30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Falar dos meios de transporte e fazer perguntas como o advérbio HOW.
- Adjetivos
- Simple Present (formas afirmativa e interrogativa)
AULA 1
Motivação:
Mostre aos alunos fotos de grandes cidades ao redor do mundo - incluindo cidades brasileiras – e pergunte quais daquelas cidades eles gostariam de visitar e por que.
Rio de Janeiro – Brazil
Acesso em: 07/10/ 09
New York - USA
Fonte:http://www.freefoto.com/images/1210/14/1210_14_14---Manhattan-Skyline-New-York-City_web.jpg
Acesso em: 18/11/09
São Paulo - Brazil
Fonte: http://www.shoppinguolviagens.com.br/templates/UOLViagens/Aereo/cidades/img_capitais/Sao_Paulo1.jpg
Acesso em: 07/10/2009
Paris, France
Fonte: http://www.dialogosuniversitarios.com.br/UserFiles/91/Image/Viagens/paris-franca.jpg
Acesso em: 07/10/09
Mauricius (Ilhas Maurício)
Fonte: http://www.primetravels.com/PackageImages/273/mauritius_residence_beach_01.jpg
Acesso em: 07/10/09
New Delhi, India
Fonte: http://canjere.files.wordpress.com/2009/02/india.jpg
Acesso em: 07/10/2009
ATIVIDADE 1
Nesta parte, vamos ensinar aos alunos a descrever os lugares que escolheram. Escreva no quadro os seguintes adjetivos:
Positivos: BEAUTIFUL, INTERESTING, CALM e CLEAN
Negativos: UGLY, NOISY, BORING e POLLUTED
ATENÇÃO: A palavra INTERESTING é oxítona, com a primeira sílaba como tônica, e a primeira letra ‘e’ não é pronunciada. A pronúncia seria: /íntrestin/
Para fixar o vocabulário sem sempre recorrer à tradução, ensine os alunos a fazer uma word web (teia de palavras). Essa atividade consiste em agrupar palavras semelhantes de forma a facilitar a compreensão, sem que seja necessário recorrer à tradução.
Exemplos:
http://www.teacherspayteachers.com/data/thumbnails/2433_Computer%20Assignment%2012.pdf.2.jpg
Acesso em:18/11/09
Ou ainda:
http://pdonaghy.edublogs.org/files /2009/04/l exipedia.jpg - acesso em 18/11/09
Im prima para os alunos uma folha com word webs n o site:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/word-web (acesso em 17/10/2009)
Faça com eles toda a atividade, sempre lembrando que as respostas vão variar de acordo com a opinião de cada um.
Aula 2
Mostre aos alunos gravuras com meios de transporte enquanto você escreve as palavras co rrespondentes no quadr o. Diga o nome de cada um e peça aos alunos qu e repitam com voc ê.
Então, pergunte a eles quais dos meios de transporte seriam usados para que pudessem ch egar aos destinos descritos anteriormente. Se necessário, inclua outro destinos para promover a participação de todos.
Exemplo:
Professor: “Qual dos meios de transporte você usaria para ir ao Rio de Janeiro”
Aluno: “Eu usaria o BUS”
Imprima e entregue aos alunos a folha com os desenhos dos meios de transporte estudados e peça que eles completem as frases. Acesse:
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout_transportation (acesso em 17/10/2009)
Depois de fixadas as palavras acima, lembre os alunos do advérbio HOW (como), usado em perguntas como por exemplo: How are you? Ensine que HOW pode ser usado, também, no contexto de meios de transporte. Ensine a seguinte pergunta e peça aos alunos que repitam com você.
How do you go home? (Como você vai pra casa?)
Em seguida, escreva no quadro a preposição BY e diga aos alunos que esta palavra é usada para se referir ao modo como
chegamos a algum lugar. Dê um exemplo:
I go home by car. (Vou pra casa de carro).
Comente que a preposição BY é usada como todos os meios de transporte. Porém, se você vai a algum lugar ‘a pé’, a forma correta de se falar é ‘ON FOOT’.
Escreva no quadro as combinações destacando ON FOOT :
BY CAR
BY BUS
BY PLANE
BY BOAT
BY SHIP
BY BIKE
ON FOOT
Agora volte à pergunta ‘HOW DO YOU GO HOME?’ e peça aos alunos que respondam com frases completas . Pergunte a, no mínimo, três alunos.
Exemplo:
Teacher: “How do you go home?”
Student: “I go home on foot”.
Em seguida, in centive os alunos a perguntar uns aos outros.
Exemplo:
Student 1: “How do you go home?”
Student 2: “I go home by bus”
AULA 3
Revise com as alunos as formas BY CAR, BY BUS... e ON FOOT.
Peça a eles que imaginem que são pessoas famosas. Em seguida, diga peça que façam perguntas uns aos outros. Coloque no quadro as perguntas a serem feitas:
- WHO ARE YOU?
- HOW DO YOU GO TO WORK?
Os alunos, então, se levantam e andam na sala fazendo as perguntas uns aos outros. Cada aluno deve perguntar e responder a 10 colegas. Eles devem ter em mãos lápis e papel para anotarem as respostas.
Exemplo:
Student 1: “Who are you?”
Strudent 2: “I’m Xuxa”
Student 1: “How do you go to work?”
Stududent 2: “I go to work by helicopter”
Ao final da at ividade, os alunos devem dizer qual o meio de transporte mais popular entre os famosos entrevistados por eles.
AULA 4
Vamos fazer uma atividade que e nvolva a criativ idade dos alunos trabalhando c om poesia concreta. Nesse gênero literári o, uma das formas de se trabalhar é criando po emas cuja forma não se limita a versos e estrofes. A poesia tem formas, como nos seguintes exemplos:
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_8DOB-SdoSOQ/SkKEj0hn43I/AAAAAAAAABs/-krTKCCv_7c/s320/carluce+pereira.bmp
Acesso em 18/11/2009
Fly, por Joan Brossa
Fonte: http://emvergeoning.com/wp-content/uploads/2007/04/joanbrossa.jpg
Acesso em 26/09/2009
Sep 11, 2001. Fazendo referência ao ataque às torres gêmeas.
Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3292/2848134325_219f7379aa.jpg
Acesso em 26/09/2009
Para mais informações sobre poesia concreta, acesse:
http://www.poesiaconcreta.com.br/
Acesso em 26/09/09
Um poema concreto pode ser feito de várias formas, mas aqui vamos trabalhar da seguinte maneira:
Os alunos vão criar seus poemas concretos tendo como tema: MEANS OF TRANSPORTATION (meios de transporte).
Eles poderão utilizar palavras sozinhas para criar seus poemas ou mesmo frases inteiras. As informações contidas nas frases vão depender do que aquele meio transporte significa para o aluno. Peça a eles que tentem representar seus sentimentos e que tentem transmitir uma mensagem ao criar o poema. Por exemplo, se um aluno tem medo de avião ele pode tentar representar seu sentimento através de seu desenho. Ou um outro aluno que tem o sonho de um dia ter seu próprio carro pode, por exemplo, fazer o desenho de um carro usando como linhas a palavra DREAM (sonho). Podem, também, trabalhar com rimas. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Deixe que seus alunos abusem da criatividade e mãos à obra!
Um outro exemplo:
Fonte: http://quest.nasa.gov/aero/events/regimes/poem.jpeg
Acesso em 26/09/ 09
Material:
Leve para a sala folhas de papel em branco, canetas idrocor, giz de cera, e qualquer outro material que você julg ue necessário para a elaboração desta tarefa.
Exposição:
Faça uma exposição com o trabalho dos alunos. Crie um mural com as poesias concretas elaboradas por eles nas paredes da sala de aula ou nos corredores da escola.
A avaliação deve ser feita em relação à produção oral dos alunos. Você deve perceber se seus alunos conseguiram absorver o vocabulário referente aos meios de transporte, bem como a pergunta “how do you go to ______?”. Além disso, a produção artística dos alunos também deve ser levada em consideração. Uma possibilidade é trabalhar junto à professora de Literatura ou Educação Artística.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula ótima.PARABÉNS!