.html

Outro jogo interessante para se trabalhar com estimativa, bem como com a questão de maior ou menor é o jogo: Adivinha o Número, sugerido abaixo. Professor/a auxilie os/as alunos/as a acessarem o sitio e a jogarem em duplas. Ajude-os/as a escolherem um intervalo numérico já conhecido pela turma e mãos à obra!

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Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10271

Registrando descobertas:


Ao retornar para a sala de aula, com os/as alunos/as ainda em duplas, proponha registro da atividade realizada, a partir de uma ilustração do jogo do baralho vivenciado no Laboratório de Informática, de forma que demonstrem a ordem das cartas da menor para a maior carta e também da maior para a menor. Desta forma, você professor/a poderá explorar com a turma ordem crescente e decrescente. Também poderão registrar numericamente o intervalo numérico utilizado no jogo: Adivinha o Número.

Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Nesta aula, você deverá avaliar se os objetivos com relação às ideias da adição, subtração e quantidades que você estabeleceu, foram contemplados. A sua observação e registro ao longo da atividade são importantes para analisar as dúvidas e até mesmo as facilidades encontradas pelos/as alunos/as durante as atividades. Ao ouvir a criança acerca da atividade proposta, você professor/a possibilitará que a avaliação contemple seus/suas alunos/as. A partir daí reorganize suas ações.

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