Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA COMPARTILHADA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Utilizar as imagens para construir o sentido do texto.
- Produzir texto de autoria ditando para professor ou colegas e, quando possível de próprio punho.
- Apreciar a leitura das histórias em quadrinhos e conhecer algumas de suas convenções- (orientação dos quadrinhos, uso dos balões, presença de título, etc.).

Duração das atividades
- 3 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Os alunos devem perceber que a repetição insistente das palavras aí, então, dái empobrecem a narrativa. Fazer um levantamento de outras possibilidades (depois disso, dias depois etc.) e demonstrar em uma mesma narrativa o emprego destas palavras.

Estratégias e recursos da aula

A história em quadrinho abaixo está com as cenas embaralhadas.

1) Professor, explorar a cena de cada quadro acima, sem sugerir alguma sequência, mas considerando comentários que os alunos fizeram.
2) Solicitar que eles numerem individualmente os quadros na ordem correta.
3) Formar grupos de 5 colegas e verificar se ordenaram os quadrinhos da mesma maneira.
4) Solicitar aos grupos que criem os diálogos da história em quadrinhos.
5) Sugerir que os grupos criem a continuação da história perguntando aos alunos:

  • ­ O que os escoteiros acham que o Cebolinha está carregando?
  • ­ O Cebolinha pediu ajuda para eles?
  • ­ O que o personagem Cebolinha fez para “desembolar” o pêlo do seu cachorro?
  • ­ O personagem Cebolinha irá chamar seus amigos para ajudar?

6) Professor, chamar atenção para a clareza na exposição das idéias (a continuação da história precisa ser coerente com os fatos apresentados nos quadrinhos e estar dentro do universo que foi criado).
7) Solicitar que os alunos criem um título para a sua história em quadrinhos.
8) Professor, solicitar a um aluno de cada grupo a contar, oralmente, a história.

Avaliação

- Verificar se os alunos observam nas imagens algum indício que revele o estado de espírito ou os sentimentos das personagens e se utiliza essas informações para compreender a história.
- Verificar se os alunos fazem comentários sobre a trama, as personagens e os cenários.
- Verificar se os alunos usam termos e expressões apropriados ao assunto proposto e ao gênero textual em questão.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.