12/11/2009
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Descrever locais em uma cidade
Produzir um guia turístico
Adjetivos
Posição de adjetivos em uma frase (sugestão de site para Adjective Placement: http://esl.about.com/library/grammar/blgr_adjective_order.htm - acesso em 16/10/2009)
Verbo "to be"
Presente Simples
Preparação: Providencie com antecedência os seguintes materiais: guia turísticos, folders, cartões postais de sua cidade ou de outro local que tenha visitado. Os guias e os folders podem estar em português já que o objetivo para a apresentação desse material é introduzir o gênero textual guia turístico. Peça também que os alunos tragam esse tipo de material para a aula.
1a aula
1. Divida a turma em grupos de no máximo cinco alunos e proponha a discussão das seguintes perguntas:
a. Do you travel a lot? (=Você viaja muito?)
b. Where do you usually go to? (= Onde geralmente vai?)
c. What cities / places in Brazil do you know? (=Quais cidades / locais no Brasil você conhece?)
d. What do you usually do when you visit a different city? (= O que você geralmente faz quando visita uma cidade diferente?)
e. Before travelling, what should a tourist know about a city? Where can he/she find this information? (=Antes de viajar, o que um turista deve saber sobre uma cidade? Onde ele(a) pode encontrar essas informações?)
Estabeleça um prazo de 15 minutos para a discussão em grupo e em seguida peça que os grupos troquem suas experiências e opiniões com toda a turma. Liste no quadro os locais mais visitados e, principalmente, as respostas mais relevantes para as questões d e e.
Distribua então os guias turísticos, folders, cartões postais e peça que os alunos avaliem esse material. Eles devem listar as características desses textos bem como as informações (verbais e não-verbais) que podem ser encontradas nos mesmos. Estabeleça um prazo de 10 minutos para essa atividade e mais uma vez proponha a comparação entre as ideias dos grupos. Liste no quadro os itens mais relevantes e oriente-os a anotar essas informações pois as mesmas lhe serão úteis num segundo momento.
2a e 3a aulas
No primeiro momento da aula, ainda em sala, pergunte à turma:
a. Have you ever been to BH, RJ and SP? (=Vocês já estiveram em BH, RJ e SP?)
b. What do you know about them? (= O que vocês sabem sobre essas cidades?)
c. What do they have in common? (= O que elas têm em comum?)
d. What is different about them? (= O que é diferente nelas?)
e. What can you do in these cities for fun? (= Como você pode se diverter nessas cidades?)
f. Where can you: watch a samba parade? / go to many museums, parks and restaurants? / go to the beach? / visit a charming church designed by Niemeyer? (= Onde você pode: assistir a um desfile de carnaval? / ir a museus, parques e restaurants? / ir à praia? / visitar uma igreja charmosa projetada por Niemeyer?)
Essa discussão deve levar aproximadamente 15 minutos. Caso haja maior demanda de tempo, a visita aos sites (2o momento) pode acontecer na próxima aula ou até mesmo em casa.
Explique que os alunos visitarão sites dessas importantes cidades brasileiras: BH, RJ e SP.
Pergunte em qual site eles podem encontrar os seguintes links:
(esses links podem ser escritos no quadro ou apenas lidos por você, professor)
Ainda fazendo previsões sobre os sites que visitarão, apresente as seguintes tabelas (em uma folha à parte, fotocopiada para todos os alunos, ou projetada no quadro através de um datashow). Pergunte:
What information do you think you can you find on the following links? (= Quais informações você acha que pode encontrar nos seguintes links?)
RIO DE JANEIRO |
Riotur |
Carnival |
Rio 2016 |
Tourist releases |
New year’s eve |
Tourist attractions |
Samba city |
Lodging |
Events calendar |
SAO PAULO |
The city |
Travel guide |
Culture & travel |
Business & events |
Multimedia |
Tourism trade |
Press |
Sign up |
BELO HORIZONTE |
The city |
Where to stay |
Surrounding area |
Services |
Highlights |
Stay in touch |
4a aula
Leve a turma então ao laboratório de informática e peça que confiram suas previsões, acessando os sites:
http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/ click on English version (acesso 16/10/09)
(Imagem do site - acesso 16/10/09)
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/en (acesso 16/10/09)
(Imagem do site - acesso 16/01/09)
http://www.belotur.com.br/ing/index.php (acesso 16/10/09)
(Imagem do site - acesso 16/10/09)
Oriente-os a comparar os sites e as informações encontradas nos mesmos aos guias turísticos e folders analisados em sala de aula.
Como uma atividade complementar, eles devem listar as palavras cognatas e conhecidas. Devem perceber ainda como são capazes de encontrar e obter informações através da dedução lógica e do conhecimento prévio que podem ter sobre as cidades e o gênero textual.
5a e 6a aulas
Os alunos devem agora, em grupos de no máximo cinco componentes, produzir um folder ou guia turístico sobre suas cidades.
Opções:
Caso haja um envolvimento satisfatório da escola e turma(s) com esse projeto, você, professor, pode promover excursões a pontos turísticos da sua cidade e os alunos devem coletar as informações sobre cada local visitado. Vocês terão também a oportunidade de eles próprios tirarem as fotos para seus guias turísticos.
A avaliação pode acontecer durante todas as aulas, analisando-se as produções dos alunos nos seguintes momentos:
1. Troca de experiências e opiniões sobre viagens e turismo.
2. Previsões e levantamento de informações nos sites.
3. Produção do guia turístico e/ou folder.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!