Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lixo- o que fazer, como conter?

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre o destino do lixo produzido e suas conseqüências para o meio ambiente. Identificar ações para redução do lixo produzido; Conhecer técnicas de reciclagem e reaproveitamento do lixo. Comparar as ações do governo brasileiro em relação a outros países.
Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Qual o destino do lixo de seu bairro e de sua cidade. O que o aluno sabe sobre reaproveitamento do lixo.
Estratégias e recursos da aula

Todos nós consumimos coisas, alimentos e muitas vezes não refletimos sobre o destino do lixo que produzimos. A problemática do lixo é um dos temas mais divulgados na luta pela preservação do meio ambiente, mas ainda nos dias atuais apesar desta divulgação são poucas as ações efetivas para solucionar este problema. Precisamos identificar quais soluções tem sido desenvolvida para minimizar esta questão.
Considerando a importância da escola na formação de cidadãos mais conscientes sobre a necessidade em reaproveitar, reciclar e reduzir a questão do lixo, este projeto, tem como objetivo de despertar o olhar dos alunos para algumas possibilidades já existentes e o desejo de conhecer e refletir sobre novas soluções.

Seqüência didática:

Apresente o quebra-cabeça em flash para os alunos como disparador da discussão.


Inquira-os sobre o que eles sabem sobre o destino do lixo do bairro em que a escola está localizada.
Indique locais em que os alunos possam pesquisar: na Internet, livros, revistas e periódicos;
Socialize as descobertas e realize uma discussão em grupo;
Para fomentar o debate, assista também o filme Ilha das Flores. Disponível em:
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647

Após a sessão do filme, leia o poema o Bicho de Manuel Bandeira e peça para os alunos compararem as mensagens-

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/literatura/poesiamoderna/poesiamoderna_2.htm

Converse com eles sobre as pessoas que vivem no lixo, as que o utilizam como fonte de renda, por exemplo, os catadores. Esclareça sobre o problema da fome X lixo.
Em tempos de eleição é interessante verificar se os candidatos têm propostas para a melhoria do meio ambiente. Não é uma atividade com fins partidários, mas uma análise das reais propostas dos candidatos e se eles preocuparam-se com questões efetivas sobre o lixo.

Proponha que os alunos se dividam em subgrupos e escolham um dos temas abaixo para pesquisa:
Como alguns outros países fazem com o lixo produzido?
O que poderia melhorar para sua cidade em relação ao lixo?
Quais tecnologias já existem para dar um novo destino ao lixo?
Após a realização das pesquisas, os alunos devem apresentar seminários sobre as descobertas que fizeram, oriente-os a criarem cartazes, utilizarem vídeos, gráficos, imagens, etc. Para ilustrar as pesquisas.

Após as pesquisas, cada dupla pode ficar responsável para elaborar sugestões para a melhoria da política do lixo na cidade.

Para finalizar a atividade, a classe em conjunto deverá escrever uma carta com sugestões para sua cidade, baseadas nos estudos que fizeram e encaminharem a carta ao prefeito da cidade e ao responsável pelo meio ambiente.

Para reforçar o conteúdo e a força da carta, os alunos podem apresentar o projeto desenvolvido na escola e chamar os pais, representantes da comunidade e convidar a todos a assinarem a carta também, pois a força e a união fazem toda a diferença.

Para finalizar o projeto, enfatize a necessidade de se estudar para a melhoria da vida de todos e que para tal, o coletivo é fundamental.

Converse com os alunos sobre a importância de ações que possam resolver à problemática do lixo e a necessidade do envolvimento que os cidadãos precisam ter.
Caso a classe se envolva profundamente no tema, que tal, fundar um clube-mirim que debata estas questões nas escolas da região. Pode-se preparar um blog, uma comunidade virtual e transformar os alunos em agentes da saúde da sociedade. Pode-se fazer uma eleição para o nome do clube e para as funções. É colocar a moçada para pensar e mudar nossa realidade.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Onde colocar o lixo Animação/simulação
Recursos Complementares
Esta revista tem várias matérias que servirão como base para os alunos: http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/ Outros planos de aula sobre o tema: http://planetasustentavel.abril.com.br/planosdeaula/ Site que apresenta algumas ações governamentais sobre o lixo: http://www.coletasolidaria.gov.br/menu/noticias/portal-mostra-postos-de-coleta-de-lixo-reciclavel-em-todo-o-pais/ Texto provocativo sobre a história do lixo: http://www.ufmg.br/proex/geresol/saibamais.htm
Avaliação
Debater com os alunos sobre o que eles sabem sobre o destino do lixo que produzem. Identificar o nível de elaboração dos alunos em relação à comparação das soluções encontradas a respeito do lixo nos diferentes países e o que pode ser aplicado a nossa realidade. Analisar a riqueza do conteúdo da carta produzida e das sugestões apresentadas pela classe.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • michelly, michelly , Bahia - disse:
    bfidertamj@hotmail.com

    29/10/2010

    Cinco estrelas

    é muito bom saber de como cuidar do lixo.E que nos podemos viver num mundo melhor se cuidarmos dele.


  • Danilo Knebel, Esc. Est. Dom Carlos Eduardo- Ens. Fundamental , Paraná - disse:
    daniloknebel@yahoo.com.br

    07/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei das atividades propostas, o professor orienta a atividades isso é fundamental para que o aluno participe ativamente da pesquisa e apresentação.


  • Elane pinto de Souza, Universidade Tiradentes , Sergipe - disse:
    elanedesouza@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a forma como você introduziu o tema, atravéz da literatura, eu obtive experiência com o estágio e comecei a minha aula com a literatura de aMonteiro Lobato, acho muito legal essa interessão entre as disciplinas


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.