30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma superlativa dos adjetivos, bem como a ampliação do vocabulário relativo aos planetas do sistema solar, as estações do ano e características do clima/tempo.
• There be
• Formas superlativas dos adjetivos
As estratégias utilizadas serão:- Aula interativa em sala de aula.- Aula na sala de vídeo ou em sala de aula equipada com TV e DVD player.
Motivação:
Pergunte aos alunos se acreditam que há vida em outros planetas. Escreva no quadro a frase:
Peça que respondam com as frases ‘ YES, THERE IS ’ ou ‘ NO, THERE ISN’T ’ e justifiquem suas respostas. A justificativa pode ser dada em português.
Em seguida, mostre uma cena do filme E.T., encontrada em http://www.youtube.com/watch?v=O9p9S4LeRqw – acesso em 10/10/09.
Uma alternativa pode ser a locação do filme em vídeo locadoras.
Fig. 1: Filme E.T.
Fonte: http://www.sitedecinema.com.br/wallpaper/et.jpg - acesso em: 05/10/09.
Se seus alunos demonstrarem grande interessarem pelo filme, pode ser uma boa idéia mostrar todo ele – ou partes dele - em uma aula.
AULA 1
Entregue aos alunos a Folha de Atividades 1 e peça que façam a tarefa proposta. Eles devem completar o desenho do sistema solar com o nome dos planetas. A lista com o nome dos planetas está logo abaixo do desenho. Cheque como pronunciá-los em: http://www.thefreedictionary.com/.
Folha de atividades 1: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-planets - acesso em 10/10/09
Observação: Lembre aos alunos que PLUTO (plutão) não é mais considerado um planeta. Para mais informações sobre o assunto consulte:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/08/24/285396239.asp - acesso em 10/10/09
AULA 2
Diga aos alunos que vocês vão rever as formas superlativas dos adjetivos. Escreva no quadro duas colunas com os títulos SHORT ADJECTIVES e LONG ADJETIVES.
Oralmente, diga alguns adjetivos e peça a eles que os agrupem em uma das duas categorias. Enquanto você fala, os alunos devem dizer em qual coluna os adjetivos se encaixam.
Ao final, você terá algo como:
Short adjectives | Long Adjectives |
big | intelligent |
cold | comfortable |
hot | beautiful |
warm | difficult |
small | agitaded |
Agora peça a eles que digam as formas superlativas dos adjetivos. Ao obter as respostas escreva junto à lista, ainda no quadro, as construções feitas. Você deve obter, ao final da atividade, as seguintes palavras:
SHORT ADJECTIVES:
BIGGEST
SMALLEST
COLDEST
HOTTEST
CALMEST
LONG ADJECTIVES:
MOST INTELLIGENT
MOST COMFORTABLE
MOST BEAUTIFUL
MOST DIFFICULT
MOST AGITADED
Em seguida, pergunte:
Exija re spostas completas dos alunos. (R: JUPITER IS THE BIGGEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM).
Continue fazendo perguntas e estimule a participação de todos.
A partir daí escreva no quadro os adjetivos GOOD, BAD, FAR e comente que estes têm formas superlativas irregulares. Portanto, não dizemos GOODER, BADDER e FARER. Pergunte quais seriam as formas corretas e escreva-as no quadro em frente aos adjetivos já listados.
Agora, vamos praticar o uso dos superlativos THE BEST e THE WORST.
Escreva no quadro:
Peça aos alunos que dêem respostas completas.
Exemplo: “The Best program on TV is Malhação”.
Em seguida, escreva no quadro:
Como anteriormente, peça respostas completas e deixe que os alunos justifiquem suas opiniões ainda que em português.
Para incentivar a produção oral dos alunos, peça a eles que se levantem das carteiras e perguntem uns aos outros três questões:
Escreva no quadro as frases acima para servirem de modelo. Ao final da atividade, pergunte aos alunos que repostas obtiveram e comente as mais populares.
Como atividade extra-classe, entregue aos alunos a folha de atividades 2, disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-planets-2 - acesso em 11/10/09
AULA 3
Escreva no quadro as SEASONS: summer, fall, winter, spring
Pergunte aos alunos em que meses cada uma delas acontece e peça respostas em inglês.
Observação: Lembre-se que os meses do ano devem vir acompanhados da preposição IN e devem ser escritos com letras maiúsculas – exemplo: spring is in September. Porém, se a resposta compreender o dia do mês, a preposição a ser aplicada deve ser ON – exemplo: spring starts on September 23rd.
Em seguida, escreva no quadro as seguintes palavras:
Pergunte aos alunos qual dos dois fenômenos dá origem às SEASONS. (R: EARTH´S REVOLUTION).
Pergunte se eles saberiam explicar por que isso acontece. Comente que EARTH´S ROTATION dá origem aos dias e as noites. Para mais informações sobre o assunto, consulte:
http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm e
http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm
Agora, para descrever as características do clima relacionadas às estações do ano, pergunte aos alunos como se diz, em inglês, alguns fenômenos da natureza como sol, chuva, vento, nuvem, e neblina. Eles são, nesta mesma ordem:SUN, RAIN, WIND, CLOUD e FOG.
Diga, então, que para descrever o tempo é necessário usar palavras que atribuem qualidades (adjetivos). Comente que para transformar as palavras acima em adjetivos, é preciso adicionar a letra Y ao final de cada uma delas.
Dessa forma, teremos: SUNNY, RAINY, WINDY, CLOUDY e FOG GY.
Observação: as palavras SUN e FOG são formadas pela seqüência consoante-vogal-consoante e, portanto, têm a última consoante duplicada.
Em seguida, você vai falar com os alunos sobre as diferentes temperaturas e os adjetivos que estão relacionados a elas. Escreva no quadro os seguintes adjetivos e peça sugestões de temperaturas que possam ser correspondentes. Lembre-se que diferentes pessoas reagem diferentemente a determinadas temperaturas. Logo, o que um aluno pode achar frio, outro pode considerar calor. Abaixo estão algumas sugestões:
HOT 30°C
WARM 24°C
COOL 18°C
COLD 15°C
FREEZING 10°C
Pergunte aos alunos:
Peça que usem palavras dos dois grupos previamente estudados.
Exemplo de resposta: “The weather is HOT and SUNNY.”
Peça aos alunos que façam perguntas uns aos outros completando a frase com uma palavra que se refira a algum lugar do mundo. Escreva no quadro o modelo:
Produções esperadas:
WHAT’S THE WEATHER LIKE IN BAHIA?
WHAT’S THE WEATHER LIKE IN RIO GRANDE DO SUL?
WHAT’S THE WEATHER LIKE IN CANADA?
WHAT’S THE WEATHER LIKE IN AUSTRALIA?
Imprima e entregue a seus alunos a folha de atividades disponível em
https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-weather
Como atividade extra-classe, entregue a seus a folha de atividades disponível em:
AULAS 4 e 5:
Making a Brochure
Mostre para os alunos exemplos de BROCHURES (folhetos informativos) e pergunte onde seria possível encontrá-los (ex: em balcões de informação turística, hotéis, cursos, etc).
Comente também sobre os elementos que formam este tipo de gênero textual (ex: frases que chamam a atenção, ilustrações, comandos com frases imperativas, etc) e explore ao máximo o assunto afim de motivar os alunos.
Fig. 2: Exemplos de Brochures
Acesso em 08/09/2009
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Advertising_Brochures.jpg
Divida os alunos em duplas ou trios. Para realizar a atividade você vai precisar de:
• Papel tamanho A4 ou cartolina cortada em 4 partes menores
• Lápis de cor e canetas idrocor
• Jornais e revistas (se disponíveis)
• Tesouras sem ponta
• Cola
Cada dupla vai elaborar um BROCHURE sobre o planeta Terra. Esse BROCHURE deve conter informações relevantes a serem dadas a visitantes FROM MARS (do planeta Marte). As informações devem contemplar dicas com os melhores lugares, comidas, bebidas, artistas, programas de TV, times de futebol, entre outros, a serem vistos ou experimentados no nosso planeta.
Todos os folhetos devem ser ilustrados pelos alunos. Poderão ser usadas gravuras tiradas de jornais e revistas ou, como alternativa, eles próprios podem fazer desenhos ilustrativos. As folhas de papel devem ser dobradas ao meio para que contenham uma capa ilustrativa e as informações fiquem na parte de dentro.
É fundamental que as frases elaboradas pelos alunos cont e nham formas superlativas, mas chame atenção para o superlativo THE BEST. Ao final da atividade, seria interessante expor os trabalhos nos murais da sala de aula ou nos corredores da escola, para que os outros alunos pudessem apreciar o trabalho feito durante a aula.
Sugestão 1: A capa do folheto pode ter o título “THE BEST OF EARTH”.
Sugestão 2: Dê temas diferentes para cada dupla ou trio. Por exemplo, uma dupla pode trabalhar o tema “THE BEST FOOD ON EARTH”, enquanto outra trabalha com “THE BEST PLACES ON EARTH”.
Para mais informações sobre o gênero textual BROCHURES, consulte:
http://www.myprofessionaladvertising.com/Effective%20Brochure%20Design.htm (em Inglês).
http://wiki.scribus.net/index.php/ Como_criar_uma_brochura (em Português)
Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/
Dicionário Português-Inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php
Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais - em sala de aula - e escritas – atividades extra-classe. Podem, também, ter seus desempenhos avaliados em relação à produção dos BROCHURES. Note se suas instruções foram seguidas e a elaboração dos folhetos executadas de acordo com o tema proposto.
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