Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EQUINODERMOS: ANIMAIS POR EXCELÊNCIA

 

26/01/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos equinodermos;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos equinodermos numa perspectiva da evolução das espécies.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

MOTIVAÇÄO

Para começo de conversa, o/a professor/a deverá apresentar uma imagem de representante dos equinodermos e fazer os seguintes questionamentos:


À primeira vista, o que você pode dizer sobre os seres vivos presentes nessa imagem? Parecem plantas, ou, mais exatamente, algumas flores? Mas, em que ambiente esses seres vivos estão presentes? Será que realmente fazem parte do grupo dos vegetais?


undefined

www.jornada.unam.mx/2003/10/27/Images/eco-m.jpg

Para continuar a conversa, após as respostas dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá apresentar imagens de representantes do grupo em questão e solicitar que os mesmos registrem, no caderno, algumas das suas características.


www.webquestbrasil.org/criador/webquest/sopor...

Dica: As imagens sugeridas podem ser trabalhadas no laboratório de informática e/ ou em data show conforme a disponibilidade da escola e do/a professor /a.

ATIVIDADE I – EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DE UM DOCUMENTÁRIO

  • Comentários da autora

Considero o uso de documentários uma ótima estratégia para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo no mínimo duas vezes destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar essa temática.

Para desenvolver as atividades referentes ao grupo em questão sugerimos a uma síntese do documentário “O animal por excelência", pois além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "Equinodermos", trata de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, defesa e a reprodução nesse grupo. Uma síntese desse documentário é disponibilizada no youtube e poderá ser acessada pelo endereço:<http://www.youtube.com/watch?v=F0maWuci2MU>. Acesso em 15 out. 2009.

Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Imagens do vídeo

Professor/a, a discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição do documentário é fundamental para o bom aproveitamento do material exibido na síntese do documentário, rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem. Então, sugerimos que após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para a realização das atividades II e III, quais sejam: i)-elaboração de um relatório; ii)- discussão das situações propostas.

ATIVIDADE II ELABORAÇÃODE RELATÓRIO

Para ampliar os conhecimentos sobre o grupo e nortear a construção do relatório apresentamos sugestões de itens a serem abordados, tais como:

  • Hábitat dos equinodermos.

  • Características principais desse grupo de animais invertebrados.

  • Simetria corporal dos equinodermos.

  • Importância dos pés tubulares.

  • Exemplos de 4 animais pertencentes ao grupo dos equinodermos mostrados ao longo do documentário.

  • Por que se pod e ter a idéia de que as estrelas do mar não envelhecem nem morrem?

  • Como as estrelas do mar se alimentam?

ATIVIDADE III -- DISCUSSÃO DAS SITUAÇÕES PROPOSTAS

O/A professor/a deverá apresentar as situações I e II e suscitar as discussões nos grupos constituídos anteriormente para a realização da atividade I. Após as discussões os/as alunos/as deverão fazer os registros no caderno. E, posteriormente, cada grupo deverá apresentar para os demais as suas respostas. Após as apresentações sugerimos a construção coletiva de um texto com as proposições de cada grupo.

Professor/a - Ressaltamos que os itens abordados para a construção do relatório na atividade II possa se constituir em fonte de informação para a realização dessa atividade.

SITUAÇÃO I

Os Equinodermos são considerados animais por excelência, conforme o título do documentário, você pode justificar essa atribuição dada aos equinodermos? 


SITUAÇÃO II

Do ponto de vista da pesquisadora que relata o documentário, esse seria um dos grupos de seres vivos mais bem adaptados no planeta Terra e com grande potencial evolutivo. Nesse sentido, questiona se o ser humano comporia o grupo mais evoluído do planeta.


Professor/a essas situações podem ser projetadas em data show, retro-projetor, ou ainda, registradas no quadro.
Recursos Complementares

O filme 7 do DVD 4 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título " O animal por excelência". Além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "Equinodermos", tratando de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, defesa e a reprodução nesse grupo.

Do ponto de vista da pesquisadora que relata o documentário, esse seria um dos grupos de seres vivos mais bem adaptados no planeta Terra e com grande potencial evolutivo. Nesse sentido, questiona se o ser humano comporia o grupo mais evoluído do planeta.

Destaques: estrelas, ouriços e pepinos do mar.

O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic. DVD 4).

Avaliação
    • A avaliação poderá ser realizada utilizando como referência os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SIMONE, ESTUDANTE , Pernambuco - disse:
    SIMONE.MPAZ@HOTMAIL.COM

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    aCHEI MARAVILHOSO,VC ESTA ME AJUDANDO MUITO.pOIS O QUE MAIS PRECISO NESSE MOMENTO É DE AJUDA,ESTOU COMO VAGA LUME COM MEDO DO ESCURO,OU SEJA PROFESOR COM MEDO DA SALA DE AULA.eSTRANHO AO É?uM GRANDE ABRAÇO!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.