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DOPING NO ESPORTE

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar como o uso de substâncias ilícitas podem prejudicar tanto o físico como a carreira de um atleta.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esteróides anabolizantes

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Muitos atletas com desejo de alcançar status e o prestígio algumas vezes fazem uso de métodos que auxiliam na melhora de seu rendimento pessoal.

PROBLEMATIZAÇÃO

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JORNALDOCIDADAO.COM Disponível em: http://jornaldocidadao.files.wordpress.com/2009/05/boacausa.jpg acessada em: 15/10/2009.

Todo ser humano gostaria de ser perfeito, imbatível, capaz de quebrar recordes e acumular titulos e vitórias. Para alcançar esse objetivo, muitos atletas utilizam substâncias proibidas.

Você seria capaz de utilizar qualquer substâncias dessas?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

O ser humano apresenta limitações e nem sempre todos encaram isso da melhor maneira possível, querem vencer essas limitações, ou seja, seus limites a todo custo.

ATIVIDADE

1. Divida a turma em 8 equipes.

2. Peça para que cada equipe realize pesquisa sobre uma determinada substância, onde seu uso é proibido no esporte

Sugestão de site para consulta:

SPINER.COM Disponível em: http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 acessada em 17/10/2009.

  • Estimulantes
  • Analgésicos
  • Narcóticos
  • Agentes anabolizantes
  • Diuréticos
  • Hormônios peptídicos
  • Hormônios análogos

3. Pedir para que realizem a pesquisa voltada para os efeitos que o uso destas substâncias causam no organismo, ou seja, como elas auxiliam na melhora do rendimento e quais seus efeitos colaterais, os prejuízos que trazem para o organismo.

4. Após pesquisa cada grupo deverá aprensentar o que encontrou para à turma.

IMAGINE A CENA QUE SERÁ NARRADA A SEGUIR:

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UOL.COM Disponível em: http://st0.mais.uol.com.br/D/01/B9/127774-large.jpg acessada em: 15/10/2009.

Um halterofilista se prepara para tentar um levantamento de 160 kg. Ele caminha para o recipiente com magnésio, passa um pouco nas mãos e pega a barra. Levanta-a com dificuldade até ao pescoço, arfa de esforço enquanto prepara o segundo passo do levantamento, mas depois de iniciar o movimento para levantar a barra por cima da cabeça, o músculo que rodeia a omoplata direita cede violentamente, desprotegendo a coluna do atleta.

A carreira desse halterofilista foi interrompida nesse instante. O impacto de 160 kg o atirou irremediavelmente em uma cama de hospital, tetraplégico. A conclusão do inquérito imediatamente instaurado não deixou espaço para dúvidas: as constantes ingestões de anabolizantes "esticaram" o músculo de tal maneira que, numa situação de esforço, este rompeu-se brutalmente.

Os anabolizantes, que anos antes haviam adquirido virtudes de poção mágica, provaram a sua falibilidade.

Esse acontecimento não foi inventado por ninguém. É a história verídica de um atleta finlandês que estava disputando um campeonato mundial e viu sua carreira de vitórias e conquistas ser destruída em poucos segundos. Tudo porque ele, em vez de melhorar seu dese mpenho através de treinamento, utilizou um meio ilegal.
Infelizmente, nas academias a coisa não está muito diferente. Muitos garotos estão tentando ficar mais fortes usando substâncias químicas que aumentam seu desempenho de uma maneira antinatural.

PENSE NISSO!

1. Você seria capaz de utilizar uma substância dessas, me smo sabendo que po deria ser punido?

2. E os efeitos colaterais dessas drogas no nosso organismo? Você pensa sobre isso?

Prevenção às drogas [Esporte na escola]

 PORTAL DO PROFESSOR. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18469/prevencao_drogas_esporte_escola.wmv acessada em: 18/10/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO:

1. O esporte deve ser usado como um meio para se prevenir o uso de drogas e não levar ao seu uso. Você concora com essa colocação?

2. Quais os meios que um atleta deve usar para conseguir destaque dentro do esporte?

3. Por quê a combinação drogas e esportes nunca dará certo?

ATIVIDADE

1. Peça para que os alunos realizem pesquisa sobre como são realizados os testes anti-doping (tipos de testes) e atletas que fizeram uso de doping e quais consequência ou penalidades tiveram ao serem descobertos.

2. Os alunos deverão realizar as anotações no caderno para que possam junto com o professor realizar uma única relação de atletas pegos nos testes anti-doping.

3. Montar cartaz com o nome do atleta, a modalidade e o tipo de substância utilizada, os cartazes poderão ser fixados no mural/edital da escola. (Se conseguir uma foto do atleta esta deverá ser fuixada no cartaz)

CATARSE

Doping é o chamado uso de drogas para melhorar a performance nos esportes. O doping é considerado anti-ético pelas federações esportivas. Em 1928 já existiam casos de doping, porém com a criação da World Anti-Doping Agency cada vez mais atletas tem sido pegos.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

1. Os alunos deverão montar um logo sobre o combate ao uso de doping nos esportes, o professor poderá apresentar algumas sugestões.

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BICYCLE.NET Disponível em: http://www.bicycle.net/wp-content/uploads/2007/04/no-doping.jpg acessada em: 17/10/2009.

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FOTOLIA.COM Disponível em: http://static-p4.fotolia.com/jpg/00/01/17/41/400_F_1174104_kha6y8eAKUnJSGnxbGQjOgi0WBzdIx.jpg acessada em: 17/10/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prevenção às drogas [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

TERRA .COM Disponível em: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI367989-EI1497,00.html acessada em 18/10/2009. Como funciona o exame anti-doping, uso de drogas para aumentar o desempenho físico, substâncias mais usadas no doping, suplementos alimentares não são doping, trapaças no meio esportivo, tecnologia de ponta para farejar  doping.

Avaliação

Através das pesquisas e produções realizadas pelos alunos, podemos utilizar também a participação nos momentos de discussão através das intervenções e conceitos realizados pelos alunos.

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