30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte squash, bem como adaptar materiais e regras para a execução do mesmo de acordo com as necessidades do grupo social onde vive.
Aula “O Que esporte é esse professor?”
Material: raquetes de frescobol e/ou pedaços de madeira, bolinhas de borracha
local: quadra ou qualquer outro espaço físico que possua uma parede de dimensões suficientes para a prática do jogo a ser executado
Atividade 1: Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do squash (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=GnbyKd0gugE e o site http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/squash/historia-do-squash.php )
Questionar os alunos como podemos criar e/ou adaptar materiais para esta prática e propor aos discentes que construam ou adaptem o material (sugerimos que seja utilizada uma raquete de frescobol ou pedaços de madeira como raquete e uma bolinha de borracha ou tênis)
Propor aos alunos que vivenciem o jogo, com as principais regras e adaptando as mesmas de acordo com as necessidades do grupo. Para tal, dividir os alunos em grupos e, de frente a uma parede em local amplo, passar as informações básicas do jogo, cujo objetivo é fazer com que o adversário não consiga peg ar a bola sem que ela dê menos de 2 quiques no chão. Para tal, cada jogador deve dar apenas 1 toque na bola com a raquete, não sendo permitido utilizar nenhuma parte do corpo para este mesmo fim. Deixar que os alunos vivenciem de forma livre esta prática por cerca de 15 minuto s.
Ao fim do tempo, reunir os alunos e perguntar quais foram as principais dificuldades e controvérsias criadas neste jogo (provavelmente irão surgir questões como não delimitação de altura para o lançamento da bolinha na parede, lançamento m locais impossíveis ou muito longe de se rebater). A partir das respostas, questionar o que poderia ser modificado (ou adicionado a esta prática) para que se torne mais justa e divertida. sugerimos a prática que se segue (o professor pode se orientar a partir desta para a discussão):
Em um local de superfície lisa com uma parede, marcar uma retângulo de cerca de 3 metros de largura por 5 de comprimento, dividida com uma linha situada no ponto médio da largura. Na parede, marca-se com um giz uma linha de cerca de 1 metro em relação ao solo. esta será a quadra. (o professor deverá "construir" diversas quadras, de modo que todos os alunos possam vivenciar a prática).
Além disso, caso a bolinha bata abaixo da linha marcada na parede, será considerado ponto ao adversário, da mesma forma se a mesma quicar do lado de fora da "quadra".
Cada jogador deverá ficar de um lado da quadra (delimitado pela linha central). Caso esta bola seja lançada no campo oriundo da rebatida, não será válido, ou seja um jogador não pode invadir o lado do outro.
O jogo consistirá em 11 pontos. Aquele que conquistá-los primeiro, vencerá. Em caso de empate, será vencedor aquele que abrir 2 pontos de vantagem.
propor esta mesma pratica, só que agora com duplas ou em trios.
Após a prática, questionar os alunos se a falta de material e espaço impediu que eles jogassem alo parecido com o esporte squash, direcionando sempre para a questão de adaptação dos materiais, tal qual acontece com outras prática, como o futebol.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!