Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A vida nos ecossitemas gelados

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar os componentes abióticos e bióticos característicos dos ambientes gelados da Terra;

2- Relacionar os aspectos abióticos com a composição biológica desses ecossistemas;

3- Enumerar as espécies ameaçadas de extinção nesses ambientes;

4- Descrever as adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos ambientes gelados.

5- Indicar fatores climáticos globais relacionados à extinção de espécies nesses ecossitemas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Componentes de um ecossistema: fatores abióticos e bióticos;

  • Interaçõs entre os compentes de um ecossistema;

  • Adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos ao ambiente

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

Comentário da autora: Considero o uso de documentários uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista ao vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Motivação

No início da primeira aula, o/a professor/a poderá apresentar aos alunos/as uma visão geral do ambiente de cavernas por meio de imagens exibidas por meio de data-show ou no computador, onde poderá fazer um arquivo, selecionando-as de endereços como o banco de imagens do Google.

Algumas sugestões:

undefinedundefinedundefined

Nesse momento o/a professor/a fará um diagnóstico dos conhecimentos dos/as seus alunos/as a respeito do tema, fazendo perguntas, como:

  • Vocês conhecem esse tipo de ecossistema? Já visitaram algum?

  • Como seria viver em ambientes como esses?

  • Que tipos de seres vivos sobrevivem nesses ambientes?

ATIVIDADE 1: Exibições, reflexões e registros

Documentário: SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 3 – REGIÕES POLARES. ABRIL/SUPER INTERESSANTE.

INDICAÇÃO E SINÓPSE DO DOCUMENTÁRIO

  • O filme nº. 6 do DVD 3 da Série “Planeta Terra” apresenta, com riqueza de imagens, dois grandes ecossistemascaracterísticos de regiões frias: o Ártico e a Antártida. A dinâmica da apresentação é mostrar ora um, ora outro, evidenciando as diferenças entre o inverno e a primavera/verão nestes ambientes. Além da riqueza de detalhes sobre a fauna, explicit a, além de outras interações entre seres vivos, as cadeias alimentares e diversas outras adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos presentes nesse ambiente.

  • O DVD poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias - SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 3 – REGIÕES POLARES. ABRIL/SUPER INTERESSANTE

Observações:

  • Antes da exibição do documentário, o/a professor/a deve fazer oralmente a sinópse do filme ou entregá-la impressa aos alunos/as, juntamente com um um roteiro elaborado previamente contendo as principais informações que merecerão deles/as maior atenção.

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de reciciocínio que norteia o documentário.

  • Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não restringindo-o ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa dinâmica serão necessárias mais de uma aula de exibição e discussão, O/a professor/a poderá selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.

Sugestão de INSTRUÇÕES para os/as alunos/as: Ao assistir ao documentário “REGIÕES POLARES” cada aluno/a deverá fazer seus registros no caderno. Na aula seguinte haverá a discussão em grupos de três alunos/as e a elaboração de um relatório, contendo as informações apontadas no roteiro.

ATIVIDADE 2- DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS EM GRUPOS

Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos três alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que deverá conter as informações apontadas no roteiro entregue na aula anterior.

SUGESTÕES DE ITENS A SEREM ABORDADOS

  • Adaptações dos seres vivos aos fatores abióticos dos ecossistemas gelados apreesentados.

  • Adaptações comportamentais ao ambiente gelado.

  • Exemplos de animais carnívoros desses ecossistemas e dois herbívoros

  • Relação entre o aquecimento global e extinção de espécies nesses ecossistemas.ada grupo deverá produzir um cartaz para compor um painel que chame a atenção para o risco a que ficam expostos os seres vivos das regiões polares diante do aquecimento global.

PROFESSORA – Caso não haja possibilidade de adquirir esse documentário, uma outra forma de exibí-lo é por meio de vídeos grtuitos disponíveis na internet.

Parte desse documentário está disponível em episódios específicos cujos endereços  serão citados ao longo da aula.

Com a finalidade de aprofundar a discussão acerca dos ecossitemas de regiões polares o professor/a poderá dividir a turma em 3 grupos, por meio de fichinhas numeradas ou coloridas em cores distintas. Cada grupo deverá assitir a um vídeo diferente. em cada vídeo são exibidos aspectos diversos dos ambientes gelados, com ênfase nos aspectos bióticos e abióticos . Os/as alunos/as deverão registrar alguns aspectos importantes para socializarem o vídeo assistido para a turma inteira, em um segundo momento. Para isso, o professor deverá enumerar alguns itens, tais como: fatores abióticos; seres vivos que ali habitam; adaptações desses seres vivos ao ambiente.

Se houver possibilidade de um computador para cada grupo de três ou quatro alunos para o acesso será ótimo, uma vez que poderão assitir e fazer suas anotações com tranquilidade. Se não huver disponibiidade de computadores para uma distribuição como essa, ou parecida, o/a professor poderá baixar os vídeos e utilizar DVD/TV. O data-show é uma outra possibilidade de projeção dos vídeos. Nos dois últimos casos, o/a professor teria que fazer adaptações a essa dinâmica, de acordo com a sua estrutura. A duração média dos vídos é de 10 minutos e podem ser acessados nos endereços apontados a seguir.

Observação: Há 5 episódios disponibilizados numa série intitulada "De polo a polo"; nessa aula só serão usados o "1 de 5"; o "2 de 5" e o "3 de 5".

ATIVIDADE 1: Exibições, reflexões e registros

Episódio 1 de 5 <http://www.youtube.com/watch?v=vKOGFhsOxCc> 10:23min

  • Ártico e os ursos polares.

  • Final do inverno e início da primavera.

  • Verão no Ártico

  • migração das renas.

undefinedundefined

Imagens do vídeo: 1- urso polar; 2- migração das renas

Episódio 2 de 5 <http://www.youtube.com/watch?v=_B2FXBdn59E> 10:39min

  • perseguição das renas por lobos durante a migração;

  • o Sol da meia noite

  • Floresta boreal/taiga – Florestas de Coníferas e seus habitantes.

undefinedundefined

Figura 2- imagens do vídeo: florestas de coníferas e leopardo-de-amur.

Episódio 3 de 5 <http://www.youtube.com/watch?v=ed2bZKPs12M> 10:36min

Esse episódio servirá de contraponto para a discussão acerca da relação entre aspectos abióticos e a biodiversidade.

  • Florestas tropicais e a diversidade de vida

  • Influência do Sol na vida terrestre e marinha

  • ataque do tubarão branco

undefined

Figura 3- Imagens do vídeo: ataque do tubarão branco

ATIVIDADE 2- Socialização de cada grupo e discussão intermediada pelo professor.

Após assistir o vídeo, o professor promoverá um diálogo com os alunos sobre os diferentes ambientes apresentados. Cada grupo de alunos/as apresentará o seu vídeo por meio de uma sinopse oral e das anotações feitas de acordo com os itens sugeridos pelo/a professor/a. Após os relatos dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá fazer uma mediação elencando os seguintes pontos:

  • Quais são os fatores abióticos determinantes do clima em cada ambiente apresentado?

  • Como são os seres vivos em cada ambiente?

  • Onde há maior biodiversidade? E menor? Por quê?

  • Onde os seres vivos precisam de maiores adaptações para sobreviver?

O professor poderá elaborar outras questões conforme as dúvidas que forem surgindo. Os/as alunos/as podem responder oralmente e/ou registrá-las. A finalidade delas é fomentar o diálogo entre eles a respeito da temática.

Sugestão ao professor: durante a discussão o professo/a poderá ir fazendo registros na lousa de maneira organizada para que os/as alunos/as também possam organizar suas anotações, necessárias para a produção de texto no momento seguinte.

Atividade 3- Produção de texto e contrução de cartazes em grupos diversificados

O/a professor/a deverá formar novos grupos, nos quais haja um/a aluno/a de cada grupo anterior, de modo que cada aluno/a tenha visto um vídeo diferente, para que possam, tendo como referência as discussões anteriores, assim como suas anotações, produzir um texto que aborde as questões discutidas e que responda à questão:

No texto deverão fazer considerações a respeito dos diferentes ecossistemas gelados e suas características, contemplando os seguintes itens:

  1. componentes abióticos e bióticos;

  2. a relação existente entre os aspectos abióticos e a composição biológica desses ecossistemas;

  3. descrição de adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos aos ambientes gelados.

Tendo como referência essas discussões e produções, cada grupo deverá construir um cartaz com frases significativas e imagens que retratem o impacto do quecimento global sobre os fatores abióticos e, consequentemente, sobre os seres vivos que habitam as regiões polares. Com os cartazes dos grupos, montar um painel temático no mural da escola.

Possibilidade de interdisplinaridade

Seria de muitíssima relevância um trabalho conjunto com o/a professor/a de Geografia. Nesse caso, o estudo geográfico das regões mais frias do planeta bem como as áreas de transição até as florestas tropicais contribuiria para a compreensão do clima, e da relação entre os aspectos abióticos e a biodiversidade dos ecossistemas apresentados.

Recursos Complementares

Documentário: SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 3 –REGIÕES POLARES: ABRIL/SUPER INTERESSANTE.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

  • A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

  • Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos/as alunos/as, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;

  • A produção do texto será uma referência complementar para avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

  • Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.