12/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Materiais que podem ser reciclados ou não
Substantivos contáveis e incontáveis
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/reduce-reuse-recycle---countable-and-uncountable-nouns (acesso 15/10/09)
1a aula
1. Escreva no quadro "RRR" e pergunte aos alunos se conhecem essa "sigla" e seu significado. A fim de introduzir esse tema, apresente um dos seguintes vídeos:
http://www.archive.org/details/NasaWhyFiles-SpaceTrash (acesso 15/10/09) - Vídeo da NASA sobre "Space Trash"
ou
http://www.youtube.com/watch?v=ShC0RqSANr4 (acesso 15/10/09) - Vídeo clip da música 3 R's de Jack Johnson
Caso opte por apresentar a música, uma cópia da letra pode ser encontrada em: http://www.azlyrics.com/lyrics/jackjohnson/the3rs.html (acesso 14/10/09)
Ambos os vídeos podem ser salvos em um pendrive ou CD e apresentados em sala de aula com o auxílio de um data show.
Step 1
1. Distribua o handout e chame atenção para o título. Tendo apresentado o vídeo e/ou a música, discuta a questão proposta. Essa discussão pode ser realizada em português já que servirá para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Respostas pessoais.
2. Leia a questão da atividade e estabeleça um prazo de 5 minutos para que os alunos a respondam. Caso não coletem nenhum tipo de material para reciclagem, peça que listem os materiais que são reciclados pela escola, pela igreja ou pela comunidade de maneira geral. As respostas podem variar mas provavelmente os alunos mencionarão papel e latinhas.
3. Preferencialmente os alunos devem acessar o site e checar quais materiais podem ser reciclados e se estão fazendo um bom trabalho. Pergunte se sabiam que todos aqueles materiais poderiam ser reciclados e se sabem como reciclar cada um deles. Caso não seja possível desenvolver essa atividade em um laboratório de informática, você, professor, pode projetar esse site na sala de aula com o auxilio de um data show.
2a aula
Step 2
1. Leia o enunciado bem como os itens da listas. Antes de traduzir qualquer um deles, ensine / ajude os alunos a inferir o significado dessas palavras através das ilustrações, ou seja, através das informações não-verbais e através de exemplos. Se possível, procure mais algumas ilustrações que podem ajudar os alunos a inferir o significado daqueles itens que você considera mais difíceis.
2 e 3. Mais uma vez, peça que observem as figuras e classifiquem os materiais contáveis e incontáveis. Antes de fazer a correção, peça que comparem suas respostas em duplas. Respostas: 2. batteries, computers, mobiles, printer cartridges, recycling banks, vehicles. 3. asbestos, building material, clinical waste, composting, electrical equipment, furniture, glass, metal, paint/oil, paper, plastic, textiles, wood.
4. Peça que os alunos leiam toda a explicação e em seguida tentem completar as regras sobre os substantivos contáveis e incontáveis. Eles devem comparar suas respostas em duplas e sempre observar os exemplos. Resposta: are seen / can / singular / plural / are not seen / plural / can't / amount / some / two / meaning.
Step 3
1. Leia o enunciado e peça que os alunos identifiquem se os materiais/objetos apresentados são contáveis ou incontáveis. Eles devem dizer "countable" ou "uncountable" à medida que você ler cada item. Respostas possíveis: a chair / a piece of furniture, some paper, some oil / a bottle of oil, some cheese / a piece of cheese, a piece of paper / some paper, 2 litters of oil, a piece of news, three oranges / some oranges, a piece of bread / some bread, some rice, some meat, one glass, some glass, some fruit, a carton of milk, some money, one hundred dollars.
2 e 3. Divida a turma em pares e oriente-os a ler primeiramente todas as afirmações. Em seguida, devem escolher a opção correta e, se possível, corrigir a atividade consultando o site. Caso isso não seja possível durante a aula, peça que essa correção seja feita como atividade de para casa. Respostas: a. tonnes of / b. a great deal of / c. 80% of / d. 51,000 tones / e. 500 / f. 1 million / g. 38kg / h. 24 trees / i. 40kg / j. 500 years / k. 6 weeks / l. 73% less.
4. Proponha uma discussão sobre o fato que mais chamou a atenção de cada dupla. Vocês podem pensar também em soluções simples para alguns desses problemas.
3a aula
Step 4
1. Divida a sala em quatro grupos e organize uma gincana de reciclagem. A escola deve ser consultada com antecedência a fim de que possa se organizar no armazenamento desse material para reciclagem. Estabeleça um período de tempo (no máximo 2 semanas) para que os grupos coletem todo o tipo e a maior quantidade de materiais recicláveis possível. Terminado esse prazo, os grupos devem fazer um levantamento da quantidade coletada de cada material. Aquela equipe com a maior quantidade será a vencedora. Como prêmio por essa gincana, a escola pode organizar uma excursão a uma associação de reciclagem ou até mesmo à agencia de coleta de lixo da cidade. Todo o material recolhido deve ser doado a associações / instituições que trabalham com reciclagem.
A Gincana de Reciclagem conforme atividade proposta no Step 4 é a proposta de avaliação. Orientações em Estratégias e Recursos da aula acima.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!