05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
• Organização e compreensão da estrutura do gênero instrucional: Regras do jogo.
• Saber onde encontrar textos instrucionais.
• Escrever textos instrucionais.
• Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
• Conhecer jogos.
Estratégias e recursos da aula:
Cópia da regra do jogo “Imagem e Ação Júnior”
Acesse o site: www.grow.com.br
Atividade 1
Caro professor inicie a aula perguntando aos alunos se sabem jogar “Imagem e Ação - Júnior”. Quantas pessoas podem jogar? Quem é o vencedor? O que os participantes devem fazer? Vocês conhecem as regras do jogo? Onde encontramos as regras do jogo?
Professor apresente o jogo, pois algumas crianças podem não conhecê-lo. Depois distribua as regras do jogo para os alunos e faça a leitura em voz alta, pedindo que acompanhem a leitura no papel que receberam.
Como dever de casa peça aos alunos que façam uma entrevista com os pais sobre as regras dos jogos que eles conhecem.
• Qual era o jogo que você mais gostava?
• Como jogava?
• Quais eram as regras do jogo?
Sugestão complementar: Caro professor você poderá trabalhar o gênero entrevista, ressaltando as características desse gênero textual e analisando, junto com os alunos, as respostas. Esse registro pode resultar em uma tabela feita coletivamente em uma cartolina.
Atividade 2
Inicie a aula retomando as entrevistas feitas com as famílias.
Converse com os alunos sobre as regras dos jogos e escreva no quadro/lousa os jogos com as regras citadas na entrevista.
Criando um novo jogo: Professor separe os alunos em grupos de no máximo 5 componentes.
Peça para que inventem um jogo com novas regras. Distribua cartolinas, pincéis atômicos, tesouras e cola, para criação do jogo.
É importante que fique claro para os alunos o que é necessário conter na instrução do jogo.
Para o desenvolvimento do jogo, os alunos deverão estabelecer regras comuns a todos do grupo.
1 Passo: Nome do jogo
2 Passo: Idade dos participantes
3 Passo: Número de participantes
4 Passo: Componentes
5 Passo: Objetivo do jogo
6 Passo: Como jogar
7 Passo: Vencedor
8 Passo: Sugestões
Terminado as etapas acima, distribua uma folha (veja modelo abaixo) para os alunos preencherem as instruções do jogo criado por eles.
Atividade 3
Finalize a aula com a apresentação dos grupos e proponha que todos os grupos brinquem com os jogos criados.
Sugestão: Professor você poderá promover, no horário do recreio, oficinas com jogos. Os alunos poderão passar de sala em sala convidando os colegas para que conheçam os jogos criados pela turma.
Veja abaixo, jogo criado por uma aluna da turma de primeiro ano em 2009.
Componentes do jogo:
• Verificar através das discussões, se aluno teve uma compreensão global do gênero instrucional trabalhado: finalidades, estruturação e organização das regras de jogos
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/06/2012
Cinco estrelasBacana, as crianças devem entender que usamos os textos instrucionais não somente para escrever receitas culinárias, e através desta atividade é possível entender isto direitinho.