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Viagem pelo Espaço

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma superlativa dos adjetivos, bem como a ampliação do vocabulário relativo aos planetas do sistema solar, as estações do ano e características do clima/tempo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• There be
• Formas superlativas dos adjetivos

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:- Aula interativa em sala de aula.- Aula na sala de vídeo ou em sala de aula equipada com TV e DVD player.

Motivação:

Pergunte aos alunos se acreditam que há vida em outros planetas. Escreva no quadro a frase:

  • IS THERE LIFE ON OTHER PLANETS?

Peça que respondam com as frases ‘ YES, THERE IS ’ ou ‘ NO, THERE ISN’T ’ e justifiquem suas respostas. A justificativa pode ser dada em português.

Em seguida, mostre uma cena do filme E.T., encontrada em http://www.youtube.com/watch?v=O9p9S4LeRqw – acesso em 10/10/09.

Uma alternativa pode ser a locação do filme em vídeo locadoras.

Fig. 1: Filme E.T.

Fonte: http://www.sitedecinema.com.br/wallpaper/et.jpg - acesso em: 05/10/09.

Se seus alunos demonstrarem grande interessarem pelo filme, pode ser uma boa idéia mostrar todo ele – ou partes dele - em uma aula.

AULA 1

Entregue aos alunos a Folha de Atividades 1 e peça que façam a tarefa proposta. Eles devem completar o desenho do sistema solar com o nome dos planetas. A lista com o nome dos planetas está logo abaixo do desenho. Cheque como pronunciá-los em: http://www.thefreedictionary.com/.

Folha de atividades 1: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-planets - acesso em 10/10/09

Observação: Lembre aos alunos que PLUTO (plutão) não é mais considerado um planeta. Para mais informações sobre o assunto consulte:

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/08/24/285396239.asp - acesso em 10/10/09

AULA 2

Diga aos alunos que vocês vão rever as formas superlativas dos adjetivos. Escreva no quadro duas colunas com os títulos SHORT ADJECTIVES e LONG ADJETIVES.

Oralmente, diga alguns adjetivos e peça a eles que os agrupem em uma das duas categorias. Enquanto você fala, os alunos devem dizer em qual coluna os adjetivos se encaixam.

  • big
  • intelligent
  • comfortable
  • small
  • cold
  • beautiful
  • hot
  • difficult
  • warm
  • agitated

Ao final, você terá algo como:

Short adjectives Long Adjectives
big intelligent
cold comfortable
hot beautiful
warm difficult
small agitaded

Agora peça a eles que digam as formas superlativas dos adjetivos. Ao obter as respostas escreva junto à lista, ainda no quadro, as construções feitas. Você deve obter, ao final da atividade, as seguintes palavras:

SHORT ADJECTIVES:

BIGGEST

SMALLEST

COLDEST

HOTTEST

CALMEST

LONG ADJECTIVES:

MOST INTELLIGENT

MOST COMFORTABLE

MOST BEAUTIFUL

MOST DIFFICULT

MOST AGITADED

Em seguida, pergunte:

  • WHAT´S THE BIGGEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM?

Exija re spostas completas dos alunos. (R: JUPITER IS THE BIGGEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM).

Continue fazendo perguntas e estimule a participação de todos.

  • WHAT´S THE SMALLEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM?
  • WHAT´S THE HOTTEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM?
  • WHAT´S THE COLDEST PLANET IN THE SOLAR SYSTEM?

A partir daí escreva no quadro os adjetivos GOOD, BAD, FAR e comente que estes têm formas superlativas irregulares. Portanto, não dizemos GOODER, BADDER e FARER. Pergunte quais seriam as formas corretas e escreva-as no quadro em frente aos adjetivos já listados.

  • GOOD -> THE BEST
  • BAD -> THE WORST
  • FAR -> THE FARTHEST

Agora, vamos praticar o uso dos superlativos THE BEST e THE WORST.

Escreva no quadro:

  • IN YOUR OPINION, WHAT’S THE BEST PROGRAM ON TV?

Peça aos alunos que dêem respostas completas.

Exemplo: “The Best program on TV is Malhação”.

Em seguida, escreva no quadro:

  • IN YOUR OPINION, WHAT’S THE WORST PROGRAM ON TV?

Como anteriormente, peça respostas completas e deixe que os alunos justifiquem suas opiniões ainda que em português.

Para incentivar a produção oral dos alunos, peça a eles que se levantem das carteiras e perguntem uns aos outros três questões:

  • IN YOUR OPINION, WHAT’S THE BEST SOCCER TEAM ON EARTH?
  • WHAT’S THE WORST SOCCER TEAM ON EARTH?
  • WHO’S THE BEST SINGER ON EARTH?
  • WHO IS THE WORST SINGER ON EARTH?
  • WHAT’S THE BEST MOVIE THIS YEAR?
  • WHAT’S THE WORST MOVIE THIS YEAR?

Escreva no quadro as frases acima para servirem de modelo. Ao final da atividade, pergunte aos alunos que repostas obtiveram e comente as mais populares.

Como atividade extra-classe, entregue aos alunos a folha de atividades 2, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-planets-2 - acesso em 11/10/09

AULA 3

Escreva no quadro as SEASONS: summer, fall, winter, spring

Pergunte aos alunos em que meses cada uma delas acontece e peça respostas em inglês.

Observação: Lembre-se que os meses do ano devem vir acompanhados da preposição IN e devem ser escritos com letras maiúsculas – exemplo: spring is in September. Porém, se a resposta compreender o dia do mês, a preposição a ser aplicada deve ser ON – exemplo: spring starts on September 23rd.

Em seguida, escreva no quadro as seguintes palavras:

  • EARTH´S ROTATION (movimento de rotação da Terra)
  • EARTH´S REVOLUTION (movimento de translação da Terra)

Pergunte aos alunos qual dos dois fenômenos dá origem às SEASONS. (R: EARTH´S REVOLUTION).

Pergunte se eles saberiam explicar por que isso acontece. Comente que EARTH´S ROTATION dá origem aos dias e as noites. Para mais informações sobre o assunto, consulte:

http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-rotacao.htm  e

http://www.brasilescola.com/geografia/movimento-translacao.htm

Agora, para descrever as características do clima relacionadas às estações do ano, pergunte aos alunos como se diz, em inglês, alguns fenômenos da natureza como sol, chuva, vento, nuvem, e neblina. Eles são, nesta mesma ordem:SUN, RAIN, WIND, CLOUD e FOG.

Diga, então, que para descrever o tempo é necessário usar palavras que atribuem qualidades (adjetivos). Comente que para transformar as palavras acima em adjetivos, é preciso adicionar a letra Y ao final de cada uma delas.

Dessa forma, teremos: SUNNY, RAINY, WINDY, CLOUDY e FOG GY.

Observação: as palavras SUN e FOG são formadas pela seqüência consoante-vogal-consoante e, portanto, têm a última consoante duplicada.

Em seguida, você vai falar com os alunos sobre as diferentes temperaturas e os adjetivos que estão relacionados a elas. Escreva no quadro os seguintes adjetivos e peça sugestões de temperaturas que possam ser correspondentes. Lembre-se que diferentes pessoas reagem diferentemente a determinadas temperaturas. Logo, o que um aluno pode achar frio, outro pode considerar calor. Abaixo estão algumas sugestões:

HOT           30°C

WARM        24°C

COOL         18°C

COLD         15°C

FREEZING   10°C

Pergunte aos alunos:

  • WHAT´S THE WEATHER LIKE TODAY?

Peça que usem palavras dos dois grupos previamente estudados.

Exemplo de resposta: “The weather is HOT and SUNNY.”

Peça aos alunos que façam perguntas uns aos outros completando a frase com uma palavra que se refira a algum lugar do mundo. Escreva no quadro o modelo:

  • WHAT’S THE WEATHER LIKE IN ____________?

Produções esperadas:

WHAT’S THE WEATHER LIKE IN BAHIA?

WHAT’S THE WEATHER LIKE IN RIO GRANDE DO SUL?

WHAT’S THE WEATHER LIKE IN CANADA?

WHAT’S THE WEATHER LIKE IN AUSTRALIA?

Imprima e entregue a seus alunos a folha de atividades disponível em

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-weather

Como atividade extra-classe, entregue a seus a folha de atividades disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/handout-seasons-and-weather

AULAS 4 e 5:

Making a Brochure

Mostre para os alunos exemplos de BROCHURES (folhetos informativos) e pergunte onde seria possível encontrá-los (ex: em balcões de informação turística, hotéis, cursos, etc).

Comente também sobre os elementos que formam este tipo de gênero textual (ex: frases que chamam a atenção, ilustrações, comandos com frases imperativas, etc) e explore ao máximo o assunto afim de motivar os alunos.

Fig. 2: Exemplos de Brochures

Acesso em 08/09/2009

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Advertising_Brochures.jpg

Divida os alunos em duplas ou trios. Para realizar a atividade você vai precisar de:

• Papel tamanho A4 ou cartolina cortada em 4 partes menores

• Lápis de cor e canetas idrocor

• Jornais e revistas (se disponíveis)

• Tesouras sem ponta

• Cola

Cada dupla vai elaborar um BROCHURE sobre o planeta Terra. Esse BROCHURE deve conter informações relevantes a serem dadas a visitantes FROM MARS (do planeta Marte). As informações devem contemplar dicas com os melhores lugares, comidas, bebidas, artistas, programas de TV, times de futebol, entre outros, a serem vistos ou experimentados no nosso planeta.

Todos os folhetos devem ser ilustrados pelos alunos. Poderão ser usadas gravuras tiradas de jornais e revistas ou, como alternativa, eles próprios podem fazer desenhos ilustrativos. As folhas de papel devem ser dobradas ao meio para que contenham uma capa ilustrativa e as informações fiquem na parte de dentro.

É fundamental que as frases elaboradas pelos alunos cont e nham formas superlativas, mas chame atenção para o superlativo THE BEST. Ao final da atividade, seria interessante expor os trabalhos nos murais da sala de aula ou nos corredores da escola, para que os outros alunos pudessem apreciar o trabalho feito durante a aula.

Sugestão 1: A capa do folheto pode ter o título “THE BEST OF EARTH”.

Sugestão 2: Dê temas diferentes para cada dupla ou trio. Por exemplo, uma dupla pode trabalhar o tema “THE BEST FOOD ON EARTH”, enquanto outra trabalha com “THE BEST PLACES ON EARTH”.

Para mais informações sobre o gênero textual BROCHURES, consulte:

http://www.myprofessionaladvertising.com/Effective%20Brochure%20Design.htm  (em Inglês).

http://wiki.scribus.net/index.php/ Como_criar_uma_brochura (em Português)

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês: http://www.ldoceonline.com/

Dicionário Português-Inglês: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais - em sala de aula - e escritas – atividades extra-classe. Podem, também, ter seus desempenhos avaliados em relação à produção dos BROCHURES. Note se suas instruções foram seguidas e a elaboração dos folhetos executadas de acordo com o tema proposto.

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