Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Transformações Gasosas

 

04/11/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar as três grandezas do estado gasoso: pressão, temperatura e volume;
  • Identificar as propriedades das transformações gasosas, através de uma simulação computacional.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cálculos estequiométricos;
  • Razão e proporção.
Estratégias e recursos da aula

Professor, salve os endereços das simulações em cada um dos computadores do laboratório de informática.

Aula 01:

No laboratório de informática, divida a turma em três grupos. Depois que os alunos se organizarem, peça para que eles pesquisem na internet e/ou nos seus livros didáticos a definição de:

1 – Pressão
2 – Volume
3 – Temperatura

Eles poderão utilizar os dicionários eletrônicos. Depois da pesquisa os alunos deverão socializar a definição de cada um dos termos pesquisados. Estabeleça um prazo máximo de 10 a 15 minutos para a socialização, mas deixe-os à vontade para esse procedimento.

Obs.: Professor, você poderá propor que os alunos pesquisem a definição das palavras propostas no dicionário como dever de casa. Isso deverá ser feito em aula anterior.

Depois da pesquisa, os alunos deverão abrir o vídeo sobre as transformações gasosas para obter mais informações:

http://www.youtube.com/watch?v=8IYLWBp2Bbo

http://www.youtube.com/watch?v=YWNPIvbKfp0

Em seguida, informe aos alunos que essas três grandezas influenciam diretamente no comportamento dos gases. Por isso, são conhecidas como variáveis do estado gasoso.

Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Transformações gasosas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11277

Transformações gasosas

undefined

Figura 1 – Tela inicial do recurso

O recurso demonstra como as três variáveis do estado gasoso (pressão, volume e temperatura) se relacionam.

Inicialmente os alunos deverão identificar quais os botões da simulação que estão relacionados com cada uma das variáveis do estado gasoso, por exemplo, o botão “aquecer” está relacionado com a grandeza temperatura.

Uma vez identificadas as funções de cada um dos botões, deixe que os alunos se familiarizem com a simulação, manipulando-a livremente durante uns dez minutos. Depois peça para que eles socializem essas informações com os demais grupos.

Em seguida, peça para que os alunos vejam a imagem abaixo e compare as funções atribuídas a cada um dos botões:

undefined

Figura 2 – Instruções da simulação

Depois de feita a comparação, os alunos deverão clicar no botão 1 (“aquecer”) e responder as questões abaixo:

1 – Qual o nome da transformação gasosa em questão?
2 – O que aconteceu com os valores da temperatura, volume e pressão?

Em seguida, peça para que os alunos travem o êmbolo clicando no botão 10 (“travar êmbolo”). Eles deverão responder as questões acima.

Depois que os alunos responderem as questões eles deverão criar duas tabelas, uma para cada transformação ilustrada pela simulação. Informe para eles que as tabelas deverão constar as principais informações da transformação gasosa em questão. Para tornar mais interessante esse momento, divida novamente a turma em três grupos, onde cada grupo construirá uma tabela sobre uma transformação específica. Depois de construída a tabela os grupos deverão expor os seus resultados para os demais grupos.

undefined

Tabela 1 – Características da transformação isobárica

Professor, durante a exposição dos grupos tire as eventuais dúvidas e aproveite para explicar mais detalhadamente os conceitos sobre as transformações gasosas.


Aula 02:


Professor, depois de explicar os conceitos para os alunos, deixe que eles exercitem utilizando a simulação abaixo. As questões deverão ser respondidas em grupo e você, professor, deverá anotar a pontuação de cada grupo para depois verificar qual foi o grupo vencedor.

Show da química
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17423

Show da química

 undefined

Figura 3 – Tela inicial da simulação


A sistematização será feita ao longo da aula, através das respostas às questões propostas e através dos exercícios que constam na última simulação.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Show da química Animação/simulação
Transformações gasosas Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados através da correção das respostas às questões propostas ao longo da aula e através da participação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.