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Cinema mudo: a criança cria a história

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELAINE CRISTINE GONZAGA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo, Renata Benedetto Costa Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Expor suas idéias em público.
• Relacionar a linguagem visual com a linguagem escrita.
• Escrever frases coerentes com as imagens.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Escrita de frases, conhecimento de informática.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da aula: Computador, projetor.

Atividade 1

Professor realize uma discussão sobre o cinema antigo: Vocês sabiam que antigamente o cinema era mudo e preto e branco? Vocês podem imaginar como as pessoas entendiam o filme sem fala? Vocês já assistiram a um filme sem fala? E preto e branco? Que filme era? Vocês gostaram de “filme mudo”?
Caro professor explique para os alunos que no ano de 1912 em Hollywood estreava o cinema mudo com o ator Charles Chaplin. Pergunte: Vocês já ouviram falar do Charles Chaplin? Como vocês acham que ele era? Proponha uma pesquisa sobre o ator para próxima aula. Peça que tragam imagens do Charles Chaplin, caso encontrem.

Atividade 2

Professor inicie a aula montando um mural com os alunos, com as imagens trazidas por eles. Converse sobre as roupas que Charles Chaplin, como ele se comunicava com os telespectadores. Aproveite para explorar as percepções dos alunos a respeito do ator que pesquisaram. Deixe que se expressem. Você pode pedir que desenhem algo que chamou a atenção deles durante a pesquisa e as discussões.

Agora que os alunos já sabem um pouco sobre Charles Chaplin peça que se acomodem e passe um trecho do filme “Luzes da cidade”. (Acesse o site: http://www.youtube.com/watch?v=H2Ic9kCnFGY )

Combine com os alunos que eles terão que inventar um final para história, por isso é importante que eles fiquem atentos às cenas.
Professor, terminado o filme pergunte aos alunos: O que vocês acharam de diferente no filme? Qual a diferença do cinema antigo para o atual? Vocês gostam mais do cinema de hoje? Por quê? Vocês preferem o filme preto e branco ou colorido?

Atividade 3

Agora forme grupos de máximo 5 alunos e distribua imagens do filme “Luzes da cidade”. (Veja modelo abaixo). Com o grupo preparado é hora dos combinados com os grupos:
1- Os alunos analisarão as imagens, ou seja, buscarão construir sentido, pensando na sequência das mesmas, sabendo que trata-se de uma “história”.
2- Escreverão uma frase sobre a imagem.
3- Criarão um final para a história.

Finalizado o trabalho, forme uma grande roda e junte as imagens. Pergunte aos alunos: Qual foi a primeira cena do filme? O que aconteceu depois? Professor à medida que os alunos forem relatando os acontecimentos monte a seqüência da história.
Leia os finais das histórias criados pelos grupos e faça uma votação para o final mais criativo.
Chegou a hora da leitura da história criada pela turma. Leia a história com o final escolhido.


Imagens do trecho do filme: “Luzes da cidade” (retiradas do site: http://www.youtube.com/watch?v=H2Ic9kCnFGY )


Atividade 4-Professor esta atividade será realizada no Laboratório de Informática da sua escola, caso não seja possível siga as orientações no final da atividade 5.
Siga os passos abaixo (utilizando o Windows XP):
1. Ligue o computador.
2. Clique em: INICIAR/ TODOS OS PROGRAMAS/MICROSOFT OFFICE/MICROSOFT OFFICE POWER POINT.

3. Clique em FORMATAR/ LAYOUT DO SLIDE/LAYOUT DO CONTEÚDO- Clique o slide em branco.

4. Insira a primeira imagem do filme. Clique em INSERIR/IMAGEM/ DO ARQUIVO. (Salve as imagens em uma pasta).

5. Na apresentação dos slides haverá a imagem e a frase (todas as imagens e frases criadas pelos alunos). Como nos filmes antigos apareciam as imagens e uma plaquinha preta com a escrita, a finalização deste trabalho estará bem próxima do antigo. Agora professor, clique: FORMATAR/ PLANO DE FUNDO/ Escolha a cor preta e clique em APLICAR.

6. Em seguida escolha a fonte: ARIAL, tamanho: 40, cor: BRANCO.
7. Clique em INSERIR/ CAIXA DE TEXTO.


Professor, finalizada as orientações os alunos deverão escrever a frase que eles criaram. Cada frase em um slide.

Atividade 5


Finalize a aula com a apresentação em POWER POINT do trecho do filme “Luzes da cidade” com a hist ória criada pelos alunos. Você poderá utilizar o projetor e realizar a apresentação na sala de aula. Caso não seja possível apresente a história no computador.

Sugestão: Professor caso não seja possível o uso do computador, faça cópias das imagens em folha de papel A3 e corte quadrados de cartolina preta. Peça aos alunos que escrevam a frase em uma folha branca depois recorte a frase e cole-a na cartolina preta. Realize a apresentação da seguinte maneira: Na seqüencia da história o aluno levanta a imagem e outra a escrita. Todos deverão apresentar.

Avaliação

Avaliar se o aluno foi coerente na escrita de frases, ou seja, se houve coerência entre imagem e o texto.
Avaliar a participação dos alunos nas discussões em sala, principalmente se ampliaram os conhecimentos sobre o tema.

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