Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil: A margarida friorenta

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil.

Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.

Desenvolver a coordenação motora fina, através da confecção de flores de papel.

Estimular o reconhecimento de atitudes de amizade, companheirismo, afetividade e solidariedade, conquistados através de gestos simples.

 Compreender a seqüência lógica dos fatos relacionados à história.

Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deverá apresentar o livro "A margarida friorenta” às crianças explorando bem a capa e o título do livro através de perguntas como:

 O que estão vendo?

 O que acham que vai acontecer nessa história?

 Quem sabe o que significa a palavra “friorenta”?

 Explicar que vamos descobrir as respostas durante a leitura do livro. '

Deixar que as crianças manuseiem o livro livremente interagindo com as gravuras e o texto.

Em seguida, a professora deverá fazer a leitura do livro em voz alta para a turma.

undefined

Imagem disponível em:

http://www.livrariascuritiba.com.br/pub/livros/hili/9788508114405.jpg

Título: A margarida friorenta

ISBN: 8508007604
Editora: Ática Editora
Ano: 2006
Edição: 24
Número de páginas: 32
Acabamento: Brochura
Formato: 22cm x 19cm
Autor(es): ALMEIDA, Fernanda Lopes De

A MARGARIDA FRIORENTA

(Fernanda Lopes de Almeida)

Era uma vez uma margarida em um jardim.

Quando ficou de noite a margarida começo u a tremer.

Ai passou a Borboleta Azul. A borboleta paro u de voar.

- P or que você esta tre mendo?

- Frio!

- Oh! E horríve l ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!

A Margarida deu uma espiada na noite. E se encolheu nas suas folhas.

A Borb oleta teve uma idéia :

- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.

-Psiu, acorde!

- Ah? E você, Borboleta? Como vai?

- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.

- O que é que ela tem?

- Frio coitada!

- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.

- Vou trazer já. A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:

- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?

Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem. Ana Maria abriu a porta para eles.

E deu um biscoito para Moleque.

A Margarida ficou na mesa de cabeceira. Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho.

Era o vaso balançando. A Margarida estava tremendo!

- Que é isso?

- Frio!

- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.

Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio nenhum. E vestiu o casaquinho na Margarida.

- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.

Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.

A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.

- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!

E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.

Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho. Era a Margarida tremendo.

Então Ana Maria descobriu tudo.

Foi lá e deu um beijo na Margarida!!!

A Margarida parou de tremer.

E dormiram muito bem a noite toda.

No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:

-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!

E a Borboleta respondeu:

- Ah! Entendi!

Texo disponível em:

http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/margarida-friorenta.html

Momento 2

Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia.

Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de alguém que gostamos poder ajudar muito.

Momento 3

Levar xerocad a para cada criança a folha da atividade abaix o:

A professora pode ler as questões ou pedir aos alunos que já estejam na fase alfabética para fazer a leitura. Essa atividade pode ser feita coletivamente.

Momento 4

A professora dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e  proporá a seguinte brincadeira:

 Distribuir 1 miolo de flor (feito anteriormente de EVA ou papel colorido) e 1 palito de picolé para cada criança (o palito servirá de caule). Explicar que a flor será composta de 6 pétalas e, então, pedir para que cada criança pegue 6 moedas que servirão para comprar as pétalas no decorrer da brincadeira. As pétalas e as moedas devem ser anteriormente confeccionadas com EVA ou papel colorido.

 Cada criança jogará o dado, trocando o número de moedas pelo número pétalas, conforme a indicação do dado, até ter o número suficiente de pétalas para formar  a flor. Quem conseguir o número de pétalas primeiro poderá montar sua flor.

Após as flores prontas, cada criança escreverá em suas pétalas palavras de carinho que fazem bem para todos nós. Exemplo: AMOR, AMIZADE, CARINHO, ...

As flores confeccionadas, poderão formar um painel intitulado: Jardim do coração

Recursos Complementares

Se achar mais interessante, a professora tem a opção do audio-visual para essa história disponível em: http://escolapequenoser.com.br/livrodigital/livro01/default.html ou http://www.youtube.com/watch?v=HSBGqr2IR4U

Avaliação

Durante o desenvolvimento da aula o professor deverá terá a oportunidade de:

Avaliar se os alunos compreenderam a seqüência dos fatos ocorridos na história.

Analisar a coerência, coesão e evolução da escrita do aluno ao reproduzir o final da história.

Observar a participação das crianças durante o trabalho em grupo.

Registrar as dificuldades ortograficas apresentadas pelos alunos ao produzirem palavras.

Perceber os sentimentos expostos pelos alunos durante o momento 2, para que sejam trabalhados posteriormente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elismaura m guedes, ESCOLA MUNICIPAL GILDETE ALCANTARA ROCHA , Bahia - disse:
    www.elismaura@hotmail.com

    22/03/2013

    Cinco estrelas

    TRABALHO COM E.I OTIMO TRABALHO MINHA FILHA ESTA NA ALFABETIZAÇÃO E TERA ESTAS IDEIAS COM CERTEZA PARABENS.


  • MARLI MARIA COSTA ANCETO, Escola Estadual Carlos Campos , Minas Gerais - disse:
    mmcosta.aniceto@hotmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Achei super interessante e criativa a forma como foi trabalhada a história. Fiz algumas adaptações e dramatizei com os meus alunos. Foi o maior sucesso!


  • rosangela, nao , Pará - disse:
    rosangelatorresferreira@hotmai.com

    16/10/2012

    Cinco estrelas

    otimo


  • vania duarte, escola municipal joão batista , Rio Grande do Norte - disse:
    vaniaduarte17@yahoo.com

    20/05/2012

    Três estrelas

    gostei do direcionamento, porém para crianças que estão no processo de alfabetização as atividades deveriam ser outras e o numero de aulas serem mais.


  • Vandira , Prefeitura Municipal , Rio Grande do Sul - disse:
    vandira.urnau@hotmail.com

    11/09/2011

    Cinco estrelas

    Estou encerrando meu estágio em EI bem no inicio da Primavera. Adorei esta aula para encerrar as minhas. PARABÉNS!


  • Ines R. k., Visconde de Cairú , Santa Catarina - disse:
    ramoskuznier@bol.com.br

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as atividades, com certeza vou aproveitar muito. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.