16/11/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Observar o jabuti a fim de destacar suas características gerais;
Comparar as semelhanças e diferenças entre o jabuti e a tartaruga, visto que o jabuti é um animal terrestre e a tartaruga é um animal do meio aquático.
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios
Atividade 1 – A visita do jabuti na sala de aula
1° Momento - Após a leitura da fábula " A lebre e a tartaruga" e da pesquisa sobre a características físicas da tartaruga, seu habitat, alimentação e reprodução, o professor deverá investigar com as crianças suas idéias prévias acerca do jabuti:
Sugestão de leitura: A lebre e a tartaruga, Eunice Braido, Editora FTD, 2006. No site: www.submarino.com.br/.../?franq=215319
Imagem 1 - O livro "A lebre e a tartaruga"
Observação: A leitura dessa fábula é realizada com o intuito das crianças estarem percebendo a diferença entre os animais, a tartaruga e a lebre, mas pode ser trabalhada também pela importância dos v alore s e atitudes que ela transmite.
Sugestão de vídeos para as crianças assitirem sobre a fábula:
As falas das crianças deverão ser registradas e anexadas no mural da escola. E m seguida o professor poderá levar e mostrar na sala um jabuti, possibilitando que as crianças observem suas características físicas seu modo de locomoção, bem como do que se alimentam.
Imagem 2 - Crianças observando um jabuti
Ao final da observação, o professor deverá levantar com as crianças, algumas semelhanças e diferenças entre o jabuti e a tartaruga.
Imagem 3 - Jabuti (Imagem tirada em sala de aula)
Imagem 4 - Tartaruga
Sugestão de busca de imagens da tartaruga:
g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL6696-5603...
2° Momento - Após essa observação do animal, o professor deverá propor que as crianças realizem o desenho do jabuti. Para tanto, deverá disponibilizar sobre a mesa os materiais: lápis grafite e de cor, giz de cera, caneta hidrográfica, papéis de tamanhos variados.
Imagem 5 - Representando o jabuti
Ao final da aula o professor deverá observar e as crianças:
Participaram da observação ao animal;
Apontaram as características do animal;
Registraram através do desenho o animal observado;
Conseguiram nomear as partes do corpo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2010
Cinco estrelasGostei muito, está me ajudando com o meu filho de 5 anos, nas tarefas de casa. Grata e excelente