Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A LER CAPAS DOS LIVROS

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

­- Diferenciar a linguagem escrita da linguagem oral.
­- Aproximar os alunos de diferentes gêneros literários.

Duração das atividades
- 2 aula de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Esse tipo de exploração tem caráter introdutório ou de exploração inicial dos gêneros textuais em questão e nem sempre prescindem de conhecimento prévio. É importante que a criança desenvolva a observação para as características exploradas.

Estratégias e recursos da aula

1) Professor, solicitar aos alunos que observem a capa do livro abaixo.
2) Fazer uma leitura, com os alunos, da capa do livro.

  • ­ Sobre o que você acha que o livro falará?
  • ­ Qual o título do livro? E onde o título está? Como você sabe que é o título?
  • ­ Qual o autor do livro? (Explicar o que é autor).
  • ­ Qual a editora do livro? (Explicar o que é editora)
  • ­ Para que servem as informações que aparecem na capa do livro? Todo livro apresenta essas informações? Pedir que observem outras capas de livros, buscando identificar as informações acima.

4) Professor, pedir aos alunos que listem quais são as diferenças que estão observando na capa do livro (crianças brancas, crianças negras, criança com deficiência, crianças de raças diferentes, etc.). Registre no quadro. Propor a leitura da lista.

5) Professor, ler a história abaixo:

ERA UMA VEZ UMA CIDADE QUE SE CHAMAVA PORCOLÂNDIA. LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS (1) .
ELES ESTAVAM COM UM PROBLEMA : QUANDO ESTAVA MUITO FRIO, QUERIAM FICAR JUNTINHOS, POR CAUSA DO CALOR DO CORPO, SÓ QUE SE ESPINHAVAM UNS AOS OUTROS. UM DIZIA ; ”-AI! SAI PARA LÁ…” OUTROS DIZIAM “- TOMA CUIDADO COM SEUS ESPINHOS, TÁ ME MACHUCANDO ESPINHUDO.” (2) ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS... (3)AÍ O ESPINHUDO PENSOU: ”- JÁ SEI! VAMOS FICAR BEM LONGE, ASSIM NINGUÉM SE MACHUCA! (4) AÍ ENTÃO, ARRUMARAM DOIS PROBLEMAS : FICARAM COM FRIO, E TODOS TINHAM QUE GRITAR PARA CONVERSAR.. ELES GRITAVAM : ”- EI, VOCÊ AÍ ! É.. É COM VOCÊ MESMO !!! TÁ OUVINDO ????
COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5)


6) Professor, seguindo os números do texto, converse com os alunos:


• Perguntar às crianças se conhecem um porco espinho / o que é espinho. (1) [ “LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS” (1) ].

• Fazer essa vivência corporal com as crianças. Solicitar que elas fiquem bem próxima (agarradinhas) umas das outras. (2) [ “TOMA CUIDADO COM SEUS ESPINHOS, TÁ ME MACHUCANDO ESPINHUDO”. (2) ]. • Como elas se sentem?


• Perguntar as crianças qual a solução para esse problema. (3) [ ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS...(3) ].


• Perguntar as crianças como ajudar o Espinhudo. (5). [COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5) ]

7) Professor, construir coletivamente a conclusão da “História do Porco Espinhudo”. (FICAR PRÓXIMO, RESPEITANDO OS ESPAÇOS E OS ESPINHOS DOS OUTROS, PERGUNTANDO: “- TÁ BOM AQUI?”)

8) Convidar os alunos a realizar um desenho livre sobre o tema abordado.

9) Expor no mural da sala de aula, em papel pardo, os desenhos. Colocar o título “SOMOS TODOS IGUAIS?”

10) Atividade de Para Casa:


A) A CAPA DO LIVRO TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS LEITORES. NELA NÃO PODEM FALTAR: TÍTULO, AUTOR DO LIVRO, ILUSTRADOR (SE TIVER) E EDITORA.


COMPLETAR NO DESENHO ABAIXO AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO FALTANDO USANDO AS PALAVRAS:

B) CRIAR UMA HISTÓRIA, POR MEIO DE DESENHOS, PARA A CAPA DO LIVRO ACIMA.

Avaliação

- Verificar se os alunos conseguem identificar e “nomear” as informações apresentadas nas capas de livros.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.