Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hora da História: desenvolvendo as capacidades de leitura e compreensão de textos poéticos

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Oferecer oportunidades favoráveis à leitura;
  • Identificar as finalidades da leitura do gênero poesia;
  • Realizar a antecipação de informações do livro considerando o reconhecimento de seu gênero e seu título e as características visuais da obra;
  • Interagir por meio da escuta com atenção, respondendo às questões apresentadas, e expondo suas opiniões sobre o gênero;
  • Comparar as características de dois gêneros textuais: poemas e classificados.
Duração das atividades
1 aula (60 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É desejável que as crianças conheçam o gênero poesia e o gênero classificados/ anúncios: usos e funções sociais, onde são encontrados etc. Caso contrário o professor deverá apresentar para as crianças alguns exemplos, explorando suas características.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor lembre-se que os momentos de leitura devem ser prazerosos para as crianças e para os educadores. Busque realizar a leitura de histórias em locais tranquilos, onde as crianças se sintam a vontade: assentadas em roda ou deitadas, em locais frescos, confortáveis.

1) Converse com os alunos sobre o gênero poético: suas características, seus usos sociais, fazendo perguntas como as que se seguem: quando é que lemos poesias? Para quê lemos poesias? Onde as poesias estão mais presentes? Em que “lugares” ou situações as poesias são lidas ou declamadas, dentre outras perguntas que auxiliem as crianças a compreender os usos desse gênero.

2) Introduza o livro procurando explorar a capa: título, nome da autora, editora, ilustrador, imagem. Instigue as crianças a levantarem hipóteses sobre o conteúdo do livro: pergunte o que pode ser um “Classificado Poético”, como ele deve ser, se conhecem outros livros da autora ou editora.

3) Segue abaixo um resumo da obra para antecipar o conteúdo e orientar o trabalhar em sala de aula:

Livro: Classificados Poéticos - Roseana Murray

Resumo: O livro "Classificados Poéticos" de Roseana Murray baseia-se no formato tradicional do classificado do jornal, utilizando palavras comuns dentro deste universo, tais como: vendo, troco, procuro, alugo... Ao utilizar palavras simples, que fazem parte do cotidiano, a autora consegue aproximar-se do leitor e levá-lo à reflexão. Analisando com mais atenção, percebemos os efeitos estilísticos refletidos em seus versos. Sentimentos, anseios, inquietações são retratados, de forma romântica, lúdica e envolvente. A interpretação do que é exposto por Roseana é mais complexo e mais significativo, do que aparenta à primeira leitura. Por um lado, um divertido jogo de palavras, faz alcançar mais rapidamente seu público-alvo, o infanto-juvenil; por outro, a autora consegue atingir os demais leitores, aguçando a curiosidade, levando-os a buscar o sentido implícito em cada verso. A aliteração e a assonância trazem sonoridade ao texto. A metáfora e a antítese corroboram para expressar o jeito sonhador, otimista e sensível da escritora. Cada trecho do poema leva a sensações diferentes. Há perfeita harmonia entre os elementos utilizados, gerando um desejo, quase infantil, de libertar-se dos preconceitos e participar ativamente, desse “mundo de sonhos”.
Análise estilística de fragmentos do livro "Classificados poéticos" – Adriana Lopes de Oliveira
http://www.roseanamurray.com/opiniao14.asp – acessado em 23 de setembro de 2009

4) É hora então de iniciar a leitura. Lembre-se que é importante preparar a leitura antes de realizá-la em classe. Dessa forma você professor poderá explorar a sonoridade das palavras, a entonação e sentido, tornando a leitura mais prazerosa. Como o livro é extenso, procure selecionar algumas poesias para serem lidas em sala.

5) Ao final de algumas poesias retome com as crianças: o que pode ser considerado real ou imaginação da autora e se fariam o mesmo ou escreveriam diferente, qual o sentido de algumas palavras que a autora utiliza.

Solicite que recontem coletivamente algumas poesias selecionadas, realizando alterações de acordo com o desejo da turma, mas sem perder a estrutura e finalidade de um classificado poético.

Sugestão complementar: Outra maneira de explorar a obra é pedir que comparem os “classificados poéticos” com os classificados “normais”. Isso auxiliará as crianças a perceberem as diferenças e semelhanças entre esses dois gêneros e de compreenderem as “intenções” da autora ao escrever “classificados poéticos”.

Atividade 2

6) Ao termino da Hora da História disponibilize para a turma mais livros de poesias para que as crianças possam manusear e conhecer outros contextos poéticos. Professor acompanhe as leituras e leia novas poesias em pequenos grupos.


Variação: Poderá ser solicitado às crianças a ilustração e copia de algumas poesias. Desta forma, poderão organizar um cantinho de poesias, tais como: no mural da sala ou por meio da criação uma caixinha de poemas. Ou ainda, anexar as poesias em varais para exposição em sala ou na escola.

Recursos Complementares

- Sugestão de outros livros e poesias:

  • Poemas para brincar; José Paulo Paes. Editora Àtica
  • Ou isto ou aquilo; Cecilia Meireles. Nova Fronteira
  • “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade
  • “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias

- Sugestão de aula do portal para se trabalhar com classificado/ anúncio:  Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais

Avaliação

O aluno será avaliado:

  • No levantamento de hipóteses sobre o conteúdo do livro: avaliar se as crianças buscaram descobrir o que deve ser um “Classificado Poético”;
  • Quando solicitado a participar expondo suas opiniões sobre as poesias, e no reconto de algumas poesias;
  • No reconhecimento das diferenças existentes entre os dois gêneros textuais trabalhados: classificados e poesias.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • TÂNIA MARA, ESCOLA COOPERATIVA CHAPADÃO , Tocantins - disse:
    yasmimtm23@hotmail.com

    23/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula é bem dinâmica e criativa.


  • Elivanete Ferreira Ramos de Lima, Universidade Federal do Amapá , Amapá - disse:
    nete.projeto@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A Leitura requer conhecimento para ser trabalhado com os alunos, o professor tem que ter prazer para desenvolver esta atividade, pois percebo nas as crianças o dessinteresse pelos livros, principalmente os poéticos. E alunos nesta fase precisam ser despertadas para a leitura, pois estão mais abertos e receptivos as novidades , mas nem sempre o professor gosta de ler, e eu acredito que por isso não despertamos o interese dos nossos alunos, pois eles percebem quando não estamos familiarizados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.