Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bichos: venha viver esta aventura

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes,Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto,Patrícia Carvalho Pacheco.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir das aulas propostas, o/a aluno/a poderá aprender os cuidados que deve ter com os animais, bem como as características dos animais de seu interesse. A turma terá a possibilidade de compreender melhor as suas responsabilidades para com os seres vivos correlacionando os estudos aqui propostos com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a sugerimos que os/as alunos/as já tenham, em sala de aula, algum contato com o tema animais, conhecendo alguns nomes e hábitos. Acreditamos ser relevante, que você professor/a busque informações junto à família, sobre possíveis alergias à animais que alguma criança possa apresentar.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a para a realização das aulas propostas utilizaremos o espaço da sala de aula, o Laboratório de Informática, a sala Multimídia, bem como a área verde da escola (pode ser o pátio ou outro ambiente que a sua escola disponha).

 

 Aula1: Uma (1) aula de sessenta minutos

Em sala de aula, faça uma pesquisa com a turma sobre os animais que as crianças têm em casa ou gostem mais. Registre no quadro os nomes falados pelas crianças. Depois, para o tratamento das informações obtidas, construa um gráfico de barras com a turma, utilizando uma cartolina, com os dados da quantidade de animais e dos tipos de animais que cada aluno/a mais gosta. Organize um local na sala de aula para afixar o cartaz, de forma que fique visível para toda a turma. Veja um exemplo abaixo:

Animais que gostamos

undefined

Aproveite o momento para fazer uma pesquisa na escola. Escolha uma ou duas turmas a serem entrevistadas e possibilite que os/as alunos/as, organizados/as em duplas, possam entrevistar os/as alunos/as das turmas escolhidas, descobrindo qual o seu animal preferido. Organize os dados coletados e faça um registro com a turma, descobrindo qual é o animal que os/as alunos/as entrevistados/as mais gostam e faça um cartaz com esta informação para ser afixado em um espaço fora da sala de aula para que todos/as integrantes da escola tenham acesso.

 

Aula 2: Uma (1) aula de 60 minutos

Nesta aula professor/a vamos precisar de revistas ou outros materiais disponíveis para recorte. Organize os/as alunos/as em grupos de quatro ou cinco alunos/as e distribua para cada grupo o material para recorte. Peça aos grupos, que pesquisem gravuras de diferentes animais e as recortem. A partir das imagens recortadas pelos grupos, faça um painel na própria sala para colá-las. Depois, convide os/as alunos/as a e screverem os nomes dos animais encontrados, em um pedaço de papel, a ser colado logo abaixo de cada imagem. Aproveite o momento para explorar a escrita espontânea e fazer problematizações a partir do que foi escrito, com o grupo todo, até chegarem à compreensão da escrita convencional.

 

Aula 3: Uma (1) aula de 60 minutos

Para esta aula, sugerimos que você professor/a providencie a letra da música “Todos Juntos” dos Saltimbancos e composição de Chico Buarque e leve impressa para cada aluno/a, como também, em uma folha ampliada para ser afixada na lousa. Pergunte à turma quem conhece a música e faça a leitura da letra para que descubram um pouco sobre o seu conteúdo. Explore os nomes dos animais que estão na letra da música, solicitando que cada aluno/a circule os nomes dos animais que encontraram: gata, galinha, jumento e cachorro. Aproveite para conversar com a turma sobre a mensagem de amizade e união trabalhada na letra e também as palavras desconhecidas pela turma. Na letra da música é possível explorar as características de cada animal: esperta, leal, teimosa e paciente. Converse com a turma sobre estas características e procure perceber o que cada aluno/a compreendeu.

 Veja a letra da música:

 

Todos Juntos

Os Saltimbancos

Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

Uma gata, o que é que tem?
- As unhas
E a galinha, o que é que tem?
- O bico
Dito assim, parece até ridículo
Um bichinho se assanhar
E o jumento, o que é que tem?
- As patas
E o cachorro, o que é que tem?
- Os dentes
Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá

Junte um bico com dez unhas
Quatro patas, trinta dentes
E o valente dos valentes
Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer

Uma gata, o que é que é?
- Esperta
E o jumento, o que é que é?
- Paciente
Não é grande coisa realmente
Prum bichinho se assanhar
E o cachorro, o que é que é?
- Leal
E a galinha, o que é que é?
- Teimosa
Não parece mesmo grande coisa
Vamos ver no que é que dá

Esperteza, Paciência
Lealdade, Teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar

Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer

E no mundo dizem que são tantos
Saltimbancos como somos nós.

Fonte: http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275214/

 

Sala Multimídia:

Professor/a a partir do sítio abaixo, você tem acesso ao vídeo dos Saltimbancos com a música “Todos Juntos”. Sendo assim, leve a turma para a sala multimídia da escola e assista ao vídeo e possibilite que os/as alunos/as inventem uma coreografia para a música a qual poderá ser apresentada para as outras turmas da escola, bem como filmada e assistida pela própria turma e seus pais.

 

undefined

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=TKuq3pOVFvo

 

Nesta aula, faça a exploração da imagem abaixo com a turma e peça para que os/as alunos/as descubram os animais que compõem a imagem de uma pessoa. Professor/a registre na lousa os nomes dos animais falados pelos/pelas alunos/as. Depois, possibilite que cada aluno/a faça o registro dos nomes dos animais no caderno. Com este momento, você professor, poderá trabalhar com a importância dos animais para as nossas vidas, pois na imagem o homem é formado a partir dos animais retratando a n ecessidade de conscientização das pessoas com os cuidados e respeito aos animais. Explore com a turma os animais selvagens e os animais domésticos, conversando com a turma sobre os animais que podem ser criados em nossos lares e outros que não podem.

 

undefined

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_OETO24O_XVg/R82VBU8uTJI/AAAAAAAAAPs/-aF7mqkahCs/s1600-h/23438d79b169f6c191133516129286a1.jpg

 

Aula 4:Uma (1) aula de 60 minutos

Vamos brincar de mímica! Para esta aula professor/a você poderá utilizar a própria sala de aula. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e peça para que cada grupo escolha um nome para sua equipe. Escolhido o nome da equipe, registre na lousa, dividindo-a, com giz branco, em duas partes. Cada grupo escolhe o/a aluno/a que fará a mímica. Escolhido o/a participante, você professor/a entrega um papel com o nome de um animal, a ser imitado. O/A aluno/a que recebeu o papel com o nome do animal, terá que imitar para o seu próprio grupo adivinhar. O jogo segue até que todos tenham imitado um animal. Professor/a registre na lousa cada acerto das equipes, sendo que cada uma terá no máximo três chances para tentar acertar o nome do animal imitado. Vence a equipe que tiver a maior pontuação.

 

Aula5: Uma (1) aula de sessenta minutos

 Laboratório de Informática

Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo. Explore com os/as alunos/as os direitos dos animais, para isso, leia junto com  a turma e explore cada artigo da lei.

undefined

Fonte: http://direitosdosanimais.no.sapo.pt/direitosdosanimais.htm

Aproveite e acesse o sítio do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e explore com a turma as informações e atividades desenvolvidas por este órgão com os animais.

undefined

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=7&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false

undefined

Fonte: http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/

 

Registro da aula:

Após a leitura e discussão dos direitos dos animais, possibilite que os/as alunos/as construam cartazes e panfletos conscientizando a todos/as da importância do respeito aos animais e aos seus direitos. Após confeccionarem os cartazes e os panfletos, promova uma passeata no quarteirão da escola divulgando o material produzido, de forma que a população próxima tenha acesso às informações coletadas na escola sobre os animais e possa ser divulgadora desse aprendizado.

Avaliação

A avaliação é fundamental durante todo o processo de aprendizagem. Com as atividades propostas você professor/a poderá realizar observações e registrar a forma como cada aluno/a se envolveu com as atividades, bem como as possíveis dificuldades apresentadas para reestruturar as próximas aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.