25/11/2009
Thais Gava e Silvana Guizolfi
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
• Adquirir o hábito de leitura, desenvolver a oratória e a troca de experiências entre os próprios alunos;
• Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
• Conhecer e interpretar diversos tipos de texto e conhecendo a leitura como fonte de informação e valor social;
• Socialização e interação.
Comentário sobre os diferentes tipos de histórias infantis(clássicos e outros).
1º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Deixar os alunos ouvirem as histórias dos Clássicos Infantis no CD com o uso do micro system, pelo simples prazer de ouvir.
• Depois ouvirem o musical Rádio Clássicos em CD-ROM da mesma coleção de Clássicos, para dramatizarem as músicas e dançarem.
2º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Levar os alunos na sala de tecnologia para eles colorir os desenhos dos Clássicos Infantis do CD-ROM .
• Desenhar no Pint os personagens que mais gostaram.
3º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Na sala de tecnologia os alunos vão fazer o teste:
• Quis – Teste sua Inteligência( perguntas sobre as histórias dos clássicos).
• Brincar com o jogo da memória( clássicos).
• Animação( vídeos dos clássicos) para os alunos assistirem;
• Como forma de registro vão representar a sua história preferida através de desenho e escrita no papel sulfite.
4º momento: ( Duração 3 aulas de 50 minutos )
• Montar um cinema dentro da sala de aula com data show ;
• Formar duplas e passar a história “ A BORBOLETA AZUL”;( Domínio Público)
• Usar o Pendrive com a história salva;
• A professora vai ler a história que está em PDF, com a entonação correta de voz;
• Pedir em seguida que eles leem a história em voz silenciosa;
• As duplas receberam um questionário com interpretação da história lida, onde deveram responde-las;
• Seguindo o roteiro do questionário, as duplas vão escrever a sua história, dando um outro final para a ela e fazendo as modificações que desejarem;
• Após o término do trabalho colocar em exposição na sala para todos lerem as histórias.
A borboleta azul
Lenira Almeida Heck [eu] Editora Univates .pdf 4,94 MB 252.847
WWW.dominiopublico.gov.br
5º momento: ( Duração de 50 minutos)
• Trabalho sobre a metamorfose da borboleta, através de desenho e escrita após a explicação da professora;
• Lindas borboletas que deveram ser pintadas os pares da mesma cor.
Ela é contínua durante todas as atividades aplicadas. Onde serão avaliado a participação, comportamento, assiduidade as aulas e nos trabalhos desenvolvidos.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/06/2011
Cinco estrelasGostei da metodologia , acredito nisso , é nesse caminho que podemos construir conhecimentos .
05/03/2011
Cinco estrelasé uma aula bastante interessante, dispertou o interesse dos meus alunos, obtive bons resultados de aprendizagem.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Madalena, visitando a minha página no google tive a satisfação de ler o seu plano de aula, envolvendo a história A Borboleta Azul, penso ser bem interessante. Um forte abr
24/03/2010
Cinco estrelasConsidero muito importante despertar no aluno o interesse pela leitura, visto que este hábito não é muito comum nas famílias. Com certeza esta é uma aula que eu indicarei para meus colegas professores. Parabéns - Madalena