Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tic Tac – Parte 2

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Apaarecida Carleto, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4)aulas de sessenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades da aula “Tic TAC – Parte 1” disponível no Portal do Professor. As noções de tempo são prérrequisitos para uma melhor compreensão pelo/a aluno/a das atividades aqui sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola, da sala Multimídia com recurso de DVD e da própria sala de aula.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutosProfessor/a providencie o filme: “Turma da Mônica: Uma aventura no tempo” e leve seus/as alunos/a para a sala Multimídia da escola para assistirem ao filme. Veja uma parte do filme a partir do sitio abaixo:

Turma da Mônica: Uma aventura no tempo o filme parte 03

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QTHhucHKgVA&feature=PlayList&p=1672AC838ADCD6FC&index=0

Após assistirem ao vídeo e retornarem para a sala de aula, forme quatro grupos na turma. Cada grupo deverá representar um dos quatro personagens da Turma da Mônica: Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali. O objetivo de cada grupo é construir um cartaz que represente a viagem no tempo do personagem do seu grupo. As crianças podem recorrer à escrita, desenho, recorte e colagem como outras formas para fazer este registro. Ao terminarem a confecção dos cartazes os grupos fazem a apresentação para a turma e os trabalhos são expostos nas paredes da sala, de forma a perceber os diferentes tempos retratados no filme.

Segunda Aula: Uma (1) aula de sessenta minutosProfessor/a aproveite a trilha musical do filme para explorar a questão do tempo. Para isso, leve a turma à sala Multimídia da escola e assista ao vídeo “Máquina do Tempo” sugerido abaixo:
Banda 9Volts - Máquina do Tempo

undefined

Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=YtbpWZwj5pQ&feature=player_embedded
Em sala de aula, disponibilize a cópia da letra da música para a turma e explore cada parte de forma que os/as alunos/as compreendam a questão do tempo. Após a exploração da letra da música veja a sugestão de atividade:

Legal! Estamos descobrindo muito sobre o tempo. Leia e cante a música abaixo. Aproveite o momento para trabalhar a linguagem coloquial, ou seja, a linguagem falada e que está escrita na música, mostrando para as crianças a forma com o autor utilizou para expressar a maneira como falamos e explore a escrita formal com a turma:

Maquina do tempo
Turma da Mônica
Composição: Maurício de Souza
Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Refrão:
Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde eu devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo, tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

Vamo embora, ta na hora
Vamo nessa, to com pressa
To sem tempo
Já to indo tchau

Que bom seria, não ter essa correria
E ter mais horas do meu dia pra poder dormir legal

O tempo do tempo é o tempo que o tempo tem pra passar
E passa o tempo que não para nem pra descansar
Passado, presente, futuro,
Segundo, minuto, hora,
Dia, mês, ano, década, século, milênio

O tempo não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez
Não para nenhuma vez

Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo
Pra chegar num só momento onde devo estar
Com minha máquina eu passo minha hora,
Sem stress, sem demora e sem nunca me atrasar

Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo
Eu preciso de uma máquina do tempo

Fonte: http://turma-da-monica.musicas.mus.br/letras/930406/

Depois de ler e cantar a música da trilha sonora do filme: Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo, que tal escrever para nós o que você faria se tivesse uma máquina do tempo?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora, imagine a sua máquina do tempo e faça uma bela ilustração no espaço abaixo:

Terceira Aula: Uma (1) aula de sessenta minutos

Professor/a leve sua turma para o Laboratório de Informática e explore o sitio sugerido abaixo que traz sugestões de atividades, músicas e outras coisas interessantes sobre o trabalho com o tempo e mais especificamente com o filme da Turma da Mônica.

undefinedundefinedundefined

Fonte: http://umaaventuranotempo.globo.com/
Professor/a a partir da exploração pelo/a aluno/a das características dos personagens do filme solicite que a turma faça um desenho e registre as características do personagem que mais se identificou. Esta atividade pode ser feita no próprio computador, possibilitando que a criança utilize os recursos do Word e Paint.
Ainda no Laboratório de Informática explore outra música da trilha sonora do filme. Possibilite que os/as alunos/as ouçam e cantem.
Em sala de aula, leve uma cópia da letra da música “Aventura no Tempo” e explore a escrita com a turma. Veja a sugestão de atividade abaixo, para a sua realização precisaremos de uma ampulheta, que pode ser construída com garrafas descartáveis e com areia, pode ser construído com a turma e trabalhado por você professor/a, bem como de um relógio analógico ou digital:

Genial! Tivemos uma aula interessante no Laboratório de Informática e exploramos e brincamos no sitio do filme da Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo. Agora, vamos aprender um pouco mais com a letra da música do filme:

Aventura no Tempo
Turma da Mônica

Olhe o tempo, pegue o tempo,
vire o tempo, mude o tempo,
faça o tempo bom pra viver,
toda hora, todo o dia,
toda a vida, toda a história,
tem o tempo que
tem que ter [2 vezes]

A vida é um relógio,
que faz um seguindo o
tempo do coração,
e a sua vida não para,
é vento, é brisa as vezes um furacão.[repete refrão].

Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
a nossa aventura no tempo chegou.
Olhe o tempo que vai, olhe o tempo
que vem,
é nessa aventura no tempo é
que eu vou![2 vezes]
Fonte: http://turma-da-monica.musicas.mus.br/letras/964253/

1- Após ler e cantar a música “Aventura no tempo” que tal aventurar agora! Vamos nessa! Professor/a marque o tempo utilizando a ampulheta para que você imite um animal e a turma adivinhe qual animal é este. Lembre-se que você só poderá fazer mímica. Escreva o nome do animal abaixo e mãos à obra! O tempo para descoberta da turma é o tempo da ampulheta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Agora o/a professor/a marque um minuto no relógio e imite o som de alguma coisa, a turma terá um minuto para adivinhar. Vamos lá!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Muito bem, agora peça ao/à aluno/a que escreva abaixo como se sentiu ao realizar uma atividade com tempo estipulado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-  Pergunte ao/à aluno/a:o que você entendeu quando leu na letra da música: Olhe o tempo que vai, olhe o tempo que vem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-  Pergunte ainda: por que você acha que o título da música é: Aventura no Tempo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quarta Aula: Uma (1) aula de sessenta minutos

Nesta aula professor/a sugerimos que você explore o significado dos balões nas histórias em quadrinhos. Veja alguns exemplos abaixo:
Balão de Pensamento

undefined

Fonte: http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron112.htm
Balão de Fala:

undefined

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Faça uma dinâmica com a turma levando os diferentes tipos de balões utilizados na linguagem de quadrinhos. Divida a sala em grupo de quatro ou cinco alunos/as e dê um tempo para que cada grupo crie uma história utilizando os balões recebidos, para apresentarem à turma. Aproveite o momento para filmar ou fotografar a criação da história bem como as apresentações. Trabalhe com a turma a questão do tempo que cada grupo utilizou para realizar as atividades propostas.
Depois, proponha à turma a produção de uma história em quadrinhos com a temática “Tempo”. Para isso, disponibilize papéis com os quadrinhos, você pode escolher a quantidade de quadrinhos por folha ou possibilitar que cada aluno/a escolha a quantidade que achar mais interessante. As histórias criadas poderão fazer parte de um livro produzido pela turma e ser disponibilizado para leitura pelas outras turmas da escola ou mesmo para os seus familiares.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todas as atividades propostas. Para isso professor/a realize observações e registros individuais dos/as alunos/as. Esse material servirá de apoio às suas reflexões sobre o desenvolvimento da turma em relação à temática trabalhada e possibilitará análises e subsídios para o seu próprio planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.