Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Iniciando estimativa com as crianças

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto Eliana Aparecida Carleto Luciana Soares Muniz Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os/As alunos/as poderão compreender as noções introdutórias de estimativa.

Duração das atividades
Sessenta minutos - 1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a é preciso que os/as alunos/as já resolvam operações de adição e subtração.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a para iniciar esse conteúdo você irá precisar de:


. uma balança de cozinha que poderá ser analógica ou digital;
. alguns alimentos em saquinhos pequenos, a quantidade que for possível trazer, como por exemplo, arroz, feijão, ervilha, óleo, fubá, farinha de trigo. Que os/as alunos/as deverão trazer de casa ou você mesmo/a poderá providenciar.


Seria interessante que cada criança levasse um gênero alimentício diferente, como os especificados acima.
Antes de iniciar essa aula, questione seus/as alunos/as sobre o que é estimativa e o que eles/as sabem a respeito. Anote na lousa todas as informações que eles/as forem apresentando para posterior discussão.
Feitos esses levantamentos, recolha da turma os saquinhos com os alimentos solicitados em momento anterior. Coloque-os sobre a mesa.
Anote na lousa o nome dos alimentos trazidos pelas crianças, organizando as informações em tabelas. Aproveite este momento para conversar com os/as alunos/as sobre a forma de preparar os alimentos, como conservá-los, se conhecem alguma receita que utiliza os alimentos como ingrediente/s.
Organize as crianças de modo que cada uma possa pegar os saquinhos e sentir seu peso e escrever no caderno quanto acha que pesa aquele alimento. Nesse momento você poderá retomar o conceito de estimativa que trouxeram e que foi anotado na lousa inicialmente. Trabalhe com eles/as o que é a estimativa.

Alimento Estimativa Peso Real
Fubá 200 G
Arroz 520 G
Feijão 385 G

Depois que todos/as tenham anotado suas estimativas, confira, junto com eles/as o peso dos saquinhos, utilizando a balança. Para esse momento é importante que os/as alunos/as façam a leitura na balança, então escolha alguns/algumas para o/a auxiliar nessa etapa.
Feita as leituras, peça que anotem os valores reais do peso dos alimentos na tabela acima.
A partir desse momento explore com seus/as alunos/as o porquê das diferenças de pesos e porque acham que isso aconteceu.
Encerre a atividade pedindo que cada um/a opine sobre a atividade realizada, fazendo um texto escrito que posteriormente será lido para toda a turma.

Avaliação

Por ser um conteúdo que requer um pouco mais de entendimentos, pesos, medidas e estimativa, exemplifique esses conceitos para as crianças. Poderemos considerar a aula satisfatória se ao seu final os/as alunos/as conseguirem explicar, do modo deles, o porque das diferenças de peso e o que compreenderam sobre estimativa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.