Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividades recreativas /Ensino Especial

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Marco G. B. Bularmaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender a trabalhar em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 110 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar a interatividade entre os alunos e capacidade de cooperação com os amigos.
Expor algumas figuras que apresentem situações de colaboração entre as pessoas.
Ex: figura de uma criança ajudando a outra a se levantar, pois caiu da bicicleta; a filha ajudando a mãe a guardar roupas, entre outros tipos de colaboração.
A partir dessa exposição, você professor poderá fazer comentários e levantar alguns pontos de discussão, como:
- Puxa, que sorte da criança da bicicleta ter encontrado alguém para ajudá-la! Quem já ajudou alguma pessoa a se levantar? Foi de algum tombo também? Conte sua história amiguinho!
- Quem se lembra de ter ajudado alguém? Pode ser o papai, a mamãe, o coleguinha, ou outra pessoa...
Importante professor:- você deve contextualizar, a fim de instigar o aluno a resgatar cenas, situações vivenciadas por ele, sejam no ambiente familiar, em situações cotidianas, pois este resgate o levará a associar a situação ao resultado, incorporando assim elementos importantes para a construção de valores sociais.
- ouvir todos os alunos que se manifestarem, atendendo suas necessidades e intervindo de maneira informal. Se a conversa se estender apresente formas de sintetizar sem que o aluno perceba, a fim de que não haja constrangimento por parte dele e a conversa transcorra harmoniosamente.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aulas cooperativas;
- Ambiente onde as crianças possam sem para e movimentar.


Atividade 1: Jogo do Contorno
Materiais: Papel, barbante, giz, canetas, para marcação do contorno, revistas, recortes, tesoura e cola.


Descrição da atividade: O Professor pedirá as crianças para que formem dois grupos (grupo A e B). O grupo escolhido (ex:grupo A), deitará no chão ou se a atividade for feita com o papel, deitarão em cima deste para que seja feita a demarcação do contorno do seu corpo, pelo grupo B, com giz ou caneta. O grupo (B) terá que se organizar a fim de que consigam desenhar o contorno de todos os colegas do grupo A. Poderão trocar as funções, sendo que, agora o grupo B deitará no chão ou papel e o grupo A desenhe seu contorno. Após elaboração do contorno, com os materiais disponibilizados: barbante, recortes de revistas entre outros, poderão definir a partir contorno já efetuado, outras características do corpo desenhado, na tentativa de montar da forma que achar melhor, o corpo de uma pessoa. No final elas deverão comentar o que fizeram.


Sugestão: poderão vestir o contorno, colocar detalhes e acessórios.

Como fazer com que todos participem?

Alguns cuidados são supersimples.

- Se a classe tem uma criança com deficiência física, e apresenta dificuldade em segurar o giz ou o lápis para fazer o contorno, enrole fita crepe neste para que fique mais grosso isso facilitará o movimento de pinça da criança, dando-lhe mais segurança no momento do traçado.

- Agora fique atento para que as crianças que participam do grupo do deficiente não a apressem a fazer o “ contorno” .


Lembre-se que:

- Cada um tem seu ritmo e este é um bom momento para trabalhar o autocontrole e o respeito e consideração pelo outro.
- Geralmente, o Down, PC, não tem voz própria. Alguém fala por ele, o pai ou a mãe. Então professor aproveite esse espaço de socialização e de igualdade diante das necessidades educacionais e ofereça as crianças possibilidades para externarem suas opiniões e potencialidades.

Figura 1: Disponível em: http://ipiranga.g12.br/index.php?pg=noticias&id=382
Acesso em: 01.08.2009.

Atividade 2

Jóquei-pô-gigante

Formação: duas equipes, dispostas em duas colunas uma de frente para a outra.

Descrição da atividade: três elementos: caçador, leão e espingarda fazem parte da atividade, sendo que, para cada elemento executa-se um gesto.
“caçador": palma da mão para baixo, encostada na testa, ( como se estivesse avistando algo);
"leão”: emitir som característico e executar gesto com as mãos imitando as patas do animal.
"espingarda": executar gesto de espingarda com as mãos.


A cada rodada, as equipes escolherão um elemento.
O professor determinará um tempo para que cada equipe se agrupe e escolha um dos elementos. Assim que escolherem voltarão à formação inicial e ao sinal (já), do professor irão representar o elemento escolhido. As duas equipes executarão simultaneamente os gestos.
Ex: Equipe A- escolheu o leão /Equipe B- escolheu a espingarda
Ah! E quem ganha o ponto da vez?
Aqui vai a orientação:

- O "leão" ganha do "caçador";
- O"caçador" domina a "espingarda";
- A "espingarda" mata o "leão" e assim por diante.


Atenção professor:
- poderá pontuar da maneira que lhe convir.
- poderá ser feita a atividade quantas vezes quiser, até o momento que decidir terminar a brincadeira, podendo empatá-la o que torna a intenção (cooperativa) mais efetiva ou apontar a equipe vencedora.
Mas não se esqueça!
- Sempre que quiser ajudar, a criança deficiente ofereça ajuda e espere sua oferta ser aceita, antes de ajudar.
- Sempre pergunte a forma mais adequada para ajudá-la e oriente o aluno colaborador. Mas não se ofenda se seu oferecimento for recusado. Pois, nem sempre, as pessoas com deficiência precisam de auxílio. Às vezes, uma determinada atividade pode ser bem mais desenvolvida sem assistência.

Atividade 3: Rela-ajuda

Figura 2 : Disponível em http://static.hsw.com.br/gif/pega-pega-1.gif  
acesso em: 03.07.2009.

Formação: alunos dispostos a vontade em espaço delimitado.

Descrição da atividade: O professor escolherá um dos alunos para ser o “pegador”. Os demais alunos ficarão na quadra, ou pátio (o espaço deverá ser delimitado, exemplo: somente dentro da linha do futebol). Os alunos deverão fugir a fim de que o pegador não rele neles. Quem for pego pelo “pegador” ficará em posição de estátua e somente poderá voltar à brincadeira se outra criança relar nele (estátua). O professor poderá a qualquer momento trocar o pegador.
Orientações ao professor:
- esta atividade promove uma diversidade de atitudes colaborativas, pois seja qual for a deficiência apresentada na turma, todos terão funções a desenvolver! Não..., não estamos falando das funções de pegador e fugitivo somente...e sim de funções que atendam a todos durante toda a atividade!
Ao aluno cego- um companheiro que lhe dê o seu braço como apoio, tornando mais rápido e ágil;
Ao aluno PC- o incentivo do professor e dos colegas a fim de oferecer suporte em relação a direção para fugir do pegador...
Ao aluno Down- deixá-lo escolher sua própria estratégia favorecendo a tomada de decisão e ao mesmo tempo fazer com que consiga fugir ou pegar de maneira a trabalhar a tonicidade;
Ao aluno cadeirante- ao ser pego, levantar os braços a fim de significar este movimento como “estátua” ou se for o pegador um colaborador para empurrá-lo, na intenção de alcançar um fugitivo com mais facilidade (relar), pois estará com os braços livres para pegar.


Mas Atenção: Ao se empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, deve-se fazer com cuidado. Atente o aluno colaborador para não bater nas pessoas que caminham à frente.
Enfim, nada de superproteger professor!! E sim oferecer suporte para participação efetiva.

Lembre-se sempre que: a superproteção faz com que a criança tenha uma auto-imagem de fragilidade, impede-a de conhecer seus recursos e cria dificuldade para lidar com a frustração.
Se você não capacita, não ensina esta criança, não faz enfrentar o mundo. Então, como ela irá aprender?

Atividade 4

Telefone Sem Fio

Figura 3: Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_0jMoBW9TtWs/R4azHbDhULI/AAAAAAAAATk/ShSm8C1eF0g/s320/cochichar4.jpg  
Acesso em: 03.07.2009.

Formação: As crianças formarão um grande círculo, sentados.
Descrição da atividade: o professor fala uma palavra ou uma frase para a um dos alunos que passará ao colega do seu lado, falando ao ouvido do colega, e assim sucessivamente, até chegar ao aluno que estará do lado esquerdo do professor,sendo que este aluno deverá falar em voz alta a palavra ou a frase que chegou até ele.
Atenção professor:
-Poderá repetir a brincadeira quantas vezes achar interessante trocando a palavra ou frase como também trocar acriança que iniciará.
-Para o bom andamento das brincadeiras estas deverão apresentar algumas regras. Torna-se imprescindível assim apresentá-las no início das brincadeiras a fim de oportunizar a todos (deficientes ou não) uma participação ativa.

Recursos Complementares

O Professor com enfoque no cooperativismo poderá aplicar uma aula com os alunos sobre o trânsito, deixando-os conscientes sobre como agir no trânsito a fim de tornar a cidade menos caótica e no jogo ajudar na prevenção de discórdias, oportunizando a identificação de suas potencialidades.
Antes de aplicar o objeto de aprendizagem (OA), o professor poderá junto com as crianças executar movimento com as mãos imitando estar dirigindo um carro e andando pela sala de informática cantando a música.

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu.

Disponível em: http://temas-infantis.musicas.mus.br/letras/956064/  
Acesso em: 13.10.2009.

Desta maneira, poderão simular como se estivessem batendo o carro.

Objeto de Aprendizagem (OA),disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5195 

acesso dia 02.07.2009.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, será observado o interesse e desempenho das crianças.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Delma, Colegio Estadual Presidente Kennedy , Paraná - disse:
    delmacristiany@hotmail.com

    22/02/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns!!!!Gostei bastante de suas aulas!!!!!!


  • Izabel Almeida da Cunha, Nair Sombra , Acre - disse:
    izabeldarla75@gmail.com

    05/05/2011

    Quatro estrelas

    Parabésn! Este plano de aula é ótimo para trabalhar a socialização dos alunos e ao respeitando o limite de cada criança.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.