Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desertos: ecossistemas sem vida?

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Distinguir diferentes ecossistemas de desertos

2- Identificar os componentes abióticos e bióticos característicos dos ambientes de desertos;

3- Relacionar os aspectos abióticos com a composição biológica desses ecossistemas;

4- Descrever as adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos diferentes ambientes caraterísticos de desertos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ecossistemas: componentes e interações entre eles;

  • Adaptações dos seres vivos ao ambiente.

  • Ecossistemas: componentes e interações entre eles;

  • Adaptações dos seres vivos ao ambiente.

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo.

Motivação

No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as uma visão geral do ambiente de deserto da maneira como é convencionalmente conhecido: inóspito. Para tal, poderá utilizar-se de um vídeo de curta duração (3:30 min) disponibilizado no endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=822_8IKqqRI> Acesso em 14 dez 2009.

 <http://www.youtube.com/watch?v=822_8IKqqRI>

Após apresentar aos alunos e alunas essas imagens, o professor deverá lançar as seguintes questões para discussão:

  • Em que aspectos as imagens do vídeo coincidem com a idéia que você tem de um deserto?

  • Em que aspectos as imagens diferem daquilo que você imagina que seja um deserto?

  • Como é a diversidade e a quantidade de seres vivos no ecossistema de deserto?

ATIVIDADE 1:

Após essa primeira discussão, dividir a turma em 5 grupos, por meio de fichinhas numeradas ou coloridas em cores distintas. Cada grupo deverá assistir a um vídeo distinto. Em cada vídeo é exibido uma ambiente diferente de deserto, no qual é possível identificar aspectos da fauna, da vegetação, além dos aspectos abióticos.

Os/as alunos/as deverão registrar alguns aspectos importantes para socializarem o vídeo assistido para a turma inteira, em um segundo momento. Para isso, o professor deverá enumerar alguns itens, tis como: características climáticas do ambiente; seres vivos que ali habitam; adaptações desses seres vivos ao ambiente.

Se houver possibilidade de um computador para três ou quatro alunos para o acesso será ótimo, u ma vez que poderão assitir e fazer suas anotações com tranquilidade. Se não huver disponibiidade de computadores para uma distribuição como essa, ou parecida, o/a professor poderá baixar os vídeos e utilizar DVD/TV. O data-show é uma outra possibilidade de projeção dos vídeos. Nos dois últimos casos, o/a professor teria que fazer adaptações a essa dinâmica, de acordo com a sua estrutura. A duração média dos vídos é de 10 minutos e podem ser acessados nos seguintes endereços:

Planeta Terra-Desertos 1 5 – Duração 10:30 min. Disponível em:

<http://www.youtube.com/watch?v=B66BhMU5VI4>

Sinopse: O vídeo apresenta dois grandes desertos: Gobi e Saara. O de Gobi se caracteriza por temperauras extremamente altas no verão e gelo no inverno, devido à sua localização próximo ao Himalaia. Os camelos comem gelo como fonte de água. No Saara o destaque é para as tempestades de areia e os animais que conseguem viver nessas condições.

Figura 2- Imagens do vídeo. disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=B66BhMU5VI4>

Planeta Terra-Desertos 2 5 –Duração: 10:29 min Disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=7_nhlNkRuNc>

Sinopse: O vídeo apresenta o deserto australiano com temperaturas altíssimas, podendo o solo atingir os 70ºC no solo ao meio dia e as adaptações dos cangurus vermelhos a essas condições climáticas. Mostra tmabém o Saara e os animais noturnos, que ficam escondidos durate o dia em abrigos, saindo para caçar à noite . Mostra ainda o Deserto do Atacama, no Chile, e os Guanacos, camelos da América doSul.

Figura 3- Imagens do vídeo. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=7_nhlNkRuNc>

Planeta Terra-Desertos 3 5. Duração: 10:24min Disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=Z5EHXpKMp4k>

Sinopse: O vídeo apresenta os Desertos de Atacama (Chile) e Sonora (Arizona) onde há chuvas esporádicas e a presença de cactus gigantes, os saguaros, assim como animais que os polinizam e os utilizam como fonte de água. Mostra também o Deserto de Utah, e as molduras feitas pelos ventos; terrenos rochosos e íngremes e animais que ali vivem.

Figura 4- Imagens do vídeo. Disponíveis em:

<http://www.youtube.com/watch?v=Z5EHXpKMp4k>

Planeta Terra-Desertos 4 5. Duração: 10:41min. Disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=-F6wxohaMdY>

Sinopse: O vídeo apresenta rios de desertos na África do Sul e os lagartos que se alimentam de borrachudos. Evidencia também os elefantes e leões da Namíbia e suas caminhadas em busca de alimento. Ilustra também uma “inundaçao repentina”, fenômeno que traz água de chuvas distantes ao deserto.

Figura 5- Imagens do vídeo. Disponíveis em: : <http://www.youtube.com/watch?v=-F6wxohaMdY>


Planeta Terra-Desertos 5 5. Duração: 6:41min. Disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=TktngZPZbyU>

Sinopse: Efeitos das raras chuvas no Vale da Morte: período de florescimento e nuvens de gafanhotos.

Figura 6- Imagens do vídeo. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=TktngZPZbyU>

Atividade 3- Socialização dos vídeos e discussão.

Após assistir o vídeo, o professor promoverá um diálogo com os alunos sobre os diferentes ecossistemas de deserto apresentados. Cada grupo de alunos/as apresentará o seu vídeo por meio de uma sinopse oral e das anotações feitas de acordo com os itens sugeridos pela professora. Depois dos relatos dos/as alunos/as, o professor poderá fazer uma mediação elencando os seguintes pontos:

  1. O deserto é um ecossistema uniforme no mundo inteiro?

  2. Quais tipos de desertos podemos identificar nos vídeos?

  3. Pedir que cada grupo dê um título ao seu vídeo.

  4. Enumerar para cada tipo de ambiente de deserto apresentado, as condições climáticas, os seres vivos presentes e suas adaptações a esse ambiente.

O professor poderá elaborar outras questões conforme as dúvidas que forem surgindo. Os alunos podem responder oralmente e/ou registrá-las. A finalidade delas é fomentar o diálogo entre eles a respeito da temática.

Sugestão ao professor: durante a discussão o professo/a poderá ir fazendo registros na lou sa de maneira organizada para que os/as alunos/as também possam organizar suas anotações, necessárias para a produção de texto no momento seguinte.

Atividade 4- Produção de texto em grupos diversificados

O/a professor/a deverá formar novos grupos, nos quais haja um/a aluno/a de cada grupo anterior, de modo que cada aluno/a tenha visto um vídeo diferente, para que possam, tendo como referência as discussões anteriores, assim como suas anotações, produzir um texto que aborde as questões discutidas e que responda à questão: Desertos: ambientes sem vida?

No texto deverão fazer considerações a respeito dos diferentes ecossistemas de desertos e suas características, contemplando os seguintes itens:

  • componentes abióticos e bióticos;

  • a relação existente entre os aspectos abióticos e a composição biológica desses ecossistemas;

  • descrição de adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos diferentes ambientes caraterísticos de desertos.

Possibilidade de interdisplinaridade:

Seria de muitíssima relevância um trabalho conjunto com o/a professor/a de Geografia. Nesse caso, o estudo geográfico de cada tipo de deserto contribuiria para a compreensão do clima e da relação entre os aspectos abióticos e a biodiversidade dos ecossistemas apresentados.

Recursos Complementares

  • Caso, o professor tenha o interesse em conhecer na íntegra o filme a partir do qual foram editados esses 5 vídeos, a referência é:SÉRIE PLANETA TERRA – DVD 2 – DESERTOS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE .

  • Dica:

    O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias.

  • Mais informações sobre os diferentes tipos desertos acesse: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto>.

INDICAÇÃO E SINÓPSE DO DOCUMENTÁRIO

  • O filme nº. 5 do DVD 2 da Série “Planeta Terra” apresenta, com riqueza de imagens, alguns exemplos de grandes ecossistemascaracterísticos de desertos espalhados pelo planeta Terra. Evidencia as especificidades de cada tipo de deserto quanto às condições ambientais e dos seres vivos que os habitam. Além da riqueza de detalhes sobre a fauna e a flora, explicita, além de outras interações entre seres vivos, as cadeias alimentares e diversas outras adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos presentes nesse ambiente.

Televisão, DVD, Documentário: SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 2 – DESERTOS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

  • A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

  • Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.