19/10/2009
Denize Donizete Campos Rizzotto Eliana Aparecida Carleto Luciana Soares Muniz Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os/As alunos/as poderão compreender as noções introdutórias de estimativa.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já resolvam operações de adição e subtração.
Professor/a para iniciar esse conteúdo você irá precisar de:
. uma balança de cozinha que poderá ser analógica ou digital;
. alguns alimentos em saquinhos pequenos, a quantidade que for possível trazer, como por exemplo, arroz, feijão, ervilha, óleo, fubá, farinha de trigo. Que os/as alunos/as deverão trazer de casa ou você mesmo/a poderá providenciar.
Seria interessante que cada criança levasse um gênero alimentício diferente, como os especificados acima.
Antes de iniciar essa aula, questione seus/as alunos/as sobre o que é estimativa e o que eles/as sabem a respeito. Anote na lousa todas as informações que eles/as forem apresentando para posterior discussão.
Feitos esses levantamentos, recolha da turma os saquinhos com os alimentos solicitados em momento anterior. Coloque-os sobre a mesa.
Anote na lousa o nome dos alimentos trazidos pelas crianças, organizando as informações em tabelas. Aproveite este momento para conversar com os/as alunos/as sobre a forma de preparar os alimentos, como conservá-los, se conhecem alguma receita que utiliza os alimentos como ingrediente/s.
Organize as crianças de modo que cada uma possa pegar os saquinhos e sentir seu peso e escrever no caderno quanto acha que pesa aquele alimento. Nesse momento você poderá retomar o conceito de estimativa que trouxeram e que foi anotado na lousa inicialmente. Trabalhe com eles/as o que é a estimativa.
Alimento | Estimativa | Peso Real |
Fubá | 200 G | |
Arroz | 520 G | |
Feijão | 385 G |
Depois que todos/as tenham anotado suas estimativas, confira, junto com eles/as o peso dos saquinhos, utilizando a balança. Para esse momento é importante que os/as alunos/as façam a leitura na balança, então escolha alguns/algumas para o/a auxiliar nessa etapa.
Feita as leituras, peça que anotem os valores reais do peso dos alimentos na tabela acima.
A partir desse momento explore com seus/as alunos/as o porquê das diferenças de pesos e porque acham que isso aconteceu.
Encerre a atividade pedindo que cada um/a opine sobre a atividade realizada, fazendo um texto escrito que posteriormente será lido para toda a turma.
Por ser um conteúdo que requer um pouco mais de entendimentos, pesos, medidas e estimativa, exemplifique esses conceitos para as crianças. Poderemos considerar a aula satisfatória se ao seu final os/as alunos/as conseguirem explicar, do modo deles, o porque das diferenças de peso e o que compreenderam sobre estimativa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!