16/11/2009
Andréa Leão Doesher; Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Contribuir para que os alunos aprendam sobre a auto-estima e sua importância à vida, auxiliando-os a resgatarem seus valores e se aperceberem enquanto sujeitos que têm potenciais, voz e condições de lutar pelos seus ideais. Além disso, instigar neles a reflexão, a crítica, a escrita e a produção de textos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo.
Motivação
Com os alunos em roda sugerimos que o professor inicie a aula perguntando para os alunos o que é AUTO-ESTIMA, e qual a sua utilidade à nossa vida. Os alunos poderão expor livremente sua opinião, e após uma rodada de conversa ele poderá explicar que auto-estima é a forma como uma pessoa se sente a respeito de si mesma, e que a auto-estima está estreitamente relacionada com nossa família e nosso meio ambiente.
O professor poderá complementar e dizer que no nosso cotidiano enfrentamos situações que afetam o modo como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Exemplo disso é quando discutimos com nossos pais, amigos, enfim, e recebemos críticas isso poderá prejudicar a nossa auto-estima.
Após, o professor poderá apresentar o vídeo intitulado “Auto-estima”, com duração de 5 minutos e 23 segundos, disponível no recurso abaixo (Fig. 1).
Recurso:
Figura 1– Imagem do vídeo- Auto-estima
http://www.youtube.com/watch?v=BuBK0e242Zs. Acesso em 25 Set. 2009.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação deste, sugerimos que o professor indague os alunos dos aspectos que consideraram mais importantes que o vídeo tratou, se acharam relevante, e se já pararam para meditar acerca da questão da auto-estima.
Atividade 1
Com os alunos ainda em roda, o professor entregará a cada um uma folha de sulfite, e deverá dizer a eles que esta folha representa a auto-estima. O professor explicará também que lerá uma lista de situações (Fig. 2) que podem ocorrer ocasionando prejuízo a auto-estima, sendo que cada vez que ele ler uma frase os alunos deverão arrancar um pedaço da folha na mesma proporção em que essa situação afetaria sua auto-estima. O professor poderá exemplificar dizendo uma frase e rasgando-a de acordo com o tanto que o afetou, ou seja, “ isso me afetou muito’, “isso não me afeta muito”.
As frases que podem ser empregadas nesta atividade são:
Figura 2- Lista de situações que podem prejudicar a auto-estima
Após o professor proferir todas as frases, os alunos serão solicitados a escrever no caderno qual foi a situação que mais afetou a auto-estima deles (que lhes fez mal), e qual causou menos danos. Em seguida, o professor solicitará que eles leiam suas impressões.
Durante esta leitura cabe ao professor ressaltar o quanto que no dia-a-dia nossa auto-estima é colocada em xeque, e por vezes nos sentimos entristecidos, pois nossa auto-estima fica aos pedaços.
Além disso, ele deverá dizer que há também situações que contribuem positivamente para a nossa auto-estima, e talvez não nos damos conta disso. E que por vezes nos concentramos demais nas coisas negativas do cotidiano e não damos importância a outras positivas.
ATIVIDADE 2
O professor entregará outra folha sulfite aos alunos, e tal como na atividade anterior, ela também representará a auto-estima deles. Contudo, agora as frases buscam resgatar esta auto-estima perdida (Fig. 3) Nessa atividade eles também terão de rasgar as folhas conforme o nível que as frases os afetou.
As frases que podem ser emprega das nes ta atividade são:
Figura 3- Lista de situações que podem auxiliar a auto-estima
Finalizada a leitura destas frases, o professor indagará se todos puderam perceber vários motivos para se ter uma boa auto-estima. Se algum aluno sinalizar que não, o professor poderá solicitar a eles que listem oralmente as características positivas do colega que está sentado ao seu lado direito. Esta é uma forma positiva e descontraída dos alunos perceberem sua importância.
Após, os alunos serão solicitados a escrever no caderno quais as situações que mais colaboram para o desenvolvimento de uma boa auto-estima. Em seguida, o professor solicitará que eles leiam suas impressões.
Seria interessante que o professor estimulasse a participação dos alunos nesta atividade, criando um ambiente acolhedor, auxiliando-os a se manifestarem sem medo de repressões ou represálias.
ATIVIDADE 3
Os alunos terão como tarefa para realizar em casa a elaboração de uma lista sobre formas que poderiam reagir diante as situações que afetam sua auto-estima; como poderiam se defender do efeito que essas situações pudessem causar; os fatos que melhoraram ou que fortaleceram sua auto-estima. Os alunos deverão apresentar os resultados desta lista na próxima aula, sendo que podem, para isso, fazer uso de mímicas, teatros, ou, de uma redação.
O professor poderá ler para o preparo desta aula o seguinte texto, o qual trata do tema auto-estima:
A avaliação deverá recair sobre o envolvimento dos alunos em todo o processo da aula, começando pelo debate, leitura dos textos, passando pelo envolvimento nas atividades propostas. O professor deverá avaliar, sobretudo, a percepção dos alunos quando a auto-estima.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexelente aula que estimula a participaçao