Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a tartaruga

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características físicas da tartaruga.

Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sobre a tartaruga

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Como é uma tartaruga?

1° Momento - O professor após efetuar a leitura da fábula" A Lebre e a Tartaruga" deverá questionar sobre as características físicas da tartaruga:

  • Como é a forma do corpo da tartaruga?
  • Quantas patas ela tem?
  • Onde vive a tartaruga?
  • Como nascem as tartarugas?

Após estas indagações, o professor deve solicitar que cada criança desenhe uma tartaruga, esse deve ser realizado de acordo com o que elas imaginam como seja a tartaruga, para tanto o professor deverá disponibilizar o material na mesa: lápis grafite  e de cor, giz de cera, caneta hidrográfica e papéis de tamanhos variados.

Ao término da atividade, o professor deverá solicitar que os alunos efetuem uma pesquisa sobre o habitat da tartaruga, suas características físicas, alimentação e reprodução. A pesquisa pode ser realizada em livros, enciclopédias, revistas  ou internet.

Sugestão de imagens no site:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.tartarugas.avph.com.br/jpg/jabuti%2520piranga%2520vermelho4.jpg&imgrefurl=http://www.tartarugas.avph.com.br/jabutipiranga.htm&usg=__Amb1-ABw-0ZWCzJC3VL2Jh36YW0=&h=467&w=759&sz=74&hl=pt-BR&start=14&um=1&tbnid=JV21TLGisGqQ2M:&tbnh=87&tbnw=142&prev=/images%3Fq%3Djabuti%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26sa%3DG%26um%3D1

2° Momento - O professor deve organizar o material da pesquisa, elegendo algumas fotos e informações para serem socializadas com as crianças. Durante a leitura do material, o professor deve mostrar as imagens e discutir com as crianças suas descobertas .

   tartaruga

   tartaruga 2

Imagem 1 - Tartarugas marinhas

Após a discussão, o professor deve solcicitar que as crianças desenhem a tartaruga e escrevam o que aprenderam sobre a tartaruga.

undefined

Imagem 2 - Representação da tartaruga

3° Momento - O professor poderá propor uma discussão acerca do titulo do livro: A lebre e a tartaruga ou A lebre e o jabuti, de acordo com as caracteristicas  dos animais estudados.

Avaliação

Avalia se as crianças:

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.