23/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil.
Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história.
Desenvolver a coordenação motora fina, através da confecção de flores de papel.
Estimular o reconhecimento de atitudes de amizade, companheirismo, afetividade e solidariedade, conquistados através de gestos simples.
Compreender a seqüência lógica dos fatos relacionados à história.
Momento 1
A professora deverá apresentar o livro "A margarida friorenta” às crianças explorando bem a capa e o título do livro através de perguntas como:
O que estão vendo?
O que acham que vai acontecer nessa história?
Quem sabe o que significa a palavra “friorenta”?
Explicar que vamos descobrir as respostas durante a leitura do livro. '
Deixar que as crianças manuseiem o livro livremente interagindo com as gravuras e o texto.
Em seguida, a professora deverá fazer a leitura do livro em voz alta para a turma.
Imagem disponível em:
http://www.livrariascuritiba.com.br/pub/livros/hili/9788508114405.jpg
Título: A margarida friorenta
ISBN: 8508007604
Editora: Ática Editora
Ano: 2006
Edição: 24
Número de páginas: 32
Acabamento: Brochura
Formato: 22cm x 19cm
Autor(es): ALMEIDA, Fernanda Lopes De
A MARGARIDA FRIORENTA
(Fernanda Lopes de Almeida)
Era uma vez uma margarida em um jardim.
Quando ficou de noite a margarida começo u a tremer.
Ai passou a Borboleta Azul. A borboleta paro u de voar.
- P or que você esta tre mendo?
- Frio!
- Oh! E horríve l ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite. E se encolheu nas suas folhas.
A Borb oleta teve uma idéia :
- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.
-Psiu, acorde!
- Ah? E você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que é que ela tem?
- Frio coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.
- Vou trazer já. A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem. Ana Maria abriu a porta para eles.
E deu um biscoito para Moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira. Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho.
Era o vaso balançando. A Margarida estava tremendo!
- Que é isso?
- Frio!
- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio nenhum. E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria.
A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!
E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida.
Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho. Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo.
Foi lá e deu um beijo na Margarida!!!
A Margarida parou de tremer.
E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
- Ah! Entendi!
Texo disponível em:
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/margarida-friorenta.html
Momento 2
Fazer uma análise com as crianças sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo, explicando que não era um frio físico, e sim a falta de carinho, de proteção, de amor, de companhia.
Conversar sobre esses sentimentos e perguntar se alguém também já sentiu esse frio. Falar que muitas vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, assim como a margarida, mas que com o carinho de alguém que gostamos poder ajudar muito.
Momento 3
Levar xerocad a para cada criança a folha da atividade abaix o:
A professora pode ler as questões ou pedir aos alunos que já estejam na fase alfabética para fazer a leitura. Essa atividade pode ser feita coletivamente.
Momento 4
A professora dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e proporá a seguinte brincadeira:
Distribuir 1 miolo de flor (feito anteriormente de EVA ou papel colorido) e 1 palito de picolé para cada criança (o palito servirá de caule). Explicar que a flor será composta de 6 pétalas e, então, pedir para que cada criança pegue 6 moedas que servirão para comprar as pétalas no decorrer da brincadeira. As pétalas e as moedas devem ser anteriormente confeccionadas com EVA ou papel colorido.
Cada criança jogará o dado, trocando o número de moedas pelo número pétalas, conforme a indicação do dado, até ter o número suficiente de pétalas para formar a flor. Quem conseguir o número de pétalas primeiro poderá montar sua flor.
Após as flores prontas, cada criança escreverá em suas pétalas palavras de carinho que fazem bem para todos nós. Exemplo: AMOR, AMIZADE, CARINHO, ...
As flores confeccionadas, poderão formar um painel intitulado: Jardim do coração
Se achar mais interessante, a professora tem a opção do audio-visual para essa história disponível em: http://escolapequenoser.com.br/livrodigital/livro01/default.html ou http://www.youtube.com/watch?v=HSBGqr2IR4U
Durante o desenvolvimento da aula o professor deverá terá a oportunidade de:
Avaliar se os alunos compreenderam a seqüência dos fatos ocorridos na história.
Analisar a coerência, coesão e evolução da escrita do aluno ao reproduzir o final da história.
Observar a participação das crianças durante o trabalho em grupo.
Registrar as dificuldades ortograficas apresentadas pelos alunos ao produzirem palavras.
Perceber os sentimentos expostos pelos alunos durante o momento 2, para que sejam trabalhados posteriormente.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2013
Cinco estrelasTRABALHO COM E.I OTIMO TRABALHO MINHA FILHA ESTA NA ALFABETIZAÇÃO E TERA ESTAS IDEIAS COM CERTEZA PARABENS.
27/10/2012
Cinco estrelasAchei super interessante e criativa a forma como foi trabalhada a história. Fiz algumas adaptações e dramatizei com os meus alunos. Foi o maior sucesso!
16/10/2012
Cinco estrelasotimo
20/05/2012
Três estrelasgostei do direcionamento, porém para crianças que estão no processo de alfabetização as atividades deveriam ser outras e o numero de aulas serem mais.
11/09/2011
Cinco estrelasEstou encerrando meu estágio em EI bem no inicio da Primavera. Adorei esta aula para encerrar as minhas. PARABÉNS!
07/09/2011
Cinco estrelasAdorei as atividades, com certeza vou aproveitar muito. Parabéns.