Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


JOGO DA MEMÓRIA “DIFERENTE”

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de exercitar a habilidade de leitura através do “reconhecimento” de palavras. Além disso, poderá ainda identificar o número de letras e sílabas das palavras que serão organizadas por grupos semânticos.

Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas neste plano didático deverão contribuir para que seus alunos venham trabalhar e desenvolver a leitura de palavras, através da relação imagem e escrita. Na atividade a ser proposta você, poderá conduzir o momento de organização e preparo do material, explorando por meio da oralidade, o número de letras das palavras, o reconhecimento das sílabas que a constituem e conseqüentemente o conceito de palavra. Para que tudo isso se torne possível devemos construir um Jogo da Memória Diferente, será diferente, pois é comum que no jogo da memória tradicional devemos formar um par de imagens idênticas (sendo apenas duas chances de virar as cartas). Na atividade aqui proposta, a criança deverá virar a carta e encontrar uma imagem e o par a compor não será uma outra imagem idêntica, mas sim a representação daquela imagem por meio da escrita, ou seja ao ver a imagem de uma flor, o aluno terá que procurar a palavra. escrita da imagem.

I _ A primeira coisa a definir é a lista de palavras e imagens que deverá compor o jogo. Como esta atividade é indicada para crianças em processo inicial da alfabetização, sugiro que trabalhe com listas semânticas, ou seja, lista com os nomes dos alunos e professores da turma, lista de frutas, de animais, de objetos escolares, entre outros.

Acredito ser interessante elaborar diversos jogos da memória, de modo que haja uma variedade de temática, o que contribuirá para ampliação do vocabulário, leitura e escrita. Destaco entre as sugestões apresentadas, que não falte entre a variedade de modalidade a ser construída uma que inclua a lista de nomes da turma e também dos professores que trabalham com esta. Pegue na secretaria da sua escola o mapa de fotos dos alunos da turma e tire xerox.

Defina as temáticas que deseja trabalhar, vamos trabalhar aqui com quatro exemplos. Após esta definição, que poderá ser feita só por você, cole no quadro/lousa uma folha de papel Kraft organizada com uma tabela de quatro colunas, que na primeira linha de cada, deverá constar o título a constituir (confira o Modelo I).

Com o kraft e um pincel (um canetão) você juntamente com as crianças irá compor as listas. Professor(a), este é um momento fundamental para exploração oral da seqüência de letras que constitui a palavra, bem como o número de sílabas desta. Sendo assim, a cada indicação de palavras a compor a lista, solicite ao grupo que dite as letras a serem por você, registradas. Recomendo que auxilie acentuando (oralmente) cada sílaba, de modo que possam identificar todas as letras que a compõem. Uma vez que cada palavra estiver registrada, pergunte ao grupo o número de letras e o número de sílabas. Poderá perguntar ainda, qual é a primeira e/ou qual é a última letra da palavra. Assim, deve ser feito sucessivamente até que conclua todas as listas que irão constituir o jogo.

MODELO I

Uma vez feito este registro, você poderá avaliar e desafiar a turma a registrar em uma folha ou mesmo no caderno, organizando as palavras de cada coluna em ordem alfabética. Em especial, destaco que se for uma turma de alfabetização inicial, oriente para que sigam somente a regra de respeitar a primeira letra, caso haja em uma lista duas ou mais palavras iniciadas com a mesma letra (exemplo_ cachorro, cavalo, camelo). Se optar por desenvolver esta atividade, pode ser interessante fazer uma das listas no quadro/lousa com participação das crianças.

II_ Um vez definida a lista de palavras, você professor(a) deverá providenciar as imagens, para que o jogo seja construído. Observe alguns exemplos no modelo a seguir:

Assim, você deverá apresentar para todas as palavras da lista montada, uma ficha com imagem e uma outra com a pal avra, para então formar o par.

III_ Com todas as imagens e palavras preparadas, você poderá distribuir as folhas com imagens para que as crianças possam colorir as figuram, desse modo o jogo ficará mais alegre e bonito. Além de propiciar cada vez mais a participação e interação das crianças com a criação da atividade.

Para organização final do jogo, as crianças devem fixar a folha com as imagens e palavras em outra folha, que seja de material mais consistente, assim o jogo irá durar mais tempo. Para isso, você poderá oferecer cartolina, papel cartão, papelão, entre outros. Se desejar, ainda pensando na apresentação e preservação do material, é interessante plastificar ou mesmo passar papel contact. Atenção: Tudo isso deve ser feito antes de recortar cada carta. Ok!


IV_ Nosso jogo já ficou pronto! Agora coloque no chão ou sobre uma mesa todas as cartas do jogo com as imagens e palavras viradas para baixo. Feito isso, vamos reforçar as regras do jogo.

a) Para cada jogo é desejável quatro participantes, podendo ser dupla “contra” dupla. Isso deve ser definido de acordo com o número de cartas disponíveis no jogo.
b) Defina através de uma brincadeira conhecida pelas crianças, qual será a ordem dos participantes.
c) A cada rodada o participante da vez, só poderá virar duas cartas, sempre com objetivo de formar um par que deve constar da figura correspondente à palavra. Se conseguir formar o par, poderá tentar mais uma vez ainda nesta rodada e assim poderá fazer até errar. Todos os pares formados devem ser retirados da mesa (ou do chão), ficando de “posse” deste participante.
d) Caso o participante vire duas cartas que não são correspondentes ele deve passar a vez para o próximo jogador.
e) O jogo termina, quando todos os pares foram formados e, portanto, não há mais cartas na mesa. É o vencedor (a) aquele (a) que tiver formado o maior número de pares.

Professor(a) se desejar ao termino da brincadeira,

Recursos Complementares

• Se desejar compreender ou retomar as regras do jogo da memória tradicional, consulte o seguinte site_ http://http://lazer.hsw.uol.com.br/como-jogar-memoria.htm
• Este jogo da memória poderá ser montado também, para sua aula de matemática, onde poderá trabalhar reconhecimento do numeral e escrita por extenso.

Avaliação

Solicite a criança que registre no caderno as palavras que conseguiu formar par. Na frente de cada registro a criança deverá anotar também o número de letras e sílabas da palavra. Em seguida, poderá pedir a criança que forme frases com as palavras das cartas que ela conquistou e por fim, passado alguns dias, faça um ditado com as palavras que constituem as listas, os jogos. Avalie, observe em todo este material registrado o processo de escrita em que se encontra a criança, no que diz respeito ao reconhecimento de palavra, segmentação ou não das mesmas, reconhecimento da sonoridade das letras, capacidade de leitura durante as partidas com o jogo, e ainda os possíveis conflitos e desafios, por este propostos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.