Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Hora de ouvir e contar história”

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Giusany Pereira Pinto Pacheco
imagem do usuário

NAVIRAI - MS EE EURICO GASPAR DUTRA

Thais Gava e Silvana Guizolfi

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Adquirir o hábito de leitura, desenvolver a oratória e a troca de experiências entre os próprios alunos;
• Aprender os valores sociais como a importância da disciplina: saber a hora de ouvir e falar;
• Conhecer e interpretar diversos tipos de texto e conhecendo a leitura como fonte de informação e valor social;
• Socialização e interação.

Duração das atividades
7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comentário sobre os diferentes tipos de histórias infantis(clássicos e outros).

Estratégias e recursos da aula
                   

1º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Deixar os alunos ouvirem as histórias dos Clássicos Infantis no CD com o uso do micro system, pelo simples prazer de ouvir.
• Depois ouvirem o musical Rádio Clássicos em CD-ROM da mesma coleção de Clássicos, para dramatizarem as músicas e dançarem.

2º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Levar os alunos na sala de tecnologia para eles colorir os desenhos dos Clássicos Infantis do CD-ROM .
• Desenhar no Pint os personagens que mais gostaram.

3º momento: ( Duração de 50 minutos )
• Na sala de tecnologia os alunos vão fazer o teste:
• Quis – Teste sua Inteligência( perguntas sobre as histórias dos clássicos).
• Brincar com o jogo da memória( clássicos).
• Animação( vídeos dos clássicos) para os alunos assistirem;
• Como forma de registro vão representar a sua história preferida através de desenho e escrita no papel sulfite.


4º momento: ( Duração 3 aulas de 50 minutos )
• Montar um cinema dentro da sala de aula com data show ;
• Formar duplas e passar a história “ A BORBOLETA AZUL”;( Domínio Público)
• Usar o Pendrive com a história salva;
• A professora vai ler a história que está em PDF, com a entonação correta de voz;
• Pedir em seguida que eles leem a história em voz silenciosa;
• As duplas receberam um questionário com interpretação da história lida, onde deveram responde-las;
• Seguindo o roteiro do questionário, as duplas vão escrever a sua história, dando um outro final para a ela e fazendo as modificações que desejarem;
• Após o término do trabalho colocar em exposição na sala para todos lerem as histórias.

A borboleta azul
Lenira Almeida Heck [eu] Editora Univates .pdf 4,94 MB 252.847
WWW.dominiopublico.gov.br


5º momento: ( Duração de 50 minutos)
• Trabalho sobre a metamorfose da borboleta, através de desenho e escrita após a explicação da professora;
• Lindas borboletas que deveram ser pintadas os pares da mesma cor.

Avaliação

 Ela é contínua durante todas as atividades aplicadas. Onde serão avaliado a participação, comportamento, assiduidade as aulas e nos trabalhos desenvolvidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliana migueis da silva, escola alberto santos migueis , Amazonas - disse:
    elianamigueis@gmail.com

    02/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da metodologia , acredito nisso , é nesse caminho que podemos construir conhecimentos .


  • gildete pereira pinto custodio, ESCOLA MUNICIPAL PREF. RUY GOMES , Mato Grosso do Sul - disse:
    gildetepinto@gmail.com

    05/03/2011

    Cinco estrelas

    é uma aula bastante interessante, dispertou o interesse dos meus alunos, obtive bons resultados de aprendizagem.


  • Lenira Almeida Heck , Lenira Almeida Heck , Rio Grande do Sul - disse:
    lenira@universo.univates.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Madalena, visitando a minha página no google tive a satisfação de ler o seu plano de aula, envolvendo a história A Borboleta Azul, penso ser bem interessante. Um forte abr


  • Maria Madalena Ribeiro Moleiro, Núcleo de Tecnologia Educacional , Mato Grosso do Sul - disse:
    mmrmoleiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero muito importante despertar no aluno o interesse pela leitura, visto que este hábito não é muito comum nas famílias. Com certeza esta é uma aula que eu indicarei para meus colegas professores. Parabéns - Madalena


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.