Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 3

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal;

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados.

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Adaptar e transformar jogos de mãos previamente conhecidos;

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;

Conhecer os jogos "150" e "Adoleta".

Estratégias e recursos da aula

Introdução


Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos, formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996. 

http://www.violetadegainza.com.ar/ 

Atividade 1

Neste momento, sugerimos que você faça uma revisão dos jogos aprendidos na aula anterior – considerando os exemplos "150" e "Adoleta".

"150"

“Cento e cinquenta
Com muito carinho
Vai ter que me dar um pedacinho
Baygon, baygon
Barata com sabão
1, 2, 3, 4
5, 6, 7, 8
9, 10!”

"Adoleta"

“Adoleta
Le peti tole tolá
Le café com chocolá
Adoleta
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu!”

Após a execução destes jogos, algumas questões podem ser levantadas:

1) Estes jogos são brincados da mesma forma (referindo-se aos gestos)?;

2) Poderíamos trocar entre eles a forma de jogar?


Diante de uma possível resposta unânime da turma, que apontará a diferença principal entre os dois jogos (formação em dupla e roda, e gestual de mãos diferente), você pode abordar com os alunos a forma de transmissão desses jogos, afirmando que as pessoas podem transformá-los à medida que vão ensinando às outras, gerando versões diferentes de um mesmo jogo, já que são transmitidos oralmente.

Atividade 2

Após a discussão inicial sobre o processo de transformação dos jogos tradicionais, proponha a permuta entre os gestos de mãos e a formação de "Adoleta" e "150":


150 “permutado” 

O jogo será realizado da mesma forma que é jogada a brincadeira "Adoleta": a turma estará disposta em roda, com os braços estendidos para o lado, na altura da cintura. Cada mão de uma criança encontra a mão de quem está ao seu lado. As mãos estão abertas, de modo que o dorso da mão direita fique apoiado em cima da palma da mão esquerda de quem está do lado direito. Esta arrumação deve ser mantida por toda a roda, pois, assim que a música inicia, se desloca a mão direita de forma a bater com a palma na mão direita de quem está do seu lado esquerdo, e assim por diante, numa espécie de reação em cadeia. As mãos batem umas nas outras de acordo com a pulsação da música. Ao chegar no número 10, o participante que irá receber o tapa deve tirar a sua mão. Se isso acontecer, sai da roda quem não acertou o tapa; caso contrário, sai da brincadeira quem recebeu o tapa. O jogo segue até a eliminação de todos da roda, estabelecendo um vencedor.

Dica

1) Varie o andamento (lento, muito lento, rápido) e a tonalidade do trecho cantado a cada repetição do jogo. Sugestão: Fá Maior e Sol Maior.

2) Como desafio, proponha à turma uma mudança de andamento em uma mesma execução do jogo, dizendo aos alunos que algo acontecerá com a brincadeira e eles terão que descobrir. Por exemplo, comece o jogo em um andamento mais lento e, a partir da contagem 1, 2, 3, 4..., acelere. Os alunos terão que dizer qual a mudança (“Ficou mais rápido!”) e em que parte da música ela ocorreu. A mudança pode ocorrer em outras partes da música. O mesmo pode ser feito com a música começando mais rápida e terminando mais lenta.


Adoleta “permutada”

Seguindo o padrão de gestos estabelecido anteriormente para o jogo de mãos "150", a turma será organizada em duplas, que podem estar dispostas de forma aleatória pelo espaço da sala, ou em uma grande fileira. Faça a contagem de um compasso quaternário para a brincadeira iniciar, já estabelecendo, assim, o andamento em que o jogo será realizado. As duplas iniciam a música, fazendo o movimento de mãos juntas, para cima e para baixo, marcando a pulsação. Ao chegar na palavra “tu”, quem estiver com as mãos por baixo não deve deixar o outro, que está com as mãos por cima, bater e encostar em suas mãos.

Dica

1) Proponha mudança de andamento a cada rodada;

2) Como desafio proposto anteriormente, você pode sugerir que a mudança de andamento seja realizada dentro de uma mesma execução: a música começa bem lenta e termina bem rápida ou vice-versa. Vale lembrar que os andamentos propostos devem ser bem contrastantes a fim de facilitar a percepção dos alunos.

Recursos da Aula


Não há recursos materiais necessários para essa aula. O professor poderá utilizar instrumentos de percussão para reforçar a marcação da pulsação e um instrumento melódico para o jogo "150".

Recursos Complementares

Imagem (foto) da brincadeira “Adoleta”.

http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/230

Projeto Lenga La Lenga: jogos de mãos e copos.

http://www.lengalalenga.com.br/

SILVA, Gabriela Flor Visnadi e. Um estudo sobre brincadeiras cantadas da infância: jogos de mãos apresentados por crianças de Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2004. Disponível em:

http://pages.udesc.br/~c7apice/arquivos/download/TCC%20Gabriela%20Flor.pdf

Avaliação

O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguiram executar os jogos de mãos propostos, agregando canto e movimento corporal, e se participaram dos momentos de discussão com interesse e com intervenções frequentes.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DIDHA PEREIRA, UFRPE , Pernambuco - disse:
    DIDHA.PEREIRA@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ACHEI ESSA AULA SUPERINTERESSANTE. É MUITO BOM VERIFICAR QUE PODEMOS ELABORAR AULAS SEDUTORAS, UTILIZANDO O MÍNIMO POSSIVEL DE RECURSOS E CONSTRUINDO CONHECIMENTOS QUE DIALOGAM COM A SAÚDE, O BEM ESTAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO EDUCADO. PARABÉNS. BENEDITOJP 81 99788437


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.