Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Food and Drink

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabulário relacionado a comidas e bebidas

Classificar as comidas em grupos alimentares como: frutas, vegetais, carboidratos, etc.

Porções diárias ideais para uma vida saudável

Gênero textual: receita

Gênero textual: menu

Duração das atividades
3 horas / aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vocabulário básico relacionado a comidas e bebidas

Unidades de medidas

Instruções (verbos) usadas(os) em receitas

Estratégias e recursos da aula

Preparação: 

Cópia do material (handout) para os alunos ou duplas de alunos. O material foi criado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/food-and-drink-1

(acesso em 14 / 10 / 2009)

1a aula

STEP 1

1. Introduza o tópico “Food and Drinks” e chame a atenção para as figuras. Pergunte aos alunos se eles sabem dizer alguma comida ou bebida em inglês.  Estabeleça um prazo de aproximadamente 10 min. para que os alunos façam a associação entre as figuras e o vocabulário. Leia então a lista de vocabulário, e pratique a pronúncia. Faça a correção pedindo a voluntários que leiam suas respostas em voz alta.

Resposta: a. bread, b. lettuce, c. corn, d. fish, e. nut, f. pasta, g. chicken, h. olive oil, i. carrots, j. rice, k. milk, l. cheese, m. broccoli, n. grapes, o. tomato, p. apple, q. beans, r. watermelon, s. meat, t. banana, u. eggs, v. pear, w. yoghurt, x. pineapple, y. orange, z. butter.

2. Divida a turma em pares e peça que comentem sobre as comidas que gostam e as que não gostam. Se achar conveniente e houver tempo disponível, discuta se essas comidas que gostam (ou não gostam) são saudáveis ou não.

3. Discuta a questão com toda a turma e peça exemplos. 

STEP 2

 1. Leia o enunciado e peça que os alunos leiam a tabela. Auxilie com o vocabulário desconhecido como dairy ou meat, dando exemplos.

 Resposta:  

FOOD GROUP

EXAMPLES

FRUITS

Apple, banana, grapes, orange, pear, pineapple, watermelon

MEATS, BEANS

Fish, chicken, meat, beans

DAIRY

Milk, cheese, eggs, yoghurt

VEGETABLES

Lettuce, carrots, broccoli, tomato

GRAINS

Corn,rice,bread, pasta

OILS

olive oil, butter, nut

2. Pergunte quais comidas eles consideram importantes para a saúde.

3. Peça que leiam o texto e respondam as perguntas. Comente sobre as ilustrações e indicações de porções diárias de alimentos recomendados. Discutam seus hábitos alimentares, comentem sobre o que fazem para manter uma boa saúde. Essa discussão pode também ser levada para as aulas de Educação Física, associando os temas "boa alimentação" e "atividades físicas". 

2a aula

STEP 3

1. Chame a atenção para o texto. Pergunte que tipo de texto é esse e o seu porquê. Comente sobre as características de uma receita: lista de ingredientes, instruções de preparo. Faça uma comparação entre as receitas em português e em inglês. Há alguma diferença? Leia juntamente com a turma os ingredientes e peça que façam a associação com as ilustrações. Antes de corrigir, peça que comparem suas respo stas com as do colega. Observe que há menos ilustr ações que itens e inst ruções. 

Resposta: (de cima para baixo) 9 e 10, 2, 6, 11, 1, 7, 4, 12, 5. 

2. Pergunte aos alunos se sabem cozinhar e se têm uma receita favorita. Incentive-os a escrever essa receita em inglês. Se alguém alegar não saber cozinhar, incentive-o a criar uma receita bem diferente ou bem gostosa. Essa atividade pode ser feita com o auxílio do dicionário ou como para casa.

3. Os alunos devem trocar suas receitas e eleger aquela mais gostosa, mais diferente, mais fácil, mais saudável, etc.

3a aula

STEP 4

1. Os alunos, em grupos, devem criar os menus dos seus próprios restaurantes. Explique que deverão criar os pratos, as bebidas, bem como estabelecer os preços de cada item.

2. Divida a turma em garçons, garçonetes e clientes. Você pode escrever essas palavras em pequenos pedaços de papel e cada aluno deve sortear seu papel. Em seguida, devem representar um diálogo entre cliente e garçon/garçonete em um restaurante. Os alunos podem criar situações diferentes como: clientes exigentes, garçon / garçonete distraído(a), pratos de clientes trocados, etc. Se necessário, revise algumas estruturas básicas para esse tipo de situação, como:

- oferecer ajuda: Can I help you? / Are you ready to order? / Would you like to order now?

- fazer os pedidos: I would like … / I’ll have ...., please. / Can I have…? 

Avaliação

Peça aos alunos para pesquisar as receitas das principais refeições oferecidas pela escola ou das refeições servidas em casa e reescrevê-las em inglês. Eles também deverão analisar se há um equilíbrio nas porções de cada grupo alimentar como sugerido pelo texto da aula nessas receitas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.