12/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Vocabulário relacionado a comidas e bebidas
Classificar as comidas em grupos alimentares como: frutas, vegetais, carboidratos, etc.
Porções diárias ideais para uma vida saudável
Gênero textual: receita
Gênero textual: menu
Vocabulário básico relacionado a comidas e bebidas
Unidades de medidas
Instruções (verbos) usadas(os) em receitas
Preparação:
Cópia do material (handout) para os alunos ou duplas de alunos. O material foi criado pelas autoras e está disponível em:
(acesso em 14 / 10 / 2009)
1a aula
STEP 1
1. Introduza o tópico “Food and Drinks” e chame a atenção para as figuras. Pergunte aos alunos se eles sabem dizer alguma comida ou bebida em inglês. Estabeleça um prazo de aproximadamente 10 min. para que os alunos façam a associação entre as figuras e o vocabulário. Leia então a lista de vocabulário, e pratique a pronúncia. Faça a correção pedindo a voluntários que leiam suas respostas em voz alta.
Resposta: a. bread, b. lettuce, c. corn, d. fish, e. nut, f. pasta, g. chicken, h. olive oil, i. carrots, j. rice, k. milk, l. cheese, m. broccoli, n. grapes, o. tomato, p. apple, q. beans, r. watermelon, s. meat, t. banana, u. eggs, v. pear, w. yoghurt, x. pineapple, y. orange, z. butter.
2. Divida a turma em pares e peça que comentem sobre as comidas que gostam e as que não gostam. Se achar conveniente e houver tempo disponível, discuta se essas comidas que gostam (ou não gostam) são saudáveis ou não.
3. Discuta a questão com toda a turma e peça exemplos.
STEP 2
1. Leia o enunciado e peça que os alunos leiam a tabela. Auxilie com o vocabulário desconhecido como dairy ou meat, dando exemplos.
Resposta:
FOOD GROUP |
EXAMPLES |
FRUITS |
Apple, banana, grapes, orange, pear, pineapple, watermelon |
MEATS, BEANS |
Fish, chicken, meat, beans |
DAIRY |
Milk, cheese, eggs, yoghurt |
VEGETABLES |
Lettuce, carrots, broccoli, tomato |
GRAINS |
Corn,rice,bread, pasta |
OILS |
olive oil, butter, nut |
2. Pergunte quais comidas eles consideram importantes para a saúde.
3. Peça que leiam o texto e respondam as perguntas. Comente sobre as ilustrações e indicações de porções diárias de alimentos recomendados. Discutam seus hábitos alimentares, comentem sobre o que fazem para manter uma boa saúde. Essa discussão pode também ser levada para as aulas de Educação Física, associando os temas "boa alimentação" e "atividades físicas".
2a aula
STEP 3
1. Chame a atenção para o texto. Pergunte que tipo de texto é esse e o seu porquê. Comente sobre as características de uma receita: lista de ingredientes, instruções de preparo. Faça uma comparação entre as receitas em português e em inglês. Há alguma diferença? Leia juntamente com a turma os ingredientes e peça que façam a associação com as ilustrações. Antes de corrigir, peça que comparem suas respo stas com as do colega. Observe que há menos ilustr ações que itens e inst ruções.
Resposta: (de cima para baixo) 9 e 10, 2, 6, 11, 1, 7, 4, 12, 5.
2. Pergunte aos alunos se sabem cozinhar e se têm uma receita favorita. Incentive-os a escrever essa receita em inglês. Se alguém alegar não saber cozinhar, incentive-o a criar uma receita bem diferente ou bem gostosa. Essa atividade pode ser feita com o auxílio do dicionário ou como para casa.
3. Os alunos devem trocar suas receitas e eleger aquela mais gostosa, mais diferente, mais fácil, mais saudável, etc.
3a aula
STEP 4
1. Os alunos, em grupos, devem criar os menus dos seus próprios restaurantes. Explique que deverão criar os pratos, as bebidas, bem como estabelecer os preços de cada item.
2. Divida a turma em garçons, garçonetes e clientes. Você pode escrever essas palavras em pequenos pedaços de papel e cada aluno deve sortear seu papel. Em seguida, devem representar um diálogo entre cliente e garçon/garçonete em um restaurante. Os alunos podem criar situações diferentes como: clientes exigentes, garçon / garçonete distraído(a), pratos de clientes trocados, etc. Se necessário, revise algumas estruturas básicas para esse tipo de situação, como:
- oferecer ajuda: Can I help you? / Are you ready to order? / Would you like to order now?
- fazer os pedidos: I would like … / I’ll have ...., please. / Can I have…?
Peça aos alunos para pesquisar as receitas das principais refeições oferecidas pela escola ou das refeições servidas em casa e reescrevê-las em inglês. Eles também deverão analisar se há um equilíbrio nas porções de cada grupo alimentar como sugerido pelo texto da aula nessas receitas.
Quatro estrelas 2 classificações
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22/03/2015
Três estrelasOlá! Adorei a sugestão de aula, uma nova proposta. Já havia elaborado com os alunos, um menu (eles criaram). Valeu!
08/03/2012
Cinco estrelasOTIMA PROPOSTA DE TRABALHO