26/01/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos equinodermos;
2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.
3- Explicar as origens e a evolução dos equinodermos numa perspectiva da evolução das espécies.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
MOTIVAÇÄO
Para começo de conversa, o/a professor/a deverá apresentar uma imagem de representante dos equinodermos e fazer os seguintes questionamentos:
À primeira vista, o que você pode dizer sobre os seres vivos presentes nessa imagem? Parecem plantas, ou, mais exatamente, algumas flores? Mas, em que ambiente esses seres vivos estão presentes? Será que realmente fazem parte do grupo dos vegetais?
www.jornada.unam.mx/2003/10/27/Images/eco-m.jpg
Para continuar a conversa, após as respostas dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá apresentar imagens de representantes do grupo em questão e solicitar que os mesmos registrem, no caderno, algumas das suas características.
www.webquestbrasil.org/criador/webquest/sopor...
Dica: As imagens sugeridas podem ser trabalhadas no laboratório de informática e/ ou em data show conforme a disponibilidade da escola e do/a professor /a.
ATIVIDADE I – EXIBIÇÃO E DISCUSSÃO DE UM DOCUMENTÁRIO
Comentários da autora
Considero o uso de documentários uma ótima estratégia para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo no mínimo duas vezes destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar essa temática.
Para desenvolver as atividades referentes ao grupo em questão sugerimos a uma síntese do documentário “O animal por excelência", pois além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "Equinodermos", trata de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, defesa e a reprodução nesse grupo. Uma síntese desse documentário é disponibilizada no youtube e poderá ser acessada pelo endereço:<http://www.youtube.com/watch?v=F0maWuci2MU>. Acesso em 15 out. 2009.
Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:
http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495
Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:
http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals
Imagens do vídeo
Professor/a, a discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição do documentário é fundamental para o bom aproveitamento do material exibido na síntese do documentário, rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem. Então, sugerimos que após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para a realização das atividades II e III, quais sejam: i)-elaboração de um relatório; ii)- discussão das situações propostas.
ATIVIDADE II ELABORAÇÃODE RELATÓRIO
Para ampliar os conhecimentos sobre o grupo e nortear a construção do relatório apresentamos sugestões de itens a serem abordados, tais como:
Hábitat dos equinodermos.
Características principais desse grupo de animais invertebrados.
Simetria corporal dos equinodermos.
Importância dos pés tubulares.
Exemplos de 4 animais pertencentes ao grupo dos equinodermos mostrados ao longo do documentário.
Por que se pod e ter a idéia de que as estrelas do mar não envelhecem nem morrem?
Como as estrelas do mar se alimentam?
ATIVIDADE III -- DISCUSSÃO DAS SITUAÇÕES PROPOSTAS
O/A professor/a deverá apresentar as situações I e II e suscitar as discussões nos grupos constituídos anteriormente para a realização da atividade I. Após as discussões os/as alunos/as deverão fazer os registros no caderno. E, posteriormente, cada grupo deverá apresentar para os demais as suas respostas. Após as apresentações sugerimos a construção coletiva de um texto com as proposições de cada grupo.
Professor/a - Ressaltamos que os itens abordados para a construção do relatório na atividade II possa se constituir em fonte de informação para a realização dessa atividade.
SITUAÇÃO I
Os Equinodermos são considerados animais por excelência, conforme o título do documentário, você pode justificar essa atribuição dada aos equinodermos?
SITUAÇÃO II
Do ponto de vista da pesquisadora que relata o documentário, esse seria um dos grupos de seres vivos mais bem adaptados no planeta Terra e com grande potencial evolutivo. Nesse sentido, questiona se o ser humano comporia o grupo mais evoluído do planeta.
O filme 7 do DVD 4 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título " O animal por excelência". Além de exibir imagens maravilhosas de ambientes terrestres e aquáticos, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como "Equinodermos", tratando de maneira clara e ricamente ilustrada, os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação, defesa e a reprodução nesse grupo.
Do ponto de vista da pesquisadora que relata o documentário, esse seria um dos grupos de seres vivos mais bem adaptados no planeta Terra e com grande potencial evolutivo. Nesse sentido, questiona se o ser humano comporia o grupo mais evoluído do planeta.
Destaques: estrelas, ouriços e pepinos do mar.
O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias (Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic. DVD 4).
A avaliação poderá ser realizada utilizando como referência os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os relatórios e os textos construídos pelos/as alunos/as no decorrer das aulas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2011
Cinco estrelasaCHEI MARAVILHOSO,VC ESTA ME AJUDANDO MUITO.pOIS O QUE MAIS PRECISO NESSE MOMENTO É DE AJUDA,ESTOU COMO VAGA LUME COM MEDO DO ESCURO,OU SEJA PROFESOR COM MEDO DA SALA DE AULA.eSTRANHO AO É?uM GRANDE ABRAÇO!