16/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
O aluno poderá aprender sobre as drogas, tendo a oportunidade de refletir acerca dos danos físicos e emocionais que elas geram, e da importância de dizer não às mesmas. Além disso, estas aulas podem ser profícuas para se trabalhar a oralidade, a escrita e o senso crítico dos alunos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, pois o recurso poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho de DVD!
Motivação
Para iniciar a aula o professor poderá passar um vídeo (Fig. 1), de 8 minutos e 5 segundos, aos alunos intitulado “Episódio 4 drogas Cocaína” Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=pjly_G9PQE8. Acesso em 24 set. 2009.
Figura 1- Imagem do vídeo- Episódio 4 drogas cocaína
Após a apresentação do vídeo o professor discutirá com os alunos a opinião destes quanto aos aspectos tratados no mesmo. Para tanto poderá empregar algumas perguntas, tais como:
• Que droga o texto abrange?
• De onde está droga é extraída?
• A cocaína já foi usada como?
• O uso medicinal da cocaína é recomendado?
• O que acontece com o cérebro de quem usa a cocaína?
• O que a cocaína traz ao organismo?
• Ela é perigosa? Por quê?
• Ela vicia?
• Como saber que uma pessoa está tendo overdose?
ATIVIDADE 1
Após o diálogo e manifestação dos alunos, o professor solicitará que eles formem grupos de 3 pessoas. Cada integrante dos grupos receberá tiras de papel e canetas coloridas para a realização de uma atividade, cujo o intuito é estimular a reflexão dos alunos sobre os motivos que levam uma pessoa a usar drogas.
Assim, cada grupo deverá identificar o maior número de motivos que as pessoas empregam para fazer uso das drogas sem censura, e que escreva cada um deles em uma tira de papel em letra legível e bem grande.
Quando todos os grupos tiverem finalizado o professor solicitará que eles colem estas tiras em cartolinas, as quais serão afixadas na lousa. Feito isso, o professor deverá ler estes motivos tirando os repetidos, solicitando que os alunos expliquem o porquê de suas escolhas.
Concluído isso, o professor indagará os alunos se concordam ou não com os motivos que foram elencados, e o porquê. Visa-se neste momento estimular a participação, o diálogo, a crítica, e sobretudo, a reflexão dos motivos apresentados.
Em seguida, sugerimos que o professor distribua o texto “Em busca do porquês” (Fig. 2), disponível em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.5.html. Acesso em 24 Set. 2009, para os grupos.
Figura 2- Em busca dos porquês
Cada grupo deverá discutir o texto, e com base nele deverão responder a algumas questões por escrito:
• Como as drogas entram na vida do adolescente? Por quê alguns adolescentes começam a usar drogas?
• O que você acha da discriminalização do usuário de drogas?
• Como você vê o usuário de drogas e o traficante? Que relação existe entre eles e como a sociedade os trata?
• Qual a melhor maneira de se desviar das drogas quando existe a pressão do grupo?
Após todos os grupos responderem estas questões, o professor solicitará que formem um círculo a fim de que possam apresentar suas respostas e opiniões aos demais grupos. O intuito desta atividade é instigar a troca, o bate-papo dos alunos, de maneira que possam refletir sobre a importância de dizer não as drogas.
ATIVIDADE 3
A seguir, o professor entregará cartões aos grupos contendo algumas respostas e outras perguntas, cartões estes disponíveis em: http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.5.html. A cesso em 25 Set. 2009. Cada grupo deverá procurar o grupo que tem a ficha que complete seu cartão (Pergunta-Resposta). O professor atuará como mediador, dando dicas aos alunos quanto aos cartões.
Assim que todos os cartões correspondentes forem encontrados, os grupos deverão ler oralmente a pergunta e a resposta dos mesmos, em ordem crescente, ou seja, da pergunta 1 a 16.
CARTÕES _ PERGUNTAS E RESPOSTAS1 _ O que são drogas?
R _ São produtos que o homem vem utilizando no decorrer da história para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
2 _ Que fatores interferem na qualidade e na intensidade das alterações psicológicas que as drogas causam?
R _ As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga, as características de quem as ingere, as expectativas que se tem sobre seus efeitos e o momento em que são ingeridas.
3 _ Que tipo de drogas existem?
R _ Existem as drogas lícitas (álcool, tabaco, chás, alguns medicamentos,...) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, plantas alucinógenas...).
4 _ Em que grupos classificam-se as drogas?
R _ Em estimulantes, depressoras e perturbadoras.
5 _ Quais são os tipos de usuários de drogas?
R _ Usuário experimentador, eventual, habitual e o dependente químico.
6 _ O que caracteriza um usuário experimentador?
R _ É aquele que experimenta a droga e não se interessa em manter o uso.
7 _ O que caracteriza um usuário eventual?
R _ É aquele que faz uso da droga ocasionalmente. Continua sua vida, com suas atividades e de vez em quando faz uso da droga.
8 _ O que caracteriza um usuário habitual?
R _ É aquele que organiza suas atividades em torno do hábito de usar drogas.
9 _ O que caracteriza um usuário dependente?
R _ É aquele que usa a droga compulsivamente, sem controle psicossocial. A droga eleita passa a ser o eixo de sua vida.
10 _ O que causa a dependência química?
R _ A dependência química se instala pelo encontro de 3 fatores básicos: a personalidade da pessoa, o produto (droga) que a pessoa usa e o contexto social/familiar que ela está inserida.
11 _ Se as drogas fazem mal, por que as pessoas consomem?
R _ Os motivos variam de pessoa a pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. Porém, alguns dos que iniciam o uso poderão se comprometer gravemente.
12 _ Quais são os fatores de risco para uso ou abuso de drogas?
R _ A desinformação, a saúde deficiente, insatisfação com a qualidade de vida, personalidade vulnerável e o fácil acesso às drogas.
13 _ O que significa Prevenção Primária?
R _ Define-se como prevenção dirigida ao início do processo, informando e educando sobre as questões relacionadas com o uso de drogas.
14 _ O que significa Prevenção Secundária?
R _ Significa a prevenção que trata de desenvolver ações que possam impedir a transição do uso ocasional ao uso habitual.
15 _ O que significa Prevenção Terciária?
R _ É um trabalho individual ou coletivo com o usuário no sentido de recupera-lo e de integra-lo ao meio social.
16 _ De que forma os jovens podem participar de uma Prevenção ao uso indevido de drogas?
ATIVIDADE 4
Neste momento, o professor explicará que eles terão de realizar outra atividade objetivando sintetizar os aspectos trabalhos na aula. Para tanto, os grupos receberão papéis contendo as seguintes palavras: escola, família e sociedade. Além disso, receberão a letra da música de Alexandre Pires intitulada “Diga não às drogas” (Fig. 3), disponível em: http://letras.terra.com.br/alexandre-pires/113703/. Acesso em 24 Set. 2009. Eles deverão ler a l etra desta música, e baseado nela, e nos papéis que receberão, deverão montar encenações teatrais que ilustrem a relação das drogas nestas instâncias sociais, frisando a importância de dizer não às drogas.
Os grupos apresentarão estas encenações em sala de aula. Com o aval dos grupos, o professor poderá agendar com o diretor da escola uma data em que estas encenações poderão ser apresentadas para toda a escola, de maneira a socializar as informações trabalhadas em aula.
Figura 3- Letra da Música- Diga não às drogas
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. Além disso, o professor nesta avaliação poderá se pautar pela produção dos alunos, ou seja, a participação nos debates e a produção escrita.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/08/2014
Cinco estrelasÓtima aula para ser trabalhada em ciências: drogas na adolescência. quero receber outros temas.
14/05/2014
Quatro estrelasÓtimo. Se puder receber temas interessantes para trabalhar em ensino religioso vou ficar grata. Série 6
30/10/2013
Cinco estrelasAula perfeita..Parabéns!!
27/10/2010
Cinco estrelasMuito boa!!
12/07/2010
Cinco estrelasadorei a aula, só não sei se dá para trabalhar com alunos da modalidade de educação de jovens e adultos.
14/06/2010
Cinco estrelasmuito bom pois nosso jovens estão seduzido por esta droga que de verdade é uma verdadeira droga.