Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brinquedos e brincadeiras com sucata/ Aula adaptada a Deficiente Auditivo/Ensino Especial

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni /Marco G. B. Bularmaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá varias formas de confeccionar seu próprio brinquedo, e contribuirá com o meio ambiente.

Duração das atividades
Aproximadamente 110 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhar com as crianças a concepção de lixo e meio ambiente, de como deve ser feita a reciclagem do lixo.
Poderá questioná-las na intenção de verificar o nível de conhecimento em relação ao assunto.
Sugestões de questionamentos:
- o que podemos jogar no lixo?
- você sempre procura um cesto de lixo para jogar algo fora ou joga no chão mesmo?
- em casa a mamãe separa o lixo? Latas, vidros, separados de cascas de fruta, restos de comida? Entre outras questões.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula criativa;
- Materiais recicláveis;
- Ambiente amplo;


A preocupação com o meio ambiente hoje é um aspecto mundial, e é preciso que a criança aprenda desde cedo como reciclar e reaproveitar materiais. Poderá ser disponibilizado um site que mostre vários tipos de brinquedos que podem ser feitos com materiais recicláveis antes de começar a aula.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SHi1o8fDZxU
Acesso em: 02.07.2009.

Figura 1: Disponível em: http://meioambienteturma3302.pbworks.com/f/1217875386/reciclagem_01.jpg  
Acesso em: 13.10.2009.

Para que a aula obtenha resultado satisfatório faz-se necessário o professor pedir aos seus alunos materiais para que sejam confeccionados os brinquedos.
Sugestão: elabore uma lista dos materiais necessários e divida entre a classe! Aproveite o momento para apresentar aos alunos materiais que ontem estavam indo para o lixo e que hoje poderão ser usados para brincar.

Confecção de Brinquedos
Pé-de-lata.
Material : 2 latas de alumínio. (achocolatado ou leite em pó),
2 pedaços de corda náilon ( ou barbante duplo) de 1,2 metro de comprimento,
1 tesoura, um prego e martelo.

Modo de Fazer: Com duas latas de alumínio fazer dois furos oposto um do outro no fundo de cada lata, lembrando que os furos deverão ser feitos pelo professor. Posteriormente passe a corda náilon pelos furos e una as extremidades com um nó dentro do recipiente. Coloque a tampa e para que a criança trabalhe sua criatividade, peça à ela que decore as latas com fitas adesivas, tintas ou papel crepom, revistas entre outras maneiras de decorar.

Figura 2: Disponível em: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/escultur/pe_de_lata.jpg
acesso dia 01/07/09.

Modo de brincar: No pátio ou na quadra da escola os alunos tentarão se equilibrar segurando nas cordas. Poderão apostar corrida, andar para trás, passar por obstáculos. O aluno surdo deverá sempre ser auxiliado pelo professor, que deixará com que a criança consiga superar seus limites, equilibrando-se em cima da lata.
O brinquedo desenvolverá na criança o equilíbrio e a coordenação motora.
Não esqueça professor:
- sempre oriente mediante gestos a fim de atender as necessidades da criança surda, para que possa deslocar-se com segurança (sabendo que não encontrará obstáculos que a prejudique);
- além de orientar torna-se importante incentivar!
- proporcione ao aluno surdo a mesma chance que um aluno ouvinte tem, de ter sucesso ou de falhar.


Vai e Vem
Material : 2 garrafas de refrigerante (PET), 4 rolos de papelão (podendo ser de papel higiênico), dois barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada um, fita adesiva, tesoura.
Modo de Fazer: O professor auxiliará os alunos a cortarem ao meio as garrafas de refrigerante, encaixando a parte de cima do corpo das duas garrafas uma na outra. Para deixá-la bem fixa passe pelo encaixe a fita adesiva na garrafa.
Os alunos poderão confeccionar o brinquedo em dupla. Passarão os fios de barbante de varal pela garrafa e cada ponta deste barbante será amarrada em um rolo de papelão.

Figura 3: Disponível em: http://fotocache02.stormap.sapo.pt/fotostore02/fotos//99/c4/48/1922367_Izfg2.jpeg
Acesso dia 01.07.2009.

Modo de brincar: Em duplas, uma criança em cada ponta do brinquedo, executa o movimento de abrir e fechar os braços. À medida que a garrafa PET chegar próximo do seu corpo a criança executa o movimento. Desta maneira, vai adquirindo ritmo e tempo para fazer a brincadeira. 

Recursos Complementares

O Professor, com o enfoque em reciclagem e meio ambiente poderá fazer uma aula explicativa dizendo como reciclar, qual material é caracterizado como plástico, orgânico, papel, vidro e alumínio.
Aplique jogos educacionais no computador (Objeto de aprendizagem- OA).

É tempo de Reciclar

OA1: Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4914
Acesso dia 02.07.2009.
O aluno poderá aprender por um programa de animação quais lugares ele poderá colocar o lixo no recipiente correto de reciclagem.
Importante professor:
- Programe e conheça o material previamente, pois o conhecimento trará a você possibilidades de criar estratégias de envolvimento na intenção de sanar possíveis dúvidas a serem apresentadas pelos alunos.
- Questione seus alunos em relação ao OA apresentado:

- como se faz a separação dos lixos?
- que tipo de material podemos confeccionar diante da reciclagem?

OA 2: Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/6195
Acesso dia 01.07.2009
Neste jogo, após o aluno já ter aprendido qual a cor que corresponde a reciclagem do material, ele poderá mostrar que realmente aprendeu, colocando cada objeto no lixo correto.

Avaliação

O professor deverá avaliar seus alunos em todo o desenvolvimento da aula. Poderá identificar mediante observação:
- nível de desenvolvimento da coordenação motora fina;
- nível de desenvolvimento da coordenação óculo- manual;
- nível de desenvolvimento do equilíbrio;
- nível de conscientização em relação ao assunto trabalhado: reciclagem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.