19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Diferenciar a linguagem escrita da linguagem oral.
- Aproximar os alunos de diferentes gêneros literários.
- Esse tipo de exploração tem caráter introdutório ou de exploração inicial dos gêneros textuais em questão e nem sempre prescindem de conhecimento prévio. É importante que a criança desenvolva a observação para as características exploradas.
1) Professor, solicitar aos alunos que observem a capa do livro abaixo.
2) Fazer uma leitura, com os alunos, da capa do livro.
4) Professor, pedir aos alunos que listem quais são as diferenças que estão observando na capa do livro (crianças brancas, crianças negras, criança com deficiência, crianças de raças diferentes, etc.). Registre no quadro. Propor a leitura da lista.
5) Professor, ler a história abaixo:
ERA UMA VEZ UMA CIDADE QUE SE CHAMAVA PORCOLÂNDIA. LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS (1) .
ELES ESTAVAM COM UM PROBLEMA : QUANDO ESTAVA MUITO FRIO, QUERIAM FICAR JUNTINHOS, POR CAUSA DO CALOR DO CORPO, SÓ QUE SE ESPINHAVAM UNS AOS OUTROS. UM DIZIA ; ”-AI! SAI PARA LÁ…” OUTROS DIZIAM “- TOMA CUIDADO COM SEUS ESPINHOS, TÁ ME MACHUCANDO ESPINHUDO.” (2) ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS... (3)AÍ O ESPINHUDO PENSOU: ”- JÁ SEI! VAMOS FICAR BEM LONGE, ASSIM NINGUÉM SE MACHUCA! (4) AÍ ENTÃO, ARRUMARAM DOIS PROBLEMAS : FICARAM COM FRIO, E TODOS TINHAM QUE GRITAR PARA CONVERSAR.. ELES GRITAVAM : ”- EI, VOCÊ AÍ ! É.. É COM VOCÊ MESMO !!! TÁ OUVINDO ????
COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5)
6) Professor, seguindo os números do texto, converse com os alunos:
• Perguntar às crianças se conhecem um porco espinho / o que é espinho. (1) [ “LÁ MORAVAM MUITOS PORCOS ESPINHOS” (1) ].
• Perguntar as crianças qual a solução para esse problema. (3) [ ESPINHUDO ERA UM PORCO ESPINHO MUITO LEGAL! NÃO QUERIA MACHUCAR OS OUTROS! MAS COMO FAZER? ELE TAMBÉM TINHA ESPINHOS...(3) ].
• Perguntar as crianças como ajudar o Espinhudo. (5). [COMO RESOLVER? COMO FICAR PERTO, SEM ESPINHAR NINGUÉM E CONSEGUIR CONVERSAR? (5) ]
7) Professor, construir coletivamente a conclusão da “História do Porco Espinhudo”. (FICAR PRÓXIMO, RESPEITANDO OS ESPAÇOS E OS ESPINHOS DOS OUTROS, PERGUNTANDO: “- TÁ BOM AQUI?”)
8) Convidar os alunos a realizar um desenho livre sobre o tema abordado.
9) Expor no mural da sala de aula, em papel pardo, os desenhos. Colocar o título “SOMOS TODOS IGUAIS?”
10) Atividade de Para Casa:
A) A CAPA DO LIVRO TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS LEITORES. NELA NÃO PODEM FALTAR: TÍTULO, AUTOR DO LIVRO, ILUSTRADOR (SE TIVER) E EDITORA.
COMPLETAR NO DESENHO ABAIXO AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO FALTANDO USANDO AS PALAVRAS:
B) CRIAR UMA HISTÓRIA, POR MEIO DE DESENHOS, PARA A CAPA DO LIVRO ACIMA.
- Verificar se os alunos conseguem identificar e “nomear” as informações apresentadas nas capas de livros.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!