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Relações de gênero: Algo natural ou construído?

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Promover o debate e o diálogo dessa temática talvez represente um caminho próspero na desconstrução de preconceitos de gênero e contribuindo para a construção de novos modelos de relação entre homens e mulheres pautados em princípios de igualdade e justiça.

Além disso, o/a aluno/a, por meio desta aula, aprenderá que as diferenças dos “papéis” sexuais só poderão ser compreendidas conforme o contexto sociocultural em que se manifesta. Desta forma, a proposta trará a possibilidade de colocar em discussão as relações de poder que se estabelecem entre homens e mulheres, posicionando-os como desiguais em suas possíveis e múltiplas diferenças.

Duração das atividades
01 aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de requisitos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Problematização:

Professor, inicialmente faça um levantamentos das concepções dos alunos acerca das relações de gênero. Para isso, utilize as problematizações dadas a seguir.

  • Uma menina jogar futebol causa tanto estranhamento quanto um menino brincar de boneca ou de casinha em meio às panelinhas e o minifogão?
  • Existe uma maior concentração de homem em áreas como engenharia, informática, enquanto as mulheres se concentram em atividades de ensino e cuidado.

Figura 1: Relações de Gênero

Fonte: www.asseec.org.br/images/fotos/genero.jpg

Alguns apontamentos teóricos sobre as relações de gênero...

Os diferentes sistemas de gênero – masculino e feminino – e de formas de operar nas relações sociais de poder entre homens e mulheres são decorrência de uma construção cultural, e não de diferenças naturais instaladas nos corpos de homens e mulheres. O conceito de gênero foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social do sexo anatômico, tomando como parâmetro a existência de machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura.
Todos nós, em algum momento da vida, já nos inquietamos para tentar compreender o porquê de tantas desigualdades entre homens e mulheres, expressas nas mais diversas situações. Não faltam exemplos demonstrativos de que a hierarquia de gênero, em diferentes contextos sociais, é em favor do masculino. De onde vêm as afirmações de que as mulheres são mais sensíveis e menos capazes para o comando?

Figura 2: Ser Menina                                      Figura 3: Ser Menino

Fonte: Figura 2: http://1.bp.blogspot.com/_i7cZcYz-gfI/SkYaT_ud4hI/AAAAAAAAKVo/VL5DE-tNyF4/s400/menino+e+gato.bmp

Fonte: Figura 3: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/2008/06/futebol.jpg


Atividade 2: Dinâmica - Por que tanta diferença?

(Dinâmica adaptada do livro intitulado Manual do multiplicador: adolescente – Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS – Brasília: Ministério da Saúde, 1997).

O que o professor irá precisar:
Sala ampla, folhas de papel sulfite, canetas, cartolinas ou papel manilha.


O que o professor precisará fazer:
1- Dividir os participantes em 6 grupos:
• 3 grupos do sexo masculino;
• 3 grupos do sexo feminino;


2- Solicitar os 3 grupos do sexo masculino a discutirem em subgrupos:
• As vantagens de ser mulher;
• As desvantagens de ser mulher;


3- Solicitar os 3 grupos do sexo feminino discutirem em subgrupos:
• As vantagens de ser homem;
• As desvantagens de ser homem.


Após a discussão, deverão preparar uma lista com as referidas vantagens e desvantagens de ser homem ou mulher, utilizando os materiais elencados anter iormente.


4- Após a montagem da listage m, cada grupo apresenta seus resultados.


Observação:


Nessa dinâmica de grupo, é proposital que os garotos pensem sobre as vantagens, e, às desvantagens de ser mulher e vice-versa. Durante a discussão é essencial a mediação do(a) professor(a), apontando as questões teóricas e direcionando as reflexões.

Explorando a dinâmica - Pontos para a discussão:

• Vocês acham que meninas e meninos, mulheres e homens, são tratados de maneiras diferentes na escola e na sociedade?
• Quais das vantagens de ser homem ou mulher são reais e quais são estereotipadas?
• Como essas diferenças são vistas em outras sociedades?
• Qual a origem dessas diferenças?
• Como essas diferenças afetam a vida dos homens e das mulheres?
• È possível ser homem e exercer alguns dos tópicos listados em “mulher” e vice-versa?
• O que significa “masculino” e “feminino”? É o mesmo que “macho” e “fêmea”?

De acordo com as respostas aprensentadas na construção dos/as alunos/as, o/a professor/a poderá problematizá-las, fazendo perguntas como:

• Será que todas as mulheres são sensíveis?
• Não existem homens amorosos?
• A pessoa deixa de ser homem se for delicada?
• Ou deixa de ser mulher se for machista?
• As mulheres não são racionais?
• Todas as mulheres são mães?
• E assim por diante....

Sites para consulta do professor:


Educação on line – http://www.educacaoonline.pro.br, onde o professor/a pode realizar uma busca utilizando a palavra gênero. Ali encontrará textos acessíveis sobre diversos temas educacionais, incluindo a temática das relações de gênero.

No link abaixo terá acesso a um material rico que discute as relações de gênero na escola a partir de conceitos e preconceitos.
Disponível em: <http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br/grupos/genero/arquivos/G&E1.pdf>.

Livro – Útil para refletir sobre gênero no cotidiano escolar

AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola. Editora Contexto.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita por meio da observação e do aproveitamento dos alunos durante a atividade de grupo e as discussões desenvolvidas.

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