19/10/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Conhecer as características físicas da tartaruga.
Sobre a tartaruga
Atividade 1 – Como é uma tartaruga?
1° Momento - O professor após efetuar a leitura da fábula" A Lebre e a Tartaruga" deverá questionar sobre as características físicas da tartaruga:
Após estas indagações, o professor deve solicitar que cada criança desenhe uma tartaruga, esse deve ser realizado de acordo com o que elas imaginam como seja a tartaruga, para tanto o professor deverá disponibilizar o material na mesa: lápis grafite e de cor, giz de cera, caneta hidrográfica e papéis de tamanhos variados.
Ao término da atividade, o professor deverá solicitar que os alunos efetuem uma pesquisa sobre o habitat da tartaruga, suas características físicas, alimentação e reprodução. A pesquisa pode ser realizada em livros, enciclopédias, revistas ou internet.
Sugestão de imagens no site:
2° Momento - O professor deve organizar o material da pesquisa, elegendo algumas fotos e informações para serem socializadas com as crianças. Durante a leitura do material, o professor deve mostrar as imagens e discutir com as crianças suas descobertas .
Imagem 1 - Tartarugas marinhas
Após a discussão, o professor deve solcicitar que as crianças desenhem a tartaruga e escrevam o que aprenderam sobre a tartaruga.
Imagem 2 - Representação da tartaruga
3° Momento - O professor poderá propor uma discussão acerca do titulo do livro: A lebre e a tartaruga ou A lebre e o jabuti, de acordo com as caracteristicas dos animais estudados.
Avalia se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!