Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tic Tac – Parte 1

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As atividades aqui propostas possibilitarão ao/à aluno/a o desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais; de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas; o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral. Propiciarão ainda ao/à aluno/a vivenciar uma aprendizagem significativa com medida de tempo a partir do relógio analógico e digital.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro/4 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas é importante que o/a aluno/a tenha noção de tempo, tal como: acontecimentos passados, presentes e futuros. Faz-se necessário uma conversa inicial com a turma visando resgatar a idéia de tempo de cada criança.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola, da sala Multimídia com recurso de DVD, a própria sala de aula e um globo terrestre.

Primeira Aula:uma (1) aula de 60 minutosProfessor/a utilize a própria sala de aula para organizar os/as alunos/as em uma roda de conversa. Dialogue com o grupo sobre a temática “tempo”, fazendo perguntas como: o que significa a palavra tempo? Como organizamos nosso tempo? Com uma cartolina registre as diferentes respostas dos/das alunos/as e exponha em uma parede da sala de aula. Depois da participação efetiva de todos/as os/as alunos/as, converse com a turma sobre o tempo que passam na escola, horários de aula, horário de entrada e saída, horário do lanche, recreio, dentre outros. Aproveite o momento para dialogar sobre o que fizeram antes de ir para a escola, o que estão fazendo e o que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa. Se achar interessante, faça um registro destes diferentes momentos e cole em um mural, dividido em três partes:
1- O que fizeram antes de ir para a escola;
2- O que estão fazendo;
3- O que pretendem fazer ao retornarem da escola para casa.
Após todos/as colarem as suas atividades, explore o mural com a turma, de forma que percebam a questão do tempo passado, presente e futuro. Professor/a solicite que os/as alunos/as tragam para a próxima aula, fotos de quando eram menores, com o objetivo de fazer um painel.

Ainda nesta aula brinque com a turma com o trava língua abaixo, explore a oralidade das crianças:

undefined

Fonte: http://www.ricardoazevedo.com.br/sinopse15.htm
O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Armazém do Folclore. Editora: Ática, 2000.

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutosProfessor/a organize uma caixa surpresa com um relógio analógico e um relógio digital. Em uma roda de conversa incentive os/as alunos/as a descobrirem o que há dentro da caixa. Para isso, dê dicas tais como: utilizado para marcar o tempo; pode ser usado no braço, na parede e outros lugares. O que tem na caixa?
Quando as crianças descobrirem a surpresa, trabalhe com a turma a diferença entre um relógio digital e um relógio analógico apresentando as diferenças a partir da visualização dos dois modelos de relógio. Verifique com a turma a noção que tem de horas, minutos e segundos. O que já sabem sobre isso? Faça as explicações e tente trabalhar atividades que envolvam unidades de tempo, como por exemplo: ficar um minuto em forma de estátua, medir o tempo gasto para sair da sala de aula e chegar à cantina para lanchar, medir a duração de cada aula, dentre outras.
Faça em uma cartolina, um jogo de adivinhação “O que é o que é?” para ser exposto na sala de aula e deixe que os/as alunos/as descubram a resposta. Veja o exemplo abaixo:
O que o ponteiro grande do relógio disse para o ponteiro pequeno?
Resposta: Um minuto, por favor.
Providencie uma cópia da letra da música abaixo e disponibilize para cada aluno/a. Amplie uma cópia para ser trabalhada na lousa. A partir da letra da música, você professor/a poderá trabalhar com a turma a função do relógio, o tempo do dia e da noite dentre outras questões. Com um relógio na sala de aula, peça para o grupo fechar os olhos e fazer silêncio para tentar ouvir o som que o relógio faz que na letra da música é tic-tac.


O RelógioWalter Franco


Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Fonte: http://www.muitamusica.com.br/12188-walter-franco/507065-o-relogio/letra/
Após o trabalho com a letra da música leve a turma para a sala Multimídia da escola e assista ao vídeo abaixo:
Musical a Arca de Noé - "O Relógio" Walter Franco

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0&feature=related

Professor/a trabalhe as palavras da letra da música relacionadas à temática “Tempo”. Para isso veja o exemplo abaixo:

Muito bem! Hoje cantamos com alegria a música “O Relógio” de Walter Franco. Agora é com você! Utilize bem o seu tempo para responder o que se pede:

1- Escreva uma situação, vivida na escola, em que você teve que fazer bem depressa.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que você tem que fazer no seu dia a dia que não possa se atrasar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Relate uma situação vivida na escola que para você, não demora acontecer, ou seja, que acontece rápido:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Terceira Aula: uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize uma forma de contar a história do surgimento da divisão do tempo (hora, minuto, segundo) pelos Sumérios. É importante que o/a aluno/a compreenda como esta civilização desenvolveu estes conceitos matemáticos que fazem parte do seu dia a dia. É necessário ressaltar que a história deverá ser adequada para a faixa etária trabalhada. Para esta aula sugerimos a consulta, por você professor/a, dos sítios abaixo:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=976&sid=9
http://historia.abril.com.br/cultura/sumerios-inventores-historia-433550.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria
Como registro da atividade produza com a turma, um texto coletivo sobre as informações da civilização Suméria. Depois peça para que cada aluno/a ilustre o texto.

Quarta Aula: uma (1) aula de 60 minutos

Professor/a organize um painel com as fotos solicitadas na primeira aula. Explore com a turma, as diferentes fotos e fases da vida das crianças. Para esta aula sugerimos a abordagem do tempo relacionando aos aniversários dos/das alunos/as. Leve a turma para a sala Multimídia da escola e assista ao vídeo abaixo:

undefined

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1297

Após assistirem ao vídeo e observarem o painel, elaborem um gráfico de colunas com os meses de aniversários dos/das alunos/as. Professor/a você pode fazer um gráfico em cartolina para ficar exposto na sala de aula.
Em seguida leve para a sala de aula um globo terrestre e demonstre para a turma os movimentos de rotação e translação citados no vídeo. Faça experiências que envolvam dramatização, ou seja, peça para que um/a aluno/a faça o movimento da terra e outro representando o sol. Lembre-se de filmar ou fotografar este momento para ser assistido ou visto em painel pela turma posteriormente. A partir destas experiências permita que cada aluno/a compreenda o tempo da noite e do dia a partir dos movimentos do planeta Terra e relacione com o crescimento e desenvolvimento, a partir da data de nascimento.
Para finalizar a aula solicite que cada aluno/a descreva, em casa, as atividades que realiza numa manhã ou tarde . Veja o exemplo abaixo:

Que legal! Estamos aprendendo muito sobre o tempo. Agora vamos descobrir um pouco do seu próprio tempo. Para isso, preste atenção em um relógio e registre as atividades que você realiza e o horário no quadro abaixo:

HORÁRIO

ATIVIDADE REALIZADA

7 HORAS

ACORDEI

7 HORAS E 15 MINUTOS

ESCOVEI OS DENTES

Professor/a explore bastante os hábitos do/as alunos/as e o tempo que cada um/a gasta para realizar atividades do dia a dia e discuta sobre os diferentes ritmos que cada pessoa tem para realizar as atividades diárias.

Avaliação

A avaliação deverá permear toda a atividade proposta. Por isso professor/a é importante que perceba o desenvolvimento de cada aluno/a, a partir de observações e registros realizados durante todas as atividades. Todo o material produzido pelas crianças apresenta indicativos do seu desenvolvimento e por isso, precisa ser analisado por você professor/a. Além do material, a participação e o envolvimento para com as atividades necessitam serem analisados visando ressignificar o planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aline Ribeiro, Escola Municipal José Sales Gomes , Minas Gerais - disse:
    alinecp_ribeiro@hotmail.com

    16/03/2013

    Cinco estrelas

    Nossa muito boa sua aula sobre o tempo, adorei e já vou usá-la com meus alunos. Tenho certeza de que será maravilhoso.


  • perola pereira da silva, Eseba , Minas Gerais - disse:
    perola.pereira@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns lu gostei da sua aula ja vou fazer bom uso


  • sANDRA ELIZABETH BITTENCOURT, escola Profa. Esther de Toledo Camargo Teixeira , São Paulo - disse:
    sanbit@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sobre o tempo foi elaborada de forma interessante e com diversos recursos, incluindo também, outra atividades complementares, adorei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.