Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A visita do jabuti - que bichinho é esse?

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o jabuti a fim de destacar suas características gerais;

Comparar as semelhanças e diferenças entre o jabuti e a tartaruga, visto que o jabuti é um animal terrestre e a tartaruga é um animal do meio aquático.

Duração das atividades
A atividade deverá ser divida em dois momentos com duração de 10 a 15 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A visita do jabuti na sala de aula

1° Momento - Após a leitura da fábula " A lebre e a tartaruga" e da pesquisa sobre a características físicas da tartaruga, seu habitat, alimentação e reprodução, o professor deverá investigar com as crianças suas idéias prévias acerca do jabuti:

  • Como é a forma do corpo do jabuti?
  • Do que é coberto o corpo do jabuti?
  • Quantas pernas ele tem?
  • Onde vive o jabuti?
  • Como nascem os jabutis?

Sugestão de leitura: A lebre e a tartaruga, Eunice Braido, Editora FTD, 2006. No site: www.submarino.com.br/.../?franq=215319

lebre e a tartaruga

Imagem 1 - O livro "A lebre e a tartaruga"

Observação: A leitura dessa fábula é realizada com o intuito das crianças estarem percebendo a diferença entre os animais, a tartaruga e a lebre, mas pode ser trabalhada também pela importância dos v alore s e atitudes que ela transmite.

Sugestão de vídeos para as crianças assitirem sobre a fábula:

http://www.youtube.com/watch?v=OLoh42zGjQQ&feature=PlayList&p=08956C5E9D8B03EB&playnext=1&playnext_from=PL&index=6

As falas das crianças deverão ser registradas e anexadas no mural da escola. E m seguida o professor poderá levar e mostrar na sala um jabuti, possibilitando que as crianças observem suas características físicas seu modo de locomoção, bem como do que se alimentam.

Foto 6

Imagem 2 - Crianças observando um jabuti

       Ao final da observação, o professor deverá levantar com as crianças, algumas semelhanças e diferenças entre o jabuti e a tartaruga.

  • O que o jabuti tem que é diferente da tartaruga?
  • Como se locomove a tartaruga?
  • E como se locomove o jabuti?
  • Onde vive a tartaruga?
  • Onde vive o jabuti?
  • Como é o casco da tartaruga?
  • Como é o casco do jabuti?
         Foto 2  

Imagem 3 - Jabuti (Imagem tirada em sala de aula)

          tartaruga 1

Imagem 4 - Tartaruga

Sugestão de busca de imagens da tartaruga:

g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL6696-5603...

2° Momento - Após essa observação do animal, o professor deverá propor que as crianças realizem o desenho do jabuti. Para tanto, deverá disponibilizar sobre a mesa os materiais: lápis grafite e de cor, giz de cera, caneta hidrográfica, papéis de tamanhos variados.

desenho do jabuti

Imagem 5 - Representando o jabuti

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar e as crianças:

Participaram da observação ao animal;

Apontaram as características do animal;

Registraram através do desenho o animal observado;

Conseguiram nomear as partes do corpo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.