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Cavernas: ecossistemas pouco explorados

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar os componentes abióticos e bióticos característicos dos ambientes de cavernas;

2- Relacionar os aspectos abióticos com a composição biológica desses ecossistemas;

3- Descrever as adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos ambientes caraterísticos de cavernas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ecossistemas: componentes e interações entre eles;

  • Adaptações dos seres vivos ao ambiente

Estratégias e recursos da aula

    Estratégias utilizadas:

    Aula interativa;
    Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

Comentário da autora: Considero o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Motivação

No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as uma visão geral do ambiente de cavernas por meio de imagens exibidas por meio de data-show ou no computador, onde poderá fazer um arquivo, selecionando-as de endereços como o banco de imagens do Google.

Algumas sugestões:

Figura 1-  Imagens de cavernas:disponíveis em:

<http://www.impactotour.pt/store/images/yucatan.jpg>;

<http://360graus.terra.com.br/caving/images/w_h/w_h_petar.jpg>

<http://www.webartigos.com/content_images/Lindas_Cavernas_1.jpg>

Nesse momento o/a professor/a fará um diagnóstico dos conhecimentos dos/as seus alunos/as a respeito do tema, fazendo perguntas, como:

  • Vocês conhecem esse tipo de ecossistema? Já visitaram algum?

  • Como seria viver em ambientes como esses representados?

  • Que tipos de seres vivos sobrevivem nesses ambientes?

ATIVIDADE 1: Exibições, reflexões e registros

Documentário: SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 2 – CAVERNAS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE.

Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca dos ecossistemas de cavernas o professor poderá dividir a turma em 6 grupos, por meio de fichinhas numeradas ou coloridas em cores distintas. Cada grupo deverá assistir a um vídeo distinto. Em cada vídeo são exibidos aspectos diferentes do ambiente cavernícola, com ênfase aos fatores bióticos e abióticos.

Os/as alunos/as deverão registrar alguns aspectos importantes para socializarem o vídeo assistido para a turma inteira, em um segundo momento. Para isso, o professor deverá enumerar alguns itens, tais como: fatores abióticos; seres vivos que ali habitam; adaptações desses seres vivos ao ambiente.

Se houver possibilidade de um computador para três ou quatro alunos para o acesso será ótimo, uma vez que poderão assitir e fazer suas anotações com tranquilidade. Se não houver disponibiidade de computadores para uma distribuição como essa, ou parecida, o/a professor poderá baixar os vídeos e utilizar DVD/TV. O data-show é uma outra possibilidade de projeção dos vídeos. Nos dois últimos casos, o/a professor teria que fazer adaptações a essa dinâmica, de acordo com a sua estrutura. A duração média dos vídos é de 08 minutos e podem ser acessados nos seguintes endereços:

Episódio 1 de 6 (8:24 min)
<http://www.youtube.com/watch?v=Ihbb2oF468o>
  • cavernas: um dos ecossistemas menos explorados do planeta

  • habitantes das cavernas

  • “galáxia” de criaturas vivas – larvas “agalume cavernícula”

  • formação e tipos de cavernas

Figura 2- imagens do vídeo 1 de 6

Episódio 2 de 6 (8:14 min)

<http://www.yo utube.com/watch?v=QBm6x-BIwR8>

  • Rios subterrâneos e sua ação na estrutura da caverna

  • animais de cavernas.

  • Morcegos e a produção do guano.

fFgura3 - imagem do vídeo 2 de 6

Episódio 3 de 6 (6:00 min)

<http://www.youtube.com/watch?v=fBlSXKU4opQ>

  • andorinhões das cavernas e suas adaptações

  • estalactites e estalagnites e colunas

Figura 4- imagem do vídeo 3 de 6

Episódio 4 de 6  (8:35 min)

<http://www.youtube.com/watch?v=Mo8Xb86_i7Q>

  • Cavernas alagadas- Yucatãn

  • Cavernas marinhas

Figura 5- imagem do vídeo 4 de 6

Episódio 5 de 6  (9:13 min)

<http://www.youtube.com/watch?v=tsykks44CsM>

  • adaptações de animais ao ambiente de cavernas: morcegos e cobras; peixe-anjo; salamandras

  • cavernas com presença de ácido sufúrico.

Imagens do vídeo 5 de 6

Episódio 6 de 6 (7:52min)

<http://www.youtube.com/watch?v=gFE3_s5B-n0

A caverna de cristais

figura 7- imagem do vídeo 6 de 6

Atividade 2- Socialização dos vídeos e discussão.

Após assistir o vídeo, o professor promoverá um diálogo com os alunos sobre os diferentes ecossistemas de cavernas apresentados. Cada grupo de alunos/as apresentará o seu vídeo por meio de uma sinopse oral e das anotações feitas de acordo com os itens sugeridos pelo/a professor/a. Após os relatos dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá fazer uma mediação elencando os seguintes pontos:

  • Como se formam as cavernas?

  • Que tipos de cavernas pudemos perceber nos relatos?

  • Os seres vivos são os mesmos nas diferentes cavernas?

  • Pedir que cada grupo dê um título ao seu vídeo.

  • Enumerar para cada tipo de ambiente cavernícola apresentado, as condições climáticas, os seres vivos presentes e suas adaptações.

O professor poderá elaborar outras questões conforme as dúvidas que forem surgindo. Os/as alunos/as podem responder oralmente e/ou registrá-las. A finalidade delas é fomentar o diálogo entre eles a respeito da temática.

Sugestão ao professor: durante a discussão o professo/a poderá ir fazendo registros na lousa de maneira organizada para que os/as alunos/as também possam organizar suas anotações, necessárias para a produção de texto no momento seguinte.

Atividade 3- Produção de texto em grupos diversificados

O/a professor/a deverá formar novos grupos, nos quais haja um/a aluno/a de cada grupo anterior, de modo que cada aluno/a tenha visto um vídeo diferente, para que possam, tendo como referência as discussões anteriores, assim como suas anotações, produzir um texto que aborde as questões discutidas e que responda à questão:Cavernas são ambientes pouco explorados?

No texto deverão fazer considerações a respeito dos diferentes ecossistemas de cavernas e suas características, contemplando os seguintes itens:

  • componentes abióticos e bióticos;

  • a relação existente entre os aspectos abióticos e a composição biológica desses ecossistemas;

  • descrição de adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos diferentes ambientes caraterísticos de cavernas.

  • Importância dos morcegos nos ecossistemas de cavernas.

Possibilidade de interdisplinaridade

Seria de muitíssima relevância um t rabalho conjunto com o/a professor/a de Geografia. Nesse caso, o estudo geográfico de cada tipo de caverna contribuiria para a compreensão do clima, e da relação entre os aspectos abióticos e a biodiversidade dos ecossistemas apresentados.

Recursos Complementares

INDICAÇÃO E SINÓPSE DO DOCUMENTÁRIO

  • O filme nº. 4 do DVD 2 da Série “Planeta Terra” apresenta, com riqueza de imagens, alguns exemplos de grandes ecossistemas característicos de cavernas. Evidencia as especificidades de cada tipo de caverna quanto às condições ambientais e dos seres vivos que as habitam. Além da riqueza de detalhes sobre a fauna, explicita, além de outras interações entre seres vivos, as cadeias alimentares e diversas outras adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos presentes nesse ambiente.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:


*Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.

  • A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

  • Lembre-se:  O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

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