19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Utilizar as imagens para construir o sentido do texto.
- Produzir texto de autoria ditando para professor ou colegas e, quando possível de próprio punho.
- Apreciar a leitura das histórias em quadrinhos e conhecer algumas de suas convenções- (orientação dos quadrinhos, uso dos balões, presença de título, etc.).
- Os alunos devem perceber que a repetição insistente das palavras aí, então, dái empobrecem a narrativa. Fazer um levantamento de outras possibilidades (depois disso, dias depois etc.) e demonstrar em uma mesma narrativa o emprego destas palavras.
A história em quadrinho abaixo está com as cenas embaralhadas.
1) Professor, explorar a cena de cada quadro acima, sem sugerir alguma sequência, mas considerando comentários que os alunos fizeram.
2) Solicitar que eles numerem individualmente os quadros na ordem correta.
3) Formar grupos de 5 colegas e verificar se ordenaram os quadrinhos da mesma maneira.
4) Solicitar aos grupos que criem os diálogos da história em quadrinhos.
5) Sugerir que os grupos criem a continuação da história perguntando aos alunos:
6) Professor, chamar atenção para a clareza na exposição das idéias (a continuação da história precisa ser coerente com os fatos apresentados nos quadrinhos e estar dentro do universo que foi criado).
7) Solicitar que os alunos criem um título para a sua história em quadrinhos.
8) Professor, solicitar a um aluno de cada grupo a contar, oralmente, a história.
- Verificar se os alunos observam nas imagens algum indício que revele o estado de espírito ou os sentimentos das personagens e se utiliza essas informações para compreender a história.
- Verificar se os alunos fazem comentários sobre a trama, as personagens e os cenários.
- Verificar se os alunos usam termos e expressões apropriados ao assunto proposto e ao gênero textual em questão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!