30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Curiosidades sobre os dinossauros e usar o verbo TO BE no tempo verbal passado.
Verbo TO BE na forma presente.
AULA 1
Motivação:
- Na sala de vídeo -Para despertar o interesse de seus alunos, escreva no quadro a palavra dinosaur .
[Pronuncia-se \ˈdī-nə-ˌsȯr\, ou dáinasór. Cheque sua pronúncia em http://www.thefreedictionary.com/dinosaur - (acesso em 05/10/09)
Pergunte aos alunos o que sabem sobre os dinossauros. Pergunte se eles eram BIG ANIMALS ou SMALL ANIMALS, o que comiam e onde viviam. Instigue a curiosidade dos alunos perguntando se conhecem alguma das teorias sobre a extinção daqueles animais pré-históricos.Para mais informações sobre o assunto, acesse:http://www.avph.com.br/dinossauros.htm - (acesso em 05/10/09)
Em seguida mostre o seguinte vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=JrfDZ3XUiSA&feature=related (acesso em 05/10/09).
Ele mostra cenas do filme Jurassic Park ou, em português, Parque dos Dinossauros.http://scifibr.files.wordpress.com/2009/07/logojp.jpg
Acesso em: 05/40/09
Caso seu acesso à internet em sala de aula seja difícil, aconselha-se que cenas do filme sejam mostradas no formato DVD. Após os alunos terem assistido à cena escolhida, pergunte o que teriam sentido caso tivessem acesso a uma ilha onde vivem dinossauros, como no filme. Escreva no quadro:
CURIOSITY
DESPERATION
EXCITMENT
FEAR
Incentive seus alunos a sempre dar respostas em inglês e encoraje a participação de todos.
Exemplo:
Professor: “Carlos, o que você teria sentido?
”Aluno: “Acho eu que teria sentido curiosity”
Professor: “Por que?”
Aluno: “(...)”
Observação: Se seus alunos se interessarem pelo filme, seria interessante passar todo ele para a turma para despertar ainda mais o interesse da turma sobre o assunto.
AULA 2
Comece perguntando para seus alunos em que tempo viveram os dinossauros e escrava no quadro:
PAST PRESENT FUTURE
Após ter recebido a resposta correta, apague do quadro as palavras PRESENT e FUTURE.
Em seguida, comente que no filme, um dos atores afirma que (escreva no quadro a frase):
“DINOSAURS ARE VERY INTELLIGENT ANIMALS”
Perg unte em que tempo verbal está a frase (R: presente).
Agora, ensine-os a transformar a frase para o passado. A frase acima no tempo verbal passado é, então:
“DINOSAURS WERE VERY INTELLIGENT ANIMALS”
Peça aos alunos que, oralmente, transformem a frase acima para as formas negativa e interrogativa. Lembre-os que o raciocínio é o mesmo usado quando estamo s falando do verbo TO BE no presente.
Neste ponto da aula você deve dar uma explicação mais concisa sobre o verbo TO BE no passado. Fale mais sobre as diferenças entre as formas WAS e WERE mencionando, também, suas formas negativas e interrogativas. Para praticar, imprima para os alunos um exercício que trata do verbo TO BE em sua forma passada, diponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-dinosaurs (acesso em 17/10/2009)
Como atividade extra-classe, seria interessante pedir aos alunos que pesquisem mais sobre o tema ‘dinossauros’. Eles devem trazer informações e curiosidades em inglês sobre esses animais.
Sites interessantes para pesquisa:
http://www.bbc.co.uk/sn/prehistoric_life/dinosaurs/
http://en.wikipedia.org/wiki/Dinosaur
AULA 3:
Game: Guess who I am
Atenção: Você vai precisar de um computador para esta atividade. Acesse-a em
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/guess-who-i-am (acesso em 17/10/2009)
Diga aos alunos que você vai falar de um artista famoso que já morreu e eles têm de descobrir de quem você está falando. Para tal, você vai dar dicas sobre a vida desse artista. Peça a alunos que se dividam em grupos de 4 a 5 componentes.
O jogo é simples. Depois de aberta a tela com a atividade, clique no botão f5.
Peça que digam um número de 1 a 10. Tente sempre dar os comandos em inglês, como: “Choose a number” ou “Say a number from one to ten” e aceite somente construções em inglês. Então, clique no número escolhido e leia com eles a pista sobre o personagem famoso (nesse caso, Michael Jackson). Pergunte se eles sabem de quem se trata. Caso não saibam, ou a resposta estiver errada, clique no botão BACK . Em seguida, peça a outro grupo para dizer um número e assim por diante.
Dois dos números contêm a frase LOSE YOUR TURN. Caso um dos grupos escolha um dos números com essa mensagem, eles passam a vez para o próximo grupo. Caso nenhum dos grupos acerte a resposta, volte à tela inicial e clique sobre a palavra LAST CHANCE. Para conferir a resposta, clique na palavra ANSWER.
Atividade alternativa: Caso você não tenha acesso à internet ou computadores em sua escola, escreva as dicas sobre o famoso em pedaços de papel e peça que os alunos escolham os números seguindo os mesmos procedimentos.
Depois de finalizado o jogo, ainda com os grupos montados, peça aos alunos que pensem em alguma personalidade que já tenha falecido e proponha que elaborem frases com dicas para que os outros grupos possam tentar adivinhar. Seria interessante que as frases contenham somente o verbo TO BE no pretérito. Porém, se apropriado, eles pod em usar outros verbos que não o TO BE, preferencialmente aqueles de forma regular como LIVED, WORKED, DIED.
Dê tempo a seus alunos para elaborar as frases e ajude-os quando necessário. Reitere que é necessário que eles incluam, em meios às dicas, frases como ‘Lose your turn’. Lembre-os que na próxima aula eles vão poder jogar com toda a turma, uns perguntando aos outros.
AULA 4
Esta aula será dedicada à prática do jogo elaborado na aula anterior. Os grupos se reúnem novamente e, um a um, dão para os colegas as dicas que elaboraram. Ao final, vence o grupo que descobrir o maior número de famosos.
Observação: Se durante o jogo surgirem palavras desconhecidas para a maioria da turma, liste-as no quadro e dê uma breve explicação.
A avaliação deve se basear na produção oral e escrita dos alunos tendo em vista o uso correto do verbo TO BE na forma passada. Para tal, você deve observar o desempenho de seus alunos na atividade impressa que você vai distribuir, assim como nas frases produzidas durante o jogo.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/03/2015
Quatro estrelasMuito boa! Bem aproveitável.
24/03/2010
Quatro estrelasVerdadeiramente interessante e produtiva.