Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reduce, Reuse, Recycle - Plural and Determiners

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceitos sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais

Plural

Artigos definidos e indefinidos (determiners) 

Duração das atividades
4 horas / aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias de leitura em língua estrangeira, como: identificação de palavras cognatas e conhecidas, identificação e associação de idéias, informação não-verbal. Os alunos devem ser motivados a fazer as atividades sem a necessidade de tradução literal dos textos. 

Estratégias e recursos da aula

Preparação

O material dessa aula foi elaborado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/reduce-reuse-recycle-plural-and-determiners (acesso 15/10/09)

Essa aula deve, preferencialmente, ser trabalhada em um laboratório de informática. Caso isso não seja possível, você pode salvar as imagens e textos em um pendrive ou CD e projetá-los na sala de aula com o auxílio de um data show. Se for possível que apenas você tenha acesso à Internet em sala de aula, a tela do computador também pode ser projetada para que os alunos leiam os ícones, links e observem as ilustrações. 

1a aula

STEP 1

1. Se possível, vá com os alunos ao laboratório de informática e acesse o pôster "Recycling Guide" . Discuta as questões propostas e o que os alunos sabem sobre o tema. O pôster pode ser salvo em um pendrive ou CD e projetado em sala de aula. Imagem do poster: 

 undefined

Fonte: http://www.recycling-guide.org.uk/pdfs/recyclingguide-poster.pdf (acesso em 14/10/09) 

STEP 2

Essa aula deve acontecer no laboratório de informática já que os alunos devem acessar vários links a fim de realizar as atividades propostas. Caso não haja disponibilidade de um computador por aluno, você pode projetar a tela do computador no quadro e fazer as atividades juntamente com a turma. Estimule-os a ler os links, observar as ilustrações, etc.  Endereço do site: http://www.recycling-guide.org.uk/ 

1. Peça que leiam a pergunta e a respondam. Resposta: 19 materiais 

2. Leia o enunciado bem como as perguntas nos balões. Os alunos devem escolher um dos balões e clicar nele para checar as respostas. Resposta: Build a house from recycled products.

3. Analisando portanto a página aberta ao clicar no balão correto (Build a house from recycled products), chame a atenção dos alunos para os símbolos e pergunte se conhecem algum e o que significam. Peça então leiam cuidadosamente o texto e procurem a explicação de cada um dos símbolos apresentados.

2a aula

STEP 3

1. Pergunte aos alunos se sabem o que é “composting”. Peça então que leiam as perguntas propostas, pois dessa forma eles terão objetivos claros para a leitura do texto. Em seguida, devem acessar o link e responder as perguntas. Opcionalmente o texto pode ser copiado para uma folha à parte e distribuído para os alunos. Esse material pode ser encontrado no seguinte link:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/reduce-reuse-recycle-plural-and-determiners (acesso 15/10/09)

Respostas: a) Composting is an excellent way to recycle kitchen and garden waste. Composting is the decomposition of materials that originated from animals and plants. These organic materials can be things such as plant trimmings, vegetable cuttings, eggshells and teabags. / b) It can be used as fertiliser in garden soil / c) 3. What to add to your compost pile: Hair and fur, Shredded paper, Straw and hay, Animal bedding and sawdus t, Crushed egg shells , Grass and plant cuttings, Raw fruit and vegetable trimmings, Teabags and coffee granules, Horse manure, Leaves. What not to add to your compost pile: Meat or fish, Coal Ash, Animal waste, Nappies and used tissues, Dairy products, Cooked foods, Coloured or treated paper, Chemically treated wood, Diseased plants, Persistent weeds.

2. Dessa vez, os alunos voltarão ao texto para encontrar o plural dos substantivos listados. Você pode inclusive propor que eles façam a atividade sem consultar o texto, utilizando assim o conhecimento prévio, e que voltem ao texto apenas para conferir suas respostas. Respostas: a) materials (a) , b) animals(a), c) plants(a), d) things(a), e) cuttings(a), f) eggshells(a), g) teabags(a), h) stages(a), i) bacteria(g), j) fungi(g), k) worms(a), l) insects(a), m) months(a), n) bins(a), o) stores(a), p) leaves(f), q) nappies (b), r) tissues(a), s) batteries(b), t) banks(a)

3. Estabeleça um tempo de aproximadamente 15 minutos para que os alunos leiam a tabela e identifiquem as regras para formação do plural utilizadas no exercício anterior. Corrija a atividade no quadro, fornecendo outros exemplos de palavras conhecidas sempre que possível. Resposta: vide questão acima. 

4. Consultando a tabela, os alunos devem escrever o plural dos substantivos listados. Essa atividade pode ser realizada como para casa. Resposta: a) Knives, b) dishes, c) tomatoes, d) blitzes, e) teeth, f) churches, g) heroes, h) pianos, i) babies, j) wives, k) days, l) policemen. 

3a aula

STEP 4

1. Leia a explicação bem como os exemplos com os alunos. Esclareça qualquer dúvida que possa surgir e forneça mais exemplos sempre que possível. De preferência, use exemplos reais, que façam parte da realidade dos alunos pois assim o aprendizado se torna mais significativo. Peça então que os alunos completem o texto e, se possível, que façam a correção acessando o site. Resposta some interesting facts: Up to 60% of the rubbish that ends up in the dustbin could be recycled.  / The unreleased energy contained in the average dustbin each year could power a television for 5,000 hours. / The  largest lake in X Britain could be filled with rubbish from the  UK in 8 months. / On average, 16% of the money you spend on a product pays for the packaging, which ultimately ends up as rubbish. / As much as 50% of waste in the average dustbin could be composted. / Up to 80% of a vehicle can be recycled.

2. Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar mais uma vez o site, mas dessa vez com objetivos bem definidos. Antes de iniciar a atividade, pratique a dedução e pergunte aos alunos em qual ou quais links eles poderiam encontrar as informações solicitadas. Explique que ao usar essa estratégia eles estarão administrando melhor o tempo da leitura, tornando a atividade mais objetiva. Respostas pessoais. 

3. Trazendo mais uma vez a realidade para dentro da sala de aula e tornando o aprendizado mais significativo, os alunos devem levantar e discutir problemas enfrentados pela comunidade ou atitudes que poderiam ser tomadas para a preservação do ambiente. Em seguida, devem selecionar as questões mais importantes e promover uma campanha a esse respeito. Eles podem confeccionar cartazes, fazer apresentações e colocar em prática o que aprenderam nas aulas.

Avaliação

Promova uma campanha "Reduce, Reuse, Recycle" na escola divulgando-a através de cartazes em inglês, conforme proposta apresentada na atividade 3 do Step 4. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARIA DO SOCORRO LOPES, EEEFM ODILON DE FIGUEIREDO , Paraíba - dijo:
    soslopes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Interesting, creative and participative. The idea of displaying posters around the school is great. Congratulations!


  • SOCORRO LOPES, Escola Estadual Odilon de Figueiredo , Paraíba - dijo:
    soslopes@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Criativa, interessante e atual, permite trabalhar interdisciplinarmente com ciências/biologia (meio-ambiente) e artes (cartazes). Parabéns!


  • Daniel Luiz dos Santos, Escola Municipal Coronel Júlio Borges e Escola Municipal Dona Maria Sant'Ana , Minas Gerais - dijo:
    danielluizdossantos@ymail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões e os sites indicados para pesquisa são ótimos com textos interessantes e ao mesmo tempo instrutivos. Estou organizando meu planejamento para 2010 e pretendo aproveitar e adaptar as atividades sugeridas. Valeu pela colaboração!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.