Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando o Futebol /Ensino Especial

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni/ Marco G. B. Bularmaqui

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender fundamentos do futebol, como passe e o drible.

Duração das atividades
Aproximadamente 110 minutos; uma (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar a coordenação motora do aluno, o conhecimento dos fundamentos do futebol.

Ex:de frente à uma parede trabalhar o fundamento chutar, fazendo com que a bola bata na parede e volte para o seu pé:

- chutar com pé direito

- chutar com pé esquerdo

- chutar alternando os pés...

Ah! Mas faz-se necessário professor, oportunizar ao aluno cego tocar nas coisas, nos objetos (bola), para melhor entendê-la, defini-la, identificar seu som (bola com guiso). Essas sensações do tato é que vão representar as verdadeiras respostas.

Dica: se não houver possibilidade de conseguir uma bola com guiso, adapte!Embrulhe a bola em saco plástico!!

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula voltada ao esporte;

- Quadra poliesportiva;

- Alguns materiais como bola, cone ou garrafa pet e cadeiras.

Obs. Para trabalhar com o aluno cego será necessário que a escola tenha uma bola com guiso.

Figura 1: Disponível em: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/futebol-para-colorir/imagens/futebol-1.gif   

 acesso em: 04.07.2009.

Atividade 1: Driblando as garrafas

Formação: turma divida em dois times, com  mesmo número de componentes, dispostos em colunas em frente a linha de marcação (linha de fundo, grande área).

Descrição da atividade: a frente de cada coluna de alunos será colocada 10 garrafas (ou quantas o professor achar necessário) uma distante da outra formando uma fila. Ao sinal do professor a primeira criança de cada grupo conduzirá a bola com o pé entre as garrafas, sem derrubá-las. Quando fizer todo percurso deverá voltar tocando a bola com o pé, até o próximo aluno que estará esperando na fila, até que o ultimo complete a brincadeira.

Dica: combine com os alunos videntes e com o aluno cego que um de seus colegas o auxiliará para a condução da bola (esta deverá ter guiso) dizendo o sentido que deverá seguir (frente, lado direito ou esquerdo...).

Importante professor: a criança cega apresenta expressão corporal e facial raras, mas ela pode mover as mãos ao ouvir uma voz (em vez de sorrir, como faz uma criança vidente). Assim, a emissão de sons, falas constantes, a levarão a responder, a comunicar-se com mais facilidade, seja mediante gestos, gritos. As crianças necessitam de oportunidades para aprender e não, simplesmente, de estimulação, ela só irá dominar as habilidades fazendo!

Sugestão: a atividade poderá ser desenvolvida fazendo com que todos os alunos videntes conduzam a bola com os olhos vendados. Desta maneira trabalharão seu equilíbrio e vivenciarão a dificuldade que o aluno cego sente para fazer as atividades.

Mas não esqueça professor de oferecer sempre um colega para orientar o aluno que está conduzindo a bola! Seja o de olhos vendados ou o cego.

Atividade 2: Cadeirobol

Formação: dois times.

Material: seis cadeiras.

Descrição da atividade: as seis cadeiras deverão ser distribuídas pela quadra, três de um lado do campo e três do outro, ficando duas na linha da área e uma ao meio. O professor dividirá a sala em dois times, sendo que três alunos de cada time ficarão sentados nas cadeiras.

Figura 2: Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c2/Campo_de_futebol_medidas.jpg/510px-Campo_de_futebol_medidas.jpg

acesso em: 10.10.2009.

Objetivo do jogo: o aluno do time A, conduzindo a bola com o pé, deverá fazer com que a bola chegue ao aluno (do seu time) que está sentado na cadeira.

Vamos combinar? Quando se trata de jogos esportivos, é imprescindível para sua prática a incorporação de regras.Combine com os times professor, traçando alguns acordos como:

- quantos pontos valem cada cadeira;

- o aluno que estiver na cadeira não pode levantar para ajudar o colega que conduz a bola a chegar mais rapidamente a cadeira;

- quem estiver de posse da bola poderá dar somente três toques, tendo que passa-la para outro colega.

Obs: Aqui foram apresentados alguns acordos, mas você professor, de acordo com a realidade da sua escola poderá estabelecer os acordos que achar válido para o bom andamento da atividade, orientando os alunos a criarem novas regras, estimulando assim sua criatividade.

Sugestão: Neste jogo o aluno cego poderá ser o escolhido a ficar sentado em uma das cadeiras ou ser auxiliado por um aluno vidente no jogo. Em qualquer uma das funções o levará a aprender, pois oportunidade para aprender implica “um clima emocional dentro do qual é dada à criança orientação e liberdade em proporções justas”.

Importante lembrar: o professor deverá sempre estimular os alunos, para que não excluam o colega cego. Para isso poderá orientá-los a colaborarem com o colega cego dizendo: “olha! o fulano está pedindo a bola” ou “ chute a bola para mim!” lembrando que a bola deverá ser a adaptada com guisos.

Ah! Fique a vontade professor para usar palavras como "veja" e "olhe". As pessoas cegas as usam com naturalidade!

Para ajudar uma criança cega a sentar-se, você deve guiá-la até a cadeira e colocar a mão dela sobre o encosto da cadeira, informando se esta tem braço ou não. Deixe que ela sente-se sozinha.

Figura 3: Diponivel em http://www.wiki2buy.com.br/images/a/aa/Futebol1.jpg

acesso dia 04/07/09.

Atividade 3: Atividade de Passe

Formação: quatro times.

Material: quatro garrafas ou cones.

Descrição da atividade: O professor deverá montar um quadrado na quadra, com as garrafas ou cones, uma em cada pontado quadrado.

Os alunos serão divididos em quatro times com números iguais de componentes. Cada time com alguma identificação (ex: time A; time B...), ficará atrás de um cone ou garrafa. O professor escolherá um dos times (ex: time A) e entregará a bola para o primeiro aluno da fila. Este deverá tocar a bola (fundamento do futebol) para o time B e correr para o final da fila do time que ele tocou a bola (time B), assim o primeiro aluno do time B que recebeu a bola, efetuará o mesmo procedimento. O professor poderá mudar as regras quando achar necessário como, tocar para direita e correr para a esquerda ou aumentar o numero de bolas na brincadeira.

Obs: O aluno cego deverá sempre ser auxiliado pelo professor ou por um dos alunos videntes.

Lembre-se professor:

- fale sempre! para que a criança cega o identifique e o localize melhor!

- falar em tom de voz mais alto quando conversam com pessoas cegas, a menos que a pessoa tenha, também, uma deficiência auditiva que justifique isso, não faz nenhum sentido gritar! Fale em tom de voz normal.

- comente sempre com o deficiente visual (DV) sobre os resultados que alcançou, para que possa corrigir eventuais falhas.

- as necessidades educacionais básicas do cego são geralmente as mesmas que as das crianças videntes.

Recursos Complementares

Após ser feita a aula com as crianças o professor poderá utilizar um objeto de aprendizagem (OA) de futebol, onde eles poderão jogar e aprender todos os fundamentos do futebol.

Disponível em: http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

Acesso dia 03.07.2009.

O objeto de aprendizagem (OA) encontra-se na coluna da direta sendo o 9º objeto, clique no ícone download.

Avaliação

Primeiramente deverá ser avaliado a participação e integração dos alunos durante a aula, e a todo o momento o professor poderá avaliar os movimentos e entendimento da aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.