25/01/2010
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
1- Identificar os componentes abióticos e bióticos característicos dos ambientes de cavernas;
2- Relacionar os aspectos abióticos com a composição biológica desses ecossistemas;
3- Descrever as adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos ambientes caraterísticos de cavernas.
Ecossistemas: componentes e interações entre eles;
Adaptações dos seres vivos ao ambiente
Estratégias utilizadas:
Aula interativa;
Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.
Comentário da autora: Considero o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.
Motivação
No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as uma visão geral do ambiente de cavernas por meio de imagens exibidas por meio de data-show ou no computador, onde poderá fazer um arquivo, selecionando-as de endereços como o banco de imagens do Google.
Algumas sugestões:
Figura 1- Imagens de cavernas:disponíveis em:
<http://www.impactotour.pt/store/images/yucatan.jpg>;
<http://360graus.terra.com.br/caving/images/w_h/w_h_petar.jpg>
<http://www.webartigos.com/content_images/Lindas_Cavernas_1.jpg>
Nesse momento o/a professor/a fará um diagnóstico dos conhecimentos dos/as seus alunos/as a respeito do tema, fazendo perguntas, como:
Vocês conhecem esse tipo de ecossistema? Já visitaram algum?
Como seria viver em ambientes como esses representados?
Que tipos de seres vivos sobrevivem nesses ambientes?
ATIVIDADE 1: Exibições, reflexões e registros
Documentário: SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 2 – CAVERNAS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE.
Esse documentário está disponível em 6 episódios no endereço: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-espeleologia/planeta-terra-cavernas.php>.
Pode ser acessado também nos endereços específicos para cada episódio disponibilizados ao longo dessa aula.
Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca dos ecossistemas de cavernas o professor poderá dividir a turma em 6 grupos, por meio de fichinhas numeradas ou coloridas em cores distintas. Cada grupo deverá assistir a um vídeo distinto. Em cada vídeo são exibidos aspectos diferentes do ambiente cavernícola, com ênfase aos fatores bióticos e abióticos.
Os/as alunos/as deverão registrar alguns aspectos importantes para socializarem o vídeo assistido para a turma inteira, em um segundo momento. Para isso, o professor deverá enumerar alguns itens, tais como: fatores abióticos; seres vivos que ali habitam; adaptações desses seres vivos ao ambiente.
Se houver possibilidade de um computador para três ou quatro alunos para o acesso será ótimo, uma vez que poderão assitir e fazer suas anotações com tranquilidade. Se não houver disponibiidade de computadores para uma distribuição como essa, ou parecida, o/a professor poderá baixar os vídeos e utilizar DVD/TV. O data-show é uma outra possibilidade de projeção dos vídeos. Nos dois últimos casos, o/a professor teria que fazer adaptações a essa dinâmica, de acordo com a sua estrutura. A duração média dos vídos é de 08 minutos e podem ser acessados nos seguintes endereços:
cavernas: um dos ecossistemas menos explorados do planeta
habitantes das cavernas
“galáxia” de criaturas vivas – larvas “agalume cavernícula”
formação e tipos de cavernas
Figura 2- imagens do vídeo 1 de 6
Episódio 2 de 6 (8:14 min)
<http://www.yo utube.com/watch?v=QBm6x-BIwR8>
Rios subterrâneos e sua ação na estrutura da caverna
animais de cavernas.
Morcegos e a produção do guano.
fFgura3 - imagem do vídeo 2 de 6
Episódio 3 de 6 (6:00 min)
<http://www.youtube.com/watch?v=fBlSXKU4opQ>
andorinhões das cavernas e suas adaptações
estalactites e estalagnites e colunas
Figura 4- imagem do vídeo 3 de 6
Episódio 4 de 6 (8:35 min)
<http://www.youtube.com/watch?v=Mo8Xb86_i7Q>
Cavernas alagadas- Yucatãn
Cavernas marinhas
Figura 5- imagem do vídeo 4 de 6
Episódio 5 de 6 (9:13 min)
<http://www.youtube.com/watch?v=tsykks44CsM>
adaptações de animais ao ambiente de cavernas: morcegos e cobras; peixe-anjo; salamandras
Imagens do vídeo 5 de 6
Episódio 6 de 6 (7:52min)
<http://www.youtube.com/watch?v=gFE3_s5B-n0>
A caverna de cristais
figura 7- imagem do vídeo 6 de 6
Atividade 2- Socialização dos vídeos e discussão.
Após assistir o vídeo, o professor promoverá um diálogo com os alunos sobre os diferentes ecossistemas de cavernas apresentados. Cada grupo de alunos/as apresentará o seu vídeo por meio de uma sinopse oral e das anotações feitas de acordo com os itens sugeridos pelo/a professor/a. Após os relatos dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá fazer uma mediação elencando os seguintes pontos:
Como se formam as cavernas?
Que tipos de cavernas pudemos perceber nos relatos?
Os seres vivos são os mesmos nas diferentes cavernas?
Pedir que cada grupo dê um título ao seu vídeo.
Enumerar para cada tipo de ambiente cavernícola apresentado, as condições climáticas, os seres vivos presentes e suas adaptações.
O professor poderá elaborar outras questões conforme as dúvidas que forem surgindo. Os/as alunos/as podem responder oralmente e/ou registrá-las. A finalidade delas é fomentar o diálogo entre eles a respeito da temática.
Sugestão ao professor: durante a discussão o professo/a poderá ir fazendo registros na lousa de maneira organizada para que os/as alunos/as também possam organizar suas anotações, necessárias para a produção de texto no momento seguinte.
Atividade 3- Produção de texto em grupos diversificados
O/a professor/a deverá formar novos grupos, nos quais haja um/a aluno/a de cada grupo anterior, de modo que cada aluno/a tenha visto um vídeo diferente, para que possam, tendo como referência as discussões anteriores, assim como suas anotações, produzir um texto que aborde as questões discutidas e que responda à questão:Cavernas são ambientes pouco explorados?
No texto deverão fazer considerações a respeito dos diferentes ecossistemas de cavernas e suas características, contemplando os seguintes itens:
componentes abióticos e bióticos;
a relação existente entre os aspectos abióticos e a composição biológica desses ecossistemas;
descrição de adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos diferentes ambientes caraterísticos de cavernas.
Importância dos morcegos nos ecossistemas de cavernas.
Possibilidade de interdisplinaridade
Seria de muitíssima relevância um t rabalho conjunto com o/a professor/a de Geografia. Nesse caso, o estudo geográfico de cada tipo de caverna contribuiria para a compreensão do clima, e da relação entre os aspectos abióticos e a biodiversidade dos ecossistemas apresentados.
INDICAÇÃO E SINÓPSE DO DOCUMENTÁRIO
O filme nº. 4 do DVD 2 da Série “Planeta Terra” apresenta, com riqueza de imagens, alguns exemplos de grandes ecossistemas característicos de cavernas. Evidencia as especificidades de cada tipo de caverna quanto às condições ambientais e dos seres vivos que as habitam. Além da riqueza de detalhes sobre a fauna, explicita, além de outras interações entre seres vivos, as cadeias alimentares e diversas outras adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos presentes nesse ambiente.
O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias - SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 2 – CAVERNAS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE.
Esse documentário está disponível também em 6 episódios no endereço: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-espeleologia/planeta-terra-cavernas.php>
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
*Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo.
A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
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