Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendo o mundo por meio de charges

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Tavela Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta sequência didática tem o objetivo de introduzir os alunos em um novo gênero: a charge. A partir de vários momentos de leitura dirigida, espera-se que os alunos adquiram estratégias de leitura próprias do gênero que facilitem sua compreensão das charges e despertem a curiosidade sobre essa forma de expressão artística.

Duração das atividades
3h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As atividades foram elaboradas para alunos do 8° ano do ensino fundamental que já tenham certa autonomia na leitura e escrita de textos.
Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:

Professor, converse com os alunos sobre charge, pergunte-lhes se sabem o que são e se já leram charges. Em seguida, apresente a charge abaixo aos alunos.

Texto I

undefined

Fonte: http://www2.uol.com.br/angeli/

Professor: solicite aos alunos que observem a charge. Primeiramente, chame a atenção para os traços, o formato, as personagens. Peça que os alunos relatem suas impressões iniciais sobre a charge apresentada. Após os comentários dos alunos, faça oralmente as seguintes perguntas a fim de verificar a compreensão de leitura da charge proposta:

  1. O que o casal vê na vitrine?( Professor, mostre aos alunos a imagem dos conflitos militares provocados pelos Estados Unidos, dos conflitos árabes, da corrupção em Brasília...)
  2. Observando a roupa e os acessórios das personagens poderíamos dizer a que classe social pertencem os personagens?
  3. Como são os traços das imagens apresentadas pela charge?

Professor: aproveite para explicar que uma das características da charge é satirizar através da caricatura. Então, esclareça o significado de caricatura.

A caricatura é um desenho de um personagem da vida real, como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caric atura pode ainda capta r aspectos da personalidade d e uma pessoa através do jogo com as formas.

Fonte : www.pt.wikipedia.org

4.Qual o assunto da charge?

Professor: explique aos alunos que uma característica também marcante da charge é a ironia. Então, dê uma breve definição de ironia:

Ironia

s.f. Tropo que consiste em dizer o contrário do que as palavras significam. / Zombaria, sarcasmo.

Fonte: http: //www.dicionariodoaurelio.com/dicionario.php?P=Ironia

Pergunte-lhes se é possível observar ironia na charge em análise. Faça com que os alunos percebam a ironia presente , assim como o humor provocado pelo texto.

Em seguida, solicite  aos alunos  que observem outra charge.

Texto II

undefined

Fonte: http://www2.uol.com.br/angeli/

Professor: chame a atenção para a imagem da escola representada na charge: cor e tamanho, a placa e seu contexto mais frequente, a vizinhança.

Discuta com os alunos, o possível motivo pelo qual a escola está fechando, quais são os estabelecimentos comer ciais que estão tomando o espaço da escola e pelo que parece tendo maior acei tação.

 Explique aos alunos que a charge sempre tem o objetivo de fazer uma critica político-social e o chargista expressa seu ponto de vista sobre a sociedade através das ilustrações.

Após a análise das charges apresentadas, solicite aos alunos o preenchimento do quadro comparativo abaixo:

TEXTO I

TEXTO II

Título:

Autor:

Assunto:

Crítica:

Segunda etapa:

Professor: divida os alunos e distribua para cada grupo uma das charges abaixo para ser analisada e discutida. Proponha a cada grupo a escrita coletiva de um parágrafo com as seguintes informações:

▪  descrição da charge; (1)

▪ quem é o autor; (2)

▪ onde foi publicada; (3)

▪ qual é o  assunto da charge; (4)

▪ quais são os personagens da charge;(5)

▪ qual é a critica apresentada. (6)

▪ em que está baseada a ironia;(7)

Texto III

undefined

Fonte: http://charges.uol.com.br/bobagens_ver.php?bobagem_pk=1666

TextoIV

undefined

Fonte:

http://www.dihitt.com.br/noticia/charges-sobre-a-gripe-suina

Texto V

undefined

Fonte

www.oglobo.com.br

Texto VI

undefined

undefined

Professor: após a análise da charge e a construção do texto coletivo pelos grupos, solicite aos alunos que apresentem o texto produzido a toda a classe.

O professor deverá aproveitar este momento de exposição oral para acrescentar alguma informação que não foi claramente explicitada pelos alunos.

Terceira etapa:

Professor: apresente uma charge animada aos alunos para mostrar as mudanças pelas quais o gênero vem passando com o advento da tecnologia. Em seguida, discuta com os alunos sobre as críticas apresentadas na charge, considerando: a autalidade do tema, a presença de humor e ironia, os recursos visuais.

http://www.youtube.com/watch?v=BaA382aip8o&feature=related

Após a exibição da charge, faça uma breve discussão oral sobre as seguintes questões:

1)      Quem são os personagens da charge? A que programa eles pertencem?

2)      A banda intitulada “Chaves Brown Jr.” faz referência a que banda brasileira?

3)      Qual o sentido da expressão “a gente é quente”?

4)      Por que "não é difícil explicar” que  a “ moçada” se revolta com a ameaça de não exibição do  programa do Chaves.

Avaliação

Professor, solicite aos alunos que folheiem jornais e revistas à procura de charges. Em seguida, eles deverão escolher uma das charges para apresentá-la oralmente à turma. O roteiro de fala deve ser o mesmo usado na etapa 2.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iris, E.E.B. Melvin Jones , Santa Catarina - disse:
    irisschreiber@hotmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão de atividade podendo ser aplicada em qualquer tempo, bastando substituir as charges por outras atualizadas. Gostei muito!


  • Salma, Estudante , Minas Gerais - disse:
    salmaassumpcao@yahoo.com.br

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom!! Está me ajudando muito na improvisada do meu estudo. Obrigada. ;)


  • Luciana Ferreira Soares, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO ALEGRE , Rio Grande do Sul - disse:
    luciana_soares@brturbo.com.br

    05/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.