Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cuidar e preservar – Parte 1

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Caarleto, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a para a realização das atividades propostas é importante que o/a aluno/a tenha conhecimentos básicos sobre cuidados com o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola, da sala Multimídia com recurso de DVD e a própria sala de aula.

Aula 1: Uma (1) aula de sessenta minutos

Professor/a sugerimos que na primeira aula seja realizada uma conversa inicial com a turma sobre o que sabem a respeito do tema "Meio Ambiente". Neste momento pode ocorrer o que chamamos de tempestade de ideias, em que a turma vai falando seus conhecimentos prévios de forma espontânea e você professor vai registrando em uma cartolina. Após este momento, faça algumas explicações à turma, sobre a importância da temática para conscientização dos cuidados com o meio ambiente. Leve a turma para a sala Multimídia da escola e assista ao vídeo "Um mundo contra a poluição" sugerido abaixo. A partir do vídeo, as crianças terão oportunidade de observar a questão da poluição de maneira lúdica.


Um mundo contra a poluição

Um mundo contra a poluição

undefined

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18491


Após assistirem ao vídeo, propomos que você professor/a possibilite à turma um momento de reflexão sobre o que observaram. Depois do diálogo com a turma, propomos a elaboração de um texto coletivo sobre o que aprenderam e principalmente sobre as pistas que o vídeo aborda de como preservar o meio ambiente. Este texto poderá ser disponibilizado para outras turmas da escola de forma a divulgar o trabalho e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente.
Nesta aula sugerimos que seja enviada para casa uma pesquisa sobre “O que é lixo?”, que pode ser realizada em diversas fontes: internet, livros, jornais, revistas ou mesmo a partir de uma conversa com um familiar.

Aula 2: Uma (1) aula de sessenta minutos

Trabalhe com a turma as informações trazidas de casa sobre “O que é lixo?”. A partir deste diálogo lance outra pergunta para a turma: o que podemos fazer com o lixo? Com essa discussão estamos introduzindo o trabalho com a coleta seletiva do lixo.
A partir do vídeo, assistido na Primeira Aula, é preciso trabalhar a questão da reciclagem e isso pode ser abordado de forma prazerosa a partir da letra da música da Turma da Mônica “É preciso reciclar”. Professor/a providencie uma cópia da letra da música para cada aluno/a e faça uma cópia ampliada para ser trabalhada com a turma e ficar exposta na sala de aula durante a semana ou mês. Faça a leitura da letra da música com a turma e dialogue com o grupo sobre as possíveis dúvidas quanto à interpretação ou mesmo significado de palavras.

É preciso reciclar
Turma da Mônica
Composição: Marcio Araujo / Robso n Bala
Reciclar o lixo é a solução
Pra acabar de vez com a poluição
O que é reciclado logo se tran sforma
E a gente reutiliza, mas de outra forma
Plástico vira bola, papel vira sacola
É só ter consciência do que se joga fora
Na hora de jogar,
separe o lixo direitinho
Assim você terá
um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar...
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado
não será mais despejado
nos campos, nos rios,
nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar...
É preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!
Fonte: http://turma-da-monica.musicas.mus.br/letras/1000315/

Após a leitura da letra da música é importante trabalhar com a turma o que é a coleta seletiva do lixo e a sua importância para o meio ambiente. Para isso, leve a turma para a sala Multimídia da escola e assista ao vídeo “Rap da Reciclagem” sugerido abaixo:

undefined

Fonte: http://www.tvratimbum.com.br/secoes/videos/?id=1822
Após assistir ao vídeo, e já em sala de aula, trabalhe a letra da música com a turma e o que devemos fazer com os diferentes tipos de lixos. Veja a proposta abaixo:

Muito bem! Estamos fazendo importantes descobertas sobre como podemos cuidar do meio ambiente. Agora é com você! Leia e cante com alegria a música abaixo e depois mãos à obra!


Ratinho: Rap do Reciclar
Hélio Ziskind
Composição: Hélio Ziskind
Uma cesta é muito bom,
Quatro cestas é melhor.
Uma lata quando fica
toda torta, velha, amassada,
tá pedindo...
- Ah! Eu quero a minha cesta,
Quero voltar prá minha cesta,
me joga lá vai!
Ah Ah, nasci de novo!
Cesto fantástico,
vire cartola.
Faça o plástico,
virar bola.
Abracadabra,
carrapato, carambola vai...
e vira bola e vira pato e
vira carro hum, hum.
Num papel eu desenhei.
Eu olhei e não gostei.
Mandei prá cesta
o meu papel
Hum, hum....
sabe o que aconteceu?
Ele rodou, virou, dobrou,
dobrou e foi pro ceú.

Era uma vez,
um vidro verde
um rato azul malabarista,
girando garrafa
com panca de artista.
De repente surgiu,
uma cara de palhaço
teve gente que aplaudiu
eu vi garrafa no espaço...
O palhaço abriu a boca
mastigou, mastigou,
mastigou e cuspiu
tin, tin, tin, tin,
três copos cantando em trio.
Cantando o quê?
Cantando o rap do Re,
o rap do Ci,
o rap do Clar.
Lata, plástico, papel e vidro,
vão reciclar, é prá acabar.
Vou repetir mais uma vez,
Você limpa bem o seu ouvido:
Lata, plástico, papel e vidro
cada um tem uma cesta especial.
Tá bom não falo mais, Tchau!
Fonte: http://letras.terra.com.br/helio-ziskind/387571/

1- Após ler e cantar a música “Rap da Reciclagem” você descobriu que cada tipo de lixo é representado por uma cor diferente. Então, com a ajuda do/a professor/a faça um desenho dos latões de lixo para coleta seletiva, especificando a cor e o material que podemos jogar dentro dele.


2- Seja criativo/a! A partir de uma folha de revista, que seria jogada no lixo, que seu/sua professor/a lhe entregará, invente algo que você possa se divertir. Depois cole no espaço abaixo:

3- Agora crie um slogan sobre a importância dos cuidados com o lixo:

Professor/a faça com a turma um cartaz com o desenho e cores dos latões de lixo para reciclagem, trabalhando com a turma a separação do lixo.
• Azul: papel/papelão
• Vermelho: plástico
• Verde: vidro
• Amarelo: metal
• Preto: madeira
• Laranja: resíduos perigosos
• Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
• Roxo: resíduos radioativos
• Marrom: resíduos orgânicos
• Cinza: resíduo geralmente não reciclável, misturado ou contaminado, não sendo possível de sep aração.

undefined

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Reciclagem.jpg

Aula 3: Uma (1) aula de sessenta minutos


Professor/a para esta aula sugerimos o trabalho com imagens que abordam questões ambientais. Para isso, leve para a sala de aula a imagem abaixo e explore com a turma. A imagem faz uma denúncia aos riscos ambientais. Disponibilize uma imagem para cada aluno/a e peça que elaborem comentários escritos sobre a mesma.

undefined

Fonte: http://9jornadadeliteratura.upf.br/imagens/riscos_ambientais.gif

undefined

Fonte: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=76242049_8467.jpg&v=E
Faça um momento de socialização dos diferentes comentários dos/as alunos/as. Leve a turma para a sala Multimídia da escola e trabalhe o vídeo abaixo, da música “Cadê”. Cante com a turma:

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bHL7oFLEzOQ&feature=related
Em sala de aula, dialogue com a turma sobre suas percepções do vídeo e o que ele chama a atenção. Disponibilize a letra da música para cada aluno/a e faça a leitura com a turma.

Cadê?
Projeto Emcantar
Música: Ênio Bernardes - Letra: Cleusa Bernardes

Composição: Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes
Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui ?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ...
Sumiu!

Fonte: h ttp://letras.terra.com.br/projeto-emcantar/390937/

Professor/a você pode encontrar a letra da música e ouvi-la no próprio sitio do EMCANTAR:
http://www.emcantar.org/


Após a leitura da música sugerimos que seja feita uma coreografia com a turma e que esta seja apresentada na escola, com o objetivo de conscientizar a todos/as sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Aula 4: Uma (1) aula de sessenta minutos


Professor/a divida a sala em grupos de três ou quatro alunos/as. Distribua materiais como cartolina, canetinhas, cola, revistas, tesouras e outros, para que façam propagandas a serem fixadas pela escola, a fim de conscientizar a todos/as da importância de cuidarmos do meio ambiente até mesmo dentro da escola. Registre este momento com fotos e faça uma exposição na sala de aula. Veja alguns exemplos abaixo:

Campanha de conscientização na escola

undefined

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/cartazes/welcome.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um mundo contra a poluição Vídeo
Avaliação

A avaliação permeia todo o processo desenvolvido e por isso professor/a é importante que você faça registros e observações a cada etapa de cada aluno/a percebendo o desenvolvimento e as possíveis dificuldades dos/as mesmos/as com a temática em estudo. É preciso observar se a turma está mantendo atitudes de conservação do próprio ambiente da sala de aula, pois é uma temática extremamente rica que possibilita mudança ou mesmo reflexão de nossas atitudes.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.