04/11/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, salve os endereços das simulações em cada um dos computadores do laboratório de informática.
Aula 01:
No laboratório de informática, divida a turma em três grupos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet e/ou nos seus livros didáticos a definição de:
1 – Pressão
2 – Volume
3 – Temperatura
Eles poderão utilizar os dicionários eletrônicos. Depois da pesquisa os alunos deverão socializar a definição de cada um dos termos pesquisados. Estabeleça um prazo máximo de 10 a 15 minutos para a socialização, mas deixe-os à vontade para esse procedimento.
Obs.: Professor, você poderá propor que os alunos pesquisem a definição das palavras propostas no dicionário como dever de casa. Isso deverá ser feito em aula anterior.
Depois da pesquisa, os alunos deverão abrir o vídeo sobre as transformações gasosas para obter mais informações:
http://www.youtube.com/watch?v=8IYLWBp2Bbo
http://www.youtube.com/watch?v=YWNPIvbKfp0
Em seguida, informe aos alunos que essas três grandezas influenciam diretamente no comportamento dos gases. Por isso, são conhecidas como variáveis do estado gasoso.
Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Transformações gasosas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11277
Figura 1 – Tela inicial do recurso
O recurso demonstra como as três variáveis do estado gasoso (pressão, volume e temperatura) se relacionam.
Inicialmente os alunos deverão identificar quais os botões da simulação que estão relacionados com cada uma das variáveis do estado gasoso, por exemplo, o botão “aquecer” está relacionado com a grandeza temperatura.
Uma vez identificadas as funções de cada um dos botões, deixe que os alunos se familiarizem com a simulação, manipulando-a livremente durante uns dez minutos. Depois peça para que eles socializem essas informações com os demais grupos.
Em seguida, peça para que os alunos vejam a imagem abaixo e compare as funções atribuídas a cada um dos botões:
Figura 2 – Instruções da simulação
Depois de feita a comparação, os alunos deverão clicar no botão 1 (“aquecer”) e responder as questões abaixo:
1 – Qual o nome da transformação gasosa em questão?
2 – O que aconteceu com os valores da temperatura, volume e pressão?
Em seguida, peça para que os alunos travem o êmbolo clicando no botão 10 (“travar êmbolo”). Eles deverão responder as questões acima.
Depois que os alunos responderem as questões eles deverão criar duas tabelas, uma para cada transformação ilustrada pela simulação. Informe para eles que as tabelas deverão constar as principais informações da transformação gasosa em questão. Para tornar mais interessante esse momento, divida novamente a turma em três grupos, onde cada grupo construirá uma tabela sobre uma transformação específica. Depois de construída a tabela os grupos deverão expor os seus resultados para os demais grupos.
Tabela 1 – Características da transformação isobárica
Professor, durante a exposição dos grupos tire as eventuais dúvidas e aproveite para explicar mais detalhadamente os conceitos sobre as transformações gasosas.
Aula 02:
Professor, depois de explicar os conceitos para os alunos, deixe que eles exercitem utilizando a simulação abaixo. As questões deverão ser respondidas em grupo e você, professor, deverá anotar a pontuação de cada grupo para depois verificar qual foi o grupo vencedor.
Show da química
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17423
Figura 3 – Tela inicial da simulação
A sistematização será feita ao longo da aula, através das respostas às questões propostas e através dos exercícios que constam na última simulação.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Show da química | Animação/simulação |
Transformações gasosas | Animação/simulação |
Simulações
Pressão de um gás
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10648
O balão
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12265
Os alunos serão avaliados através da correção das respostas às questões propostas ao longo da aula e através da participação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/05/2011
Cinco estrelasadorei!!!!