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Será que dá choque?

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Verificar que elementos conduzem ou não corrente elétrica quando dissolvidas em água; compreender os conceitos de soluções iônicas e moleculares, trabalhar conceitos de soluções iônicas e moleculares.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ligação iônica, ligação covalente e polar. Ácidos, bases, sais e óxidos.
Estratégias e recursos da aula

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Nesta aula o professor poderá iniciar falando que as substâncias presentes em nosso planeta são encontradas como misturas (soluções) que vão desde as microscópicas células vivas até os gigantescos mares e oceanos, além disso, necessárias ao preparo dos alimentos. Neste contexto, está a água e nela podemos encontrar dispersas muitas substâncias (açúcar, medicamentos, substâncias tóxicas, sal, germens, etc.) de grande importância para a vida animal e vegetal. Encontramos também diferentes compostos no sangue e na urina.
Interdisciplinaridade
O professor de ciências ou biologia pode tratar dos componentes químicos presentes nas soluções de urina e de sangue.
Solicite aos estudantes que tragam livros para a sala de aula para que pesquisem outros conceitos de dispersões. Após pesquisarem, ofereça aos estudantes a tabela "Dispersões: principais características" para que comparem com as informações coletadas na pesquisa.

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Antes que iniciem a atividade, explique que para Feltre, (1997) as dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância.

Em seguida pergunte: o que é solução? Veja que informações eles possuem, amplie as discussões a partir de outros questionamentos.
Após o debate você poderá explicar a definição de Soluções e a sua classificação.

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Soluções: são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias e se distribuem em três tipos: (sólido + líquido); (gás + líquido); (gás + gás). Apresente alguns exemplos de soluções, o café com leite, a água do mar, o xarope medicinal (solução de sacarose saturada), urina (solução de diversos sais e toxinas) refrigerante artificial, as tintas (à base de água e a óleo). Informe que as partículas dispersas do soluto são íons ou íons e moléculas. Os íons são os responsáveis pela condução da corrente elétrica numa solução, que as soluções iônicas ou eletrolíticas conduzem a corrente elétrica e que são exemplos: a água e sal (cloreto de sódio) e água e ácido clórico. É importante falar também que a solução molecular também chamada de solução não-eletrolítica não conduz corrente elétrica. Exemplo: água e açúcar.

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Após as explicações, encaminhe os estudantes para o laboratório de informática para que acessem a animação “Quem apagou a luz?”. Por meio desta animação os estudantes poderão compreender o conceito de soluções iônica e molecular, através da preparação de soluções que conduzem ou não corrente elétrica.

 
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 2ª Aula 

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Solicite aos estudantes para que se organizem em equipes, façam alguns testes em diferentes tipos de soluções a fim de verificar se estas conduzem ou não corrente elétrica quando dissolvidas em água. Ao final do experimento as equipes deverão produzir um relatório.

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Oriente os estudantes para que leiam o texto abaixo e respondam a pergunta.
Como já vimos, encontramos na natureza diferentes tipos de compostos químicos constituídos por átomos ou íons de dois ou mais elementos que se combinam. Dentre eles destacamos: a água (H2O), o sal dissolvido na água do mar (MgCl2), constituinte da areia e das rochas (SiO2), o minério de alumínio, bauxita (Al2O3), minério de ferro, hematita (Fe2O3) e constituinte dos nossos ossos Ca3(PO4)2. Outros elementos são encontrados na forma livre como constituintes do ar atmosférico: Ar e Ne (que são gases nobres); o nitrogênio (N2), oxigênio (O)2. O ouro (Au), é encontrado na natureza como metal. Pergunta: Quais são as principais características e propriedades que você conhece dos compostos iônicos, covalentes e dos metais? 

Solicite que publiquem os resultados em um Blog. Para tanto poderão acessar o endereço: <https://www.blogger.com/start>

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quem apagou a luz? Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.vanzolini-ead.org.br/pecem/qui/quimica8.htm; http://eletroquimica223.blogspot.com/2007/11/condutores-solues-inicas-e-moleculares.html; http://www.virtualquimica.hpg.com.br/misturas.htm; Química Fundamental. v. único. FTD. 1998.
Avaliação
Sugerimos que a avaliação seja diagnóstica, que se considere a participação e o desenvolvimento das atividades em equipe. É importante que seja observado a criatividade de cada estudante, se os conteúdos foram apresentados com rigor.
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