Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Means of Transportation

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Falar dos meios de transporte e fazer perguntas como o advérbio HOW.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Adjetivos

- Simple Present (formas afirmativa e interrogativa)

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Motivação:

Mostre aos alunos fotos de grandes cidades ao redor do mundo - incluindo cidades brasileiras – e pergunte quais daquelas cidades eles gostariam de visitar e por que.

  Rio de Janeiro – Brazil

http://4.bp.blogspot.com/_1vaBEsuDsw8/SX-8xI8 aseI/AAAAAAAAF4k/6YnA6 hqh2ts/s400/rio-de-jan eiro%5B1%5D.jpg

Acesso em: 07/10/ 09

 New York - USA

Fonte:http://www.freefoto.com/images/1210/14/1210_14_14---Manhattan-Skyline-New-York-City_web.jpg

Acesso em: 18/11/09

  São Paulo - Brazil

Fonte: http://www.shoppinguolviagens.com.br/templates/UOLViagens/Aereo/cidades/img_capitais/Sao_Paulo1.jpg

Acesso em: 07/10/2009

 Paris, France

Fonte: http://www.dialogosuniversitarios.com.br/UserFiles/91/Image/Viagens/paris-franca.jpg

Acesso em: 07/10/09

 Mauricius (Ilhas Maurício)

Fonte: http://www.primetravels.com/PackageImages/273/mauritius_residence_beach_01.jpg

Acesso em: 07/10/09

    New Delhi, India

 Fonte: http://canjere.files.wordpress.com/2009/02/india.jpg

Acesso em: 07/10/2009

ATIVIDADE 1

Nesta parte, vamos ensinar aos alunos a descrever os lugares que escolheram. Escreva no quadro os seguintes adjetivos:

Positivos: BEAUTIFUL, INTERESTING, CALM e CLEAN

Negativos: UGLY, NOISY, BORING e POLLUTED 

ATENÇÃO: A palavra INTERESTING é oxítona, com a primeira sílaba como tônica, e a primeira letra ‘e’ não é pronunciada. A pronúncia seria: /íntrestin/

Para fixar o vocabulário sem sempre recorrer à tradução, ensine os alunos a fazer uma word web (teia de palavras). Essa atividade consiste em agrupar palavras semelhantes de forma a facilitar a compreensão, sem que seja necessário recorrer à tradução.

Exemplos:

undefined

http://www.teacherspayteachers.com/data/thumbnails/2433_Computer%20Assignment%2012.pdf.2.jpg

Acesso em:18/11/09

Ou ainda:

undefined

http://pdonaghy.edublogs.org/files /2009/04/l exipedia.jpg - acesso em 18/11/09

Im prima para os alunos uma folha com word webs n o site:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/word-web (acesso em 17/10/2009)

Faça com eles toda a atividade, sempre lembrando que as respostas vão variar de acordo com a opinião de cada um.

Aula 2

Mostre aos alunos gravuras com meios de transporte enquanto você escreve as palavras co rrespondentes no quadr o. Diga o nome de cada um e peça aos alunos qu e repitam com voc ê. 

  • CAR 
  • MOTORCYCLE
  • PLANE
  • BOAT
  • BUS
  • HELICOPTER
  • TRAIN
  • BIKE

Então, pergunte a eles quais dos meios de transporte seriam usados para que pudessem ch egar aos destinos descritos anteriormente. Se necessário, inclua outro destinos para promover a participação de todos.

Exemplo:
Professor: “Qual dos meios de transporte você usaria para ir ao Rio de Janeiro”
Aluno: “Eu usaria o BUS”


Imprima e entregue aos alunos a folha com os desenhos dos meios de transporte estudados e peça que eles completem as frases. Acesse:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout_transportation (acesso em 17/10/2009)

Depois de fixadas as palavras acima, lembre os alunos do advérbio HOW (como), usado em perguntas como por exemplo: How are you? Ensine que HOW pode ser usado, também, no contexto de meios de transporte. Ensine a seguinte pergunta e peça aos alunos que repitam com você.


How do you go home? (Como você vai pra casa?) 


Em seguida, escreva no quadro a preposição BY e diga aos alunos que esta palavra é usada para se referir ao modo como
chegamos a algum lugar. Dê um exemplo:


I go home by car. (Vou pra casa de carro).


Comente que a preposição BY é usada como todos os meios de transporte. Porém, se você vai a algum lugar ‘a pé’, a forma correta de se falar é ‘ON FOOT’.


Escreva no quadro as combinações destacando ON FOOT :

BY CAR
BY BUS
BY PLANE
BY BOAT
BY SHIP
BY BIKE
ON FOOT


Agora volte à pergunta ‘HOW DO YOU GO HOME?’ e peça aos alunos que respondam com frases completas . Pergunte a, no mínimo, três alunos.


Exemplo:


Teacher: “How do you go home?”
Student: “I go home on foot”. 


Em seguida, in centive os alunos a perguntar uns aos outros.


Exemplo:


Student 1: “How do you go home?”
Student 2: “I go home by bus”

AULA 3

Revise com as alunos as formas BY CAR, BY BUS... e ON FOOT.

Peça a eles que imaginem que são pessoas famosas. Em seguida, diga peça que façam perguntas uns aos outros. Coloque no quadro as perguntas a serem feitas:

- WHO ARE YOU?
- HOW DO YOU GO TO WORK?

Os alunos, então, se levantam e andam na sala fazendo as perguntas uns aos outros. Cada aluno deve perguntar e responder a 10 colegas. Eles devem ter em mãos lápis e papel para anotarem as respostas.

Exemplo:


Student 1: “Who are you?”
Strudent 2: “I’m Xuxa”
Student 1: “How do you go to work?”
Stududent 2: “I go to work by helicopter”


Ao final da at ividade, os alunos devem dizer qual o meio de transporte mais popular entre os famosos entrevistados por eles.

AULA 4


Vamos fazer uma atividade que e nvolva a criativ idade dos alunos trabalhando c om poesia concreta. Nesse gênero literári o, uma das formas de se trabalhar é criando po emas cuja forma não se limita a versos e estrofes. A poesia tem formas, como nos seguintes exemplos:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_8DOB-SdoSOQ/SkKEj0hn43I/AAAAAAAAABs/-krTKCCv_7c/s320/carluce+pereira.bmp

Acesso em 18/11/2009

Fly, por Joan Brossa
Fonte: http://emvergeoning.com/wp-content/uploads/2007/04/joanbrossa.jpg

Acesso em 26/09/2009

  Sep 11, 2001. Fazendo referência ao ataque às torres gêmeas.
Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3292/2848134325_219f7379aa.jpg

Acesso em 26/09/2009

Para mais informações sobre poesia concreta, acesse:
http://www.poesiaconcreta.com.br/

Acesso em 26/09/09

Um poema concreto pode ser feito de várias formas, mas aqui vamos trabalhar da seguinte maneira:

Os alunos vão criar seus poemas concretos tendo como tema: MEANS OF TRANSPORTATION (meios de transporte).
Eles poderão utilizar palavras sozinhas para criar seus poemas ou mesmo frases inteiras. As informações contidas nas frases vão depender do que aquele meio transporte significa para o aluno. Peça a eles que tentem representar seus sentimentos e que tentem transmitir uma mensagem ao criar o poema. Por exemplo, se um aluno tem medo de avião ele pode tentar representar seu sentimento através de seu desenho. Ou um outro aluno que tem o sonho de um dia ter seu próprio carro pode, por exemplo, fazer o desenho de um carro usando como linhas a palavra DREAM (sonho). Podem, também, trabalhar com rimas. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Deixe que seus alunos abusem da criatividade e mãos à obra!

Um outro exemplo:


Fonte: http://quest.nasa.gov/aero/events/regimes/poem.jpeg

Acesso em 26/09/ 09

Material:
Leve para a sala folhas de papel em branco, canetas idrocor, giz de cera, e qualquer outro material que você julg ue necessário para a elaboração desta tarefa.

Exposição:
Faça uma exposição com o trabalho dos alunos. Crie um mural com as poesias concretas elaboradas por eles nas paredes da sala de aula ou nos corredores da escola.

Avaliação


A avaliação deve ser feita em relação à produção oral dos alunos. Você deve perceber se seus alunos conseguiram absorver o vocabulário referente aos meios de transporte, bem como a pergunta “how do you go to ______?”. Além disso, a produção artística dos alunos também deve ser levada em consideração. Uma possibilidade é trabalhar junto à professora de Literatura ou Educação Artística.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.