05/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Professor lembre-se que os momentos de leitura devem ser prazerosos para as crianças e para os educadores. Busque realizar a leitura de histórias em locais tranquilos, onde as crianças se sintam a vontade: assentadas em roda ou deitadas, em locais frescos, confortáveis.
1) Converse com os alunos sobre o gênero poético: suas características, seus usos sociais, fazendo perguntas como as que se seguem: quando é que lemos poesias? Para quê lemos poesias? Onde as poesias estão mais presentes? Em que “lugares” ou situações as poesias são lidas ou declamadas, dentre outras perguntas que auxiliem as crianças a compreender os usos desse gênero.
2) Introduza o livro procurando explorar a capa: título, nome da autora, editora, ilustrador, imagem. Instigue as crianças a levantarem hipóteses sobre o conteúdo do livro: pergunte o que pode ser um “Classificado Poético”, como ele deve ser, se conhecem outros livros da autora ou editora.
3) Segue abaixo um resumo da obra para antecipar o conteúdo e orientar o trabalhar em sala de aula:
Livro: Classificados Poéticos - Roseana Murray
Resumo: O livro "Classificados Poéticos" de Roseana Murray baseia-se no formato tradicional do classificado do jornal, utilizando palavras comuns dentro deste universo, tais como: vendo, troco, procuro, alugo... Ao utilizar palavras simples, que fazem parte do cotidiano, a autora consegue aproximar-se do leitor e levá-lo à reflexão. Analisando com mais atenção, percebemos os efeitos estilísticos refletidos em seus versos. Sentimentos, anseios, inquietações são retratados, de forma romântica, lúdica e envolvente. A interpretação do que é exposto por Roseana é mais complexo e mais significativo, do que aparenta à primeira leitura. Por um lado, um divertido jogo de palavras, faz alcançar mais rapidamente seu público-alvo, o infanto-juvenil; por outro, a autora consegue atingir os demais leitores, aguçando a curiosidade, levando-os a buscar o sentido implícito em cada verso. A aliteração e a assonância trazem sonoridade ao texto. A metáfora e a antítese corroboram para expressar o jeito sonhador, otimista e sensível da escritora. Cada trecho do poema leva a sensações diferentes. Há perfeita harmonia entre os elementos utilizados, gerando um desejo, quase infantil, de libertar-se dos preconceitos e participar ativamente, desse “mundo de sonhos”.
Análise estilística de fragmentos do livro "Classificados poéticos" – Adriana Lopes de Oliveirahttp://www.roseanamurray.com/opiniao14.asp – acessado em 23 de setembro de 2009
4) É hora então de iniciar a leitura. Lembre-se que é importante preparar a leitura antes de realizá-la em classe. Dessa forma você professor poderá explorar a sonoridade das palavras, a entonação e sentido, tornando a leitura mais prazerosa. Como o livro é extenso, procure selecionar algumas poesias para serem lidas em sala.
5) Ao final de algumas poesias retome com as crianças: o que pode ser considerado real ou imaginação da autora e se fariam o mesmo ou escreveriam diferente, qual o sentido de algumas palavras que a autora utiliza.
Solicite que recontem coletivamente algumas poesias selecionadas, realizando alterações de acordo com o desejo da turma, mas sem perder a estrutura e finalidade de um classificado poético.
Sugestão complementar: Outra maneira de explorar a obra é pedir que comparem os “classificados poéticos” com os classificados “normais”. Isso auxiliará as crianças a perceberem as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros e de compreenderem as “intenções” da autora ao escrever “classificados poéticos”.
6) Ao termino da Hora da História disponibilize para a turma mais livros de poesias para que as crianças possam manusear e conhecer outros contextos poéticos. Professor acompanhe as leituras e leia novas poesias em pequenos grupos.
Variação: Poderá ser solicitado às crianças a ilustração e copia de algumas poesias. Desta forma, poderão organizar um cantinho de poesias, tais como: no mural da sala ou por meio da criação uma caixinha de poemas. Ou ainda, anexar as poesias em varais para exposição em sala ou na escola.
- Sugestão de outros livros e poesias:
- Sugestão de aula do portal para se trabalhar com classificado/ anúncio: Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/05/2012
Quatro estrelasAdorei essa aula é bem dinâmica e criativa.
24/03/2010
Cinco estrelasA Leitura requer conhecimento para ser trabalhado com os alunos, o professor tem que ter prazer para desenvolver esta atividade, pois percebo nas as crianças o dessinteresse pelos livros, principalmente os poéticos. E alunos nesta fase precisam ser despertadas para a leitura, pois estão mais abertos e receptivos as novidades , mas nem sempre o professor gosta de ler, e eu acredito que por isso não despertamos o interese dos nossos alunos, pois eles percebem quando não estamos familiarizados.