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Leitura e transformação

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler e interpretar poemas;
  • inferir informações implícitas em um texto;
  • posicionar-se criticamente frente a posicionamentos enunciativos de textos lidos;
  • estabelecer relações entre o tema abordados no texto lido e questões da realidade; 
  • conhecer algumas técnicas de retórica.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • fazer distinção entre linguagem conotativa e denotativa;
  • ter noções básicas de coesão e coerência textual.
Estratégias e recursos da aula
              
  •  Uso da mídia som / vídeo;
  •  Utilização do laboratório de informática.


AULA 1

Atividade

Com o objetivo de motivar os alunos para a temática proposta - uma crítica à visão convencional de muitos historiadores, cujas narrativas se referem apenas aos dirigentes das sociedades, menosprezando a participação do povo no processo histórico - apresentar aos alunos a seguinte tirinha da Mafalda.


Disponível no site:
http://juniorcba.files.wordpress.com/2007/08/mafalda380.jpg


Em relação à tirinha, o professor deverá fazer aos alunos as seguintes perguntas:

1. Geralmente, quando você tem dúvida sobre um determinado assunto, você questiona ou silencia e acata a situação como ela se apresenta? Justifique.
2. Na escola, você tem espaço para tirar suas dúvidas em relação ao que é ensinado? Comente.
3. Você já pensou na possibilidade de haver diferentes pontos de vista sobre um mesmo fato?
4. Quem pergunta sente-se incomodado em relação a fatos, idéias, etc. Você já se sentiu assim em algum momento? Explique.
5. Já houve momentos em que suas perguntas ficaram sem respostas? Por quê? Explique.
6. No caso da tirinha, por que Suzanita ficou sem resposta? Comente.

Os alunos deverão respondê-las primeiro oralmente e depois por escrito no caderno.


Aula2

Atividade1
Há perguntas que não precisam ser respondidas, porque quem as faz já sabe a resposta. Nesse caso, dizemos que se trata de uma pergunta retórica. Por meio de perguntas retóricas, pretende-se que o interlocutor chegue por si só à conclusão de que determinada idéia implícita em um discurso representa a verdade, o certo. Portanto, pode-se dizer que a retórica é a técnica ou a arte de convencer o interlocutor por meio de discurso verbal – oral ou escrito – ou visual.

Importante: se o professor considerar necessário, dependendo da turma, poderá levar os alunos ao laboratório de informática para pesquisarem sobre retórica.

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%B3rica

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Pergunta_Ret%C3%B3rica

Atividade 2

Dando continuidade à temática, no laboratório de informática, os alunos deverão pesquisar sobre Bertold Brecht. É importante que o professor informe aos alunos o objetivo dessa pesquisa, qual seja: conhecer o autor do poema “Perguntas de um operário que lê” e o contexto em que esse texto foi escrito. Essas informações constituem-se aspectos fundamentais para a leitura e o trabalho que serão feitos em sala de aula.

Sugestões de Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht

http://www.astormentas.com/brecht.htm


Ainda no laboratório de informática, o professor deverá apresentar o vídeo com a leitura do poema de Brecht. Em sala de aula, o professor deverá entregar a cópia do poema aos alunos para leitura e análise.

Vídeo disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=IDvs9hq15B4


Aula 3

Atividade 1

A história dominante tem assegurado um lugar privilegiado para os heróis e desconsiderando, em determinadas situações, completamente os demais sujeitos que efetivamente participaram da história. De diferentes modos, os grupos e classes dominantes foram relegando ao silêncio e ao esquecimento as experiências, a história e a cultura dos grupos populares. A perspectiva da cultura dominante é de desqualificar as experiências dos grupos populares vivenciadas no passado e, dessa forma, assegurar sua posição hegemônica.

No poema “ Perguntas de um operário que lê” Brecht, por meio de perguntas retóricas, possibilita ao leitor refletir sobre a visão convencional de muitos historiadores, a respeito da participação do povo no processo histórico.

Texto:

Perguntas de um operário que lê
Bertold Brecht


Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilônia, tantas vezes destruída,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Só tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sozinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?
Em cada página uma vitória.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas histórias
Quantas perguntas

Disponível em:

http://www.cecac.org.br/Brecht_Perguntas_de_um_operario_que_le.htm

Atividade 2

As perguntas propostas a seguir deverão ser apresentadas aos alunos, após a leitura do poema realizada em voz alta, pela professora ou por um aluno.

1. No poema de Brecht “um operário que lê”, ler significa apenas conhecer letras e palavras, porque se é alfabetizado ou significa ler sabendo analisar criticamente um texto? Justifique sua resposta.
2. Retire do poema versos que sugerem uma atitude crítica do operário com relação ao poder: somente os reis, as autoridades sempre têm o mérito das grandes obras, mas nunca o trabalhador.
3. O individualismo é uma atitude que promove o dom do indivíduo, possibilitando a criação do super-homem.
a) Ao falar de Filipe da Espanha, o poeta nega o culto ao individualismo? Justifique.
b)Transcreva do texto, outros versos em que se verifica a retificação da atitude individualista.
4. A coerência textual, no poema, é realizada pela retomada de uma mesma idéia. Qual é essa idéia?
5. É unilateral o que mostra um único lado dos fatos. Segundo os versos: “Uma vitória em cada página / quem cozinhava os banquetes da vitória?”, pode-se dizer que os livros de História são unilaterais? Justifique.
6. Um operário que lê pode descobrir muitas coisas. O que um operário pode descobrir ao ler os livros que apresentam os fatos apresentados de forma unilateral?
7. O poema se constitui de perguntas retóricas. As respostas a essas perguntas podem ser resumidas em uma única ideia. Qual é essa idéia?
8. Pode-se concluir com a leitura do poema: são inúmeras as histórias unilaterais que geram inúmeras perguntas.Transcreva do poema versos que comprovem essa conclusão.
9. Um operário que l ê criticame nte o mundo, a História, a vida, tem meios de não só interpretar, mas também fazer a História. Por quê? Explique.


Aula 4

Produção de texto:

No poema “Perguntas de um operário que lê”, Brecht, por meio de perguntas retóricas, conduz o seu raciocínio procurando convencer o leitor/interlocutor sobre o fato de a história dominante ter privilegiado os heróis e desconsiderado os demais sujeitos que efetivamente participaram da história.


A partir da apresentação dos recursos de persuasão utilizados pelo autor, o professor deverá propor aos alunos que produzam um texto – um poema – usando como estratégia de convencimento perguntas retóricas assim como o autor.
O tema abordado deverá ser o seguinte:


No Brasil, construiu-se a imagem de que o trabalhador não lê. Entretanto, não se esclarece as razões pelas quais há baixos índices de leitura por parte, principalmente, dos trabalhadores. Quais seriam essas causas?


O título sugerido poderá ser o mesmo do poema de Brecht: Perguntas de um operário que lê.

Importante: as produções dos alunos deverão ser lidas em salas de aula. Após a correção gramatical feita pelo professor, os alunos deverão digitar os textos (no laboratório de informática) para, então, serem expostos no mural da sala de aula ou em outro espaço apropriado.

Avaliação

A avaliação dar-se-á em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, deverá ser feita individualmente, por meio da realização das diferentes atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta e às especificidades das condições de produção.

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