05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Relacionar a linguagem visual com a linguagem escrita.
• Escrita de palavras: nomes dos animais.
• Conhecimento de letras e palavras.
Recursos da aula: Caixa de papelão, papel vegetal, lanterna, cola colorida, moldes dos personagens da história pregados em palitos de churrasco.
Dica: Corte o palito de churrasco ao meio, passe durex colorido para enfeitá-lo. Passe o molde para a folha de papel cartão, recorte e cole o palito atrás do molde. (Veja modelo abaixo)
Moldes dos personagens da história
(BRUXA)
(CALDEIRÃO)
(FANTASMA E MORCEGO)
(VASSOURA, LIVRO, ARANHA E MINHOCA)
Atividade1 – Montagem do cenário
Professor enfeite com os alunos a caixa das sombras. Distribua para os alunos revistas e peça para que eles recortem ilustrações e palavras de sentimento (o que sentem quando escutam uma história), que serão coladas do lado de fora da caixa.
Vamos à confecção da caixa:
1 - Faça uma abertura na frente da caixa. Na parte de trás da caixa faça a abertura em apenas três lados, deixe a lateral presa, ela irá ficar como a abertura de uma porta.
2 - Forre a caixa com papel color set e passe durex colorido nas pontas.
3 - Pregue o papel vegetal na frente da caixa.
4 - Cole as ilustrações e as palavras na caixa.
5 - Enfeite a caixa com cola colorida. (Veja modelo abaixo)
Atividade 2 – Contação da história
Caro professor, prepare a sala para a história.
Apague as luzes, forre panos no chão da sala para que os alunos sentem-se e fiquem à vontade. Coloque a caixa das sombras sobre a mesa com uma lanterna atrás.
Professor explore bastante as imagens, escolha histórias de terror, pois estas ficarão mais divertidas com as sombras.
Nesta aula sugiro a história “A Bruxa Vanda”, coleção: Livro Surpresa Fantasmagórico. Editado em língua portuguesa por Impala- Sociedade Editorial.
Inicie o conto da história e à medida que os personagens ‘falarem’, apresente-os pela caixa das sombras.
; A Bruxa Vanda
A BRUXA má da Mansão Assombrada tem estado atarefadíssima todo o dia. Aqui borbulha o seu imenso CALDEIRÃO cheio de poções mágicas, MORCEGOS, encantamentos e ARANHAS. A BRUXA Vanda resolve então montar a sua VASSOURA e voar à procura do último ingrediente vital prescrito pelo seu livro de receitas.
De repente, o livro das poções mágicas fica vivo e todos os morcegos, encantamentos, vampiros e MINHOCAS escapam das receitas.
A Mansão Assombrada fica cheia de vida, as portas rangem e o hall de entrada enche-se de amigos FANTASMAGÓRICOS.
Mesmo o mais sonolento dos fantasmas de Vanda acorda e junta-se à confusão de jogos FANTASMAGÓRICOS.
De repente, ouve-se um riso estranho e a BRUXA Vanda aterra numa das salas e desmonta da VASSOURA. Crach! Com os seus poderes de bruxa chama os FANTASMAS e vampiros que estavam na brincadeira e todos regressam de imediato às suas respectivas receitas.
Com o seu LIVRO de encantamentos e opções mágicas ao lado, Vanda volta ao CALDEIRÃO fervente. Junta o último ingrediente necessário e ri desalmadamente ao mergulhar no caldeirão borbulhante.
Atividade 3 – Sombra com as mãos
Professor inicie a aula com um bate papo com os alunos, pergunte se eles sabem fazer alguma sombra utilizando as mãos. Utilize a caixa das sombras novamente e apague as luzes.
Deixe que os alunos que sabem fazer a sombra com as mãos se apresentem e os outros alunos descubram o nome da imagem.
Caro professor, abaixo vários modelos de sombras que você poderá utilizar nesta atividade.
Realize uma brincadeira com os alunos: distribua uma folha (veja modelo abaixo) para cada aluno, escolha 10 modelos de sombra para apresentar aos alunos na caixa da sombras. O aluno terá que descobrir o nome da imagem e escrevê-la no papel.
Modelos de sombras:
http://raquelcamargo.com/blog/wp-content/uploads/2008/03/sombra.jpg
http://www.pititi.com/passatempos/sombras/imagens/sombra_caracol_200x151px.jpg
http://educacaodofuturo.org/rabiscos/imagens/sombras/canguru.gif
http://educacaodofuturo.org/sonhoscontados/images/imagens/contos/sombras/elephant.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_IMf-Hrh8Y34/SWgHczJwctI/AAAAAAAAAJs/NSQjFjJwx6I/s320/shado7.gif
http://4.bp.blogspot.com/_TSvly6B1EI0/SDHpQrRGudI/AAAAAAAADQQ/of1gzNUhNVY/s400/Beija-flor.jpg
Folha para atividade
Professor ao finalizar as apresentações, os alunos deverão trocar de folha com um colega.
Faça a apresentação novamente e discuta com os alunos até que eles cheguem à resposta esperada.
O aluno que fará a correção deverá fazer um X ao lado do rostinho feliz quando o aluno acertar a resposta e um X ao lado do rostinho triste quando o aluno não acertar.
Atividade 4 – Efeitos sonoros
Professor apresente aos alunos sombras de animais utilizando as mãos e eles terão que imitar o som emitido por cada animal. O primeiro aluno que acertar fará a sombra do próximo animal.
Sugestões de animais: Cachorro, gato, cabrito, elefante, galo, burro, passarinho, cavalo, camelo.
Sugestão complementar: a cada apresentação do “som dos animais”, você professor poderá registrar no quadro tal som e depois discutir com o grupo: Isso que escrevi são palavras? Vocês já viram essas palavras em algum lugar? Caso ache conveniente, faça uma exploração das “onomatopéias” tão presentes nas histórias em quadrinhos.
Avaliar a percepção do aluno ao relacionar a linguagem visual à linguagem escrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!